Buscar

atividade 1 - diversidade biológica animal 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Paraná (NUEPE) (2014, p. 2), "A facocitose se carcteriza pelo reconhecimento, através de célular especializadas, de organismos invasores e sua posterior destruição intracelular em compartimentos onde atuam enzimas hidróliticas. Entre os protistas, a fagocitose ocorre para que a célula adquira nutrientes, enquanto nos organismos multicelulares a função deste evento evolui para defender o corpo contra partículas estranhas. Em mamíferos, as principais célulcas facocitárias são os macrófagos, as células dendríticas e os neutrófilos, podendo estas serem denominadas fagócitos profissionais".
Com base nisso:
· responda o que são pseudópodes e como as áreas do citoplasma influenciam nesse processo;
· explique a hipótese de deslizamento entre microtúbulos;
· aborde a importância dos dos pseudópodes durante a evoulução e dê um exemplo de uma célula presente em praticamente todos os organismos que se utiliza desse processo para fagocitar organismos ou sbstâncias estranhas
Descobrir a origem etimológica desta palavra que agora nos importa remete-nos para o grego e é fruto da soma de dois componentes dessa língua. Para sermos mais exactos, formou-se a partir da união de “pseudo”, que significa “falso”, e do substantivo “podos”, que se pode traduzir como “pé”.
Os pseudópodes são extensões da zona do protoplasma conhecida como citoplasma. Estes pseudópodes acaparam certas substâncias exteriores e permitem a alimentação, a defesa e os deslocamentos de diferentes tipos de organismos.Os paramécios e as amebas são exemplos dos organismos de tipo unicelular que dispõem de vários pseudópodes. Quando estas prolongações do citoplasma são usadas pelos organismos para se alimentar, aquilo que fazem é envolver o alimento e fagocitá-lo.
Um pseudópode pode ser grande, comprido ou afilado, ou também porem estar interligados por filamentos do citoplasma, por exemplo.E além da locomoção, um pseudópode também pode ser utilizado para capturar presas e alimentos. Podendo tanto sentir quanto engolir suas presas.
Um exemplo de pseudópodes são os glóbulos brancos, fagocíticos do sangue, que o formam e também fazem uso dele para detectar e realizar o envolvimento nas bactérias que invadem o sangue. No grupo dos bentônicos, por exemplo, os quais vivem no substrato, o pseudópode é também utilizado para locomoção. elativamente à mobilidade, os pseudópodes são utilizados de forma semelhante aos cílios e aos flagelos. Isto significa que existem organismos que recorrem a uma ou outra forma de deslocação de acordo com as suas características naturais.
Podemos dizer, por conseguinte, que os pseudópodes têm a particularidade de realizarem duas funções fundamentalmente:
· Por um lado, essa locomoção, que é a que permite uma das opções de movimento que têm, por exemplo, os flagelos.
· Por outro lado, a alimentação. Esta, que se realiza através da chamada fagocitose, o que consiste é que os pseudópodes tratam de fechar/cercar o alimento em questão numa vacuola, isto é, detêm as presas através dessa forma de emprisionamento para que depois se possam comer.
É importante destacar que os pseudópodes são extensões transitórias que algumas células produzem com um fim específico. Isso diferencia estas extensões citoplasmáticas dos tais cílios e flagelos.
Compostos por filamentos e microtúbulos, os pseudópodes também são conhecidos como “falsos pés” (por isso a utilização do prefixo pseudo, que se refere àquilo que não é original mas supõe uma cópia ou uma imitação).
De acordo com as suas características, os pseudópodos podem classificar-se de diferentes maneiras. Os reticulopodios, por exemplo, são pseudópodos muito finos que se integram entre si e que compõem uma espécie de rede.

Continue navegando