A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
APANHADAO TOPICOS EM INVERTEBRADOS

Pré-visualização | Página 1 de 3

APANHADÃO TÓPICOS EM INVERTEBRADOS
 
Questão 1: Considerados um dos maiores grupos dentre os invertebrados, o filo Mollusca compreende cerca de 35 mil espécies viventes catalogadas. Este filo abriga animais de alguns milímetros até indivíduos enormes, como as lulas gigantes que chegam a 18 metros. Estes animais foram capazes de se adaptar a quase todos os ambientes e apresentam hábitos diversificados como indivíduos herbívoros, carnívoros, dentritívoros e parasitas. Sobre a diversidade dos moluscos, assinale a alternativa INCORRETA.
D) A classe cephalopoda contempla as lulas, polvos e náutilos. Todos os membros desse grupo apresentam conchas internas bem desenvolvidas, ainda que não sejam visíveis externamente.
 
Questão 2: Entre os componentes dos canais e câmeras flagelados estão células ovóides, com um flagelo circundado por um colarinho e responsáveis pela circulação de água nesses animais. A definição acima faz referência a uma importante célula dos poríferos. Qual célula é essa?
B) Coanócito
 
Questão 3: Os cnidários são todos carnívoros e apresentam especializações quanto a captura e a digestão de seu alimento. Abaixo estão algumas afirmações relacionadas a digestão desse grupo leia atentamente e indique quais estão incorretas.
I - A cavidade gastroderme que apresenta musculatura circular o que auxilia em macerar misturar o alimento ingerido.
II - O transporte interno ocorre através de um sistema circulatório primitivo, no qual pequenas artérias são originadas da cavidade interna.
III - A digestão ocorre em meio extra-celular o que permite a ingestão de partículas maiores e o processo é completado no interior das células.
IV - O material não digerido é excretado através do anos lateral.
V - Os cnidários apresentam sistema digestório completo.
A) II, IV e V
B) II, III e IV
C) I, II e III
D) II, III e V
E) Todas as alternativas estão incorretas
 
Questão 4: Os protistas são unicelulares e, por isso, todas as suas funções vitais ocorrem através de suas organelas. Nas alternativas a seguir, estão algumas importantes organelas e suas funções. Assinale a alternativa que inclui informações incorretas.
C) Os vacúolos contráteis atuam na osmoregulação e são mais abundantes nos indivíduos marinhos.
 
Questão 5: Categorizar os animais é fundamental para que os estudos possam ser organizados e as informações melhor compreendidas. A seguir estão alguns dos principais táxons utilizados na zoologia, assinale a sentença que traz a sequência correta parte-se do mais abrangente para o mais específico:
1 - Ordem
2 - Classe
3 - Gênero
4 - Espécie
5 - Família
6 - Filo
A) 6,2,1,5,3,4
 
Questão 6: Algumas modificações corporais que surgem aleatoriamente no processo evolutivo exercem impactos tão fortes que são fixadas e passadas adiante por gerações. Muitas vezes, uma estrutura ou uma formação é acompanhada de outra ou outras que corroem em resposta a tais mudanças. Assim, assinale a alternativa correta:
D) Todo celomado é obrigatoriamente triblástico
 
Questão 7: Entre as hipóteses conhecidas para o surgimento dos metazoários, a mais aceita estes teriam originado de uma colônia de células flageladas. Sobre essa hipótese, considere a afirmação que está de acordo.
A) O ancestral como teria sido compartilhado conciliados unicelulares que posteriormente originaram os flagelos.
B) Os coanócitos, células dos poríferos, são bastante semelhantes aos protistas coanoflagelados, o que evidencia a evolução dos indivíduos coloniais em papéis funcionais específicos.
 
Questão 8: A reprodução de um animal é um fato determinante para a continuação de sua espécie e sucesso desta. São exemplos de métodos reprodutivos:
A) sexuadas: bissexuada e partenogênese; assexuada: fissão múltipla e brotamento
Questão 9: As planárias se reproduzem massivamente através de reprodução assexuada, gerando a partir de um único animal diversas cópias de si mesmos. Entretanto, existem variações quanto ao crescimento destas cópias, observe o gráfico a seguir e escolha a alternativa que melhor explica a variação dos dados:
A) O tempo para regeneração será igual, independente do local do corte realizado no indivíduo original.
B) O gráfico mostra que fragmentos muito finos geram duas cabeças, perdendo-se a polaridade do corpo
C) A partir dos dados apresentados, sabe-se que quanto mais distante o corte estiver da cabeça do indivíduo original, mais tempo levará para a formação de uma nova cabeça
 
Questão 10: Qualquer pessoa, até mesmo uma criança, apresenta o conhecimento como parte do cotidiano e sabe diferenciar uma planta de um animal, mas quando partimos para grupos menos familiares como os poríferos, cnidários ou mesmo platelmintos, o conceito não é algo tão claro e simples. Para a zoologia, os indivíduos, foco de seu estudo, são aqueles que reúnem o seguinte conjunto de características:
A) Eucariotos acelulares autótrofos e sem parede celular
B) procariotos heterótrofos e multicelulares
C) multicelulares eucariontes heterótrofos e sem parede celular de celulose
 
Questão 11: As minhocas são cicladores de nutrientes e são essenciais para a manutenção da fertilidade dos solos, mantendo ainda as taxas de oxigênio mais elevadas por meio da aeração. Esta ciclagem se dá por meio do processo alimentar e sobre este é incorreto afirmar:
A) o alimento é primeiramente umidificado na cavidade oral de onde segue para uma faringe muscular com capacidade sugadora.
B) no papo acontece a digestão química que é extra-celular e depende da produção de enzimas digestivas
 
Questão 12: A reprodução é fortemente influenciada pelo ambiente para muitos animais ela só será bem-sucedida se houver abrigo alimento e mesmo clima favorável. Sobre os padrões de fecundação frequentes nos animais são feitas as seguintes afirmações:
I - A fecundação interna foi o primeiro tipo de reprodução observada. nela o embrião está protegido e os indivíduos produzem grande quantidade de gametas de uma única vez para aproveitar a proteção.
II - Órgãos copulatório são a ligação entre as gônadas e o poro de liberação dos espermatozoides estão presentes sempre que houver reprodução sexuada.
III - A fecundação externa é normalmente aliada a uma grande quantidade de gametas que são lançados no interior do corpo da fêmea que apresenta muitas vezes substâncias ácidas e podem eliminar os espermatozóides, com muitos deles e isto certamente será amenizado.
Entre as sentenças supracitadas são incorretas:
A) I e II
B) II e III
C) I e III
D) Todas as alternativas
E) Nenhuma das alternativas
 
Questão 13:A imagem a seguir propõe as três possíveis formas corporais encontradas em indivíduos do filo Porífera. Observe atentamente e escolha as sentenças que trazem informações corretas sobre a filtração nessas formas.
I - A, B e C apresentam uma ordem crescente de complexidade quanto a filtração.
II - A é a forma Asconoide, em que os coanócitos estão apenas nos canais flagelados e o seu número é bastante reduzido em comparação aos demais.
III - C é a forma Siconoide. Com alta capacidade de filtração, seus coanócitos formam as câmaras flageladas, que concentram a água e aumentam a capacidade de captação das partículas alimentares.
IV - B representa o esquema corporal dos Leuconoides, que apresentam óstio, porém muitos ósculos que dão acesso aos canais flagelados.
A) Apenas II
B) Apenas IV
C) Apenas I
D) Apenas II e IV
E) Apenas I, III e IV
 
 
Questão 14: Sobre a diversidade do filo Platyhelmintes estão dispostas as seguintes sentenças, leia-as atentamente e indique as incorretas:
I - Turbellaria inclui bateu platelmintos de vida livre que podem deslizar pelo substrato de rios, principalmente nas encostas, um exemplo deste grupo são as planárias.
II - A classe Trematoda abriga ectoparasitas que ficam sobre a pele de animais sugando suas reservas energéticas. neste grupo são encontrados órgãos adesivos que funcionam como ventosas e como um representante podemos citar Schistossoma mansoni causador da esquistossomose.
III - A classe Monogenea possui um importante órgão de fixação dos adultos, o opistáptor.
IV -

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.