Buscar

Exercicios sobre doença periodontal e resumo sobre mudanças na biossegurança odontologica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Departamento de Microbiologia e Parasitologia
Centro de Ciências da Saúde
Atividade da Semana:
Nome: Gabriela Scortegagna 
1- Em 1998 Socransky propôs uma ideia de complexos bacterianos responsáveis pelo desenvolvimento de doenças periodontais. Sabendo disso, cite as bactérias que compõem cada complexo, suas respectivas cores e o por que delas. 
Existe um equilíbrio entre a microbiota bucal e o hospedeiro, sendo essa uma relação benigna. Quando há um desequilibrio dessas bacterias bucais, começa a haver uma prevalênica de patogênos maléficos e que causam doença periodontal. Na ideia dos complexos microbianos, Socransky explica por meio de uma pirâmide, em que há diversos complexos, relatando como esses microrganismos devem prevalecer na microbiota bucal e como o seu aumento de alguns desses complexos então relacionados a doença periodontal.
Essa piramide tem uma ordem, sendo essa ordem: 
Complexo Azul: Genero actinomyces;
Complexo Amarelo: S. mitis, S. Oralis, S. sanguinis, S. gordonii, S. intermedius. 
Complexo Verde: C. ochracea, C. sputigena, C. gingivalis, A. actinomycetemcomitans a
Complexo Roxo: V. parvula, V. odontolyticus
Complexo Laranja: S. constelattus, C. retus, C. showae, C. gracilis, P.intermedia, P. nigrescens, P. micra, F. nucleatum, F. periodonticum.
Complexo Vermelho: P. Gengivalis, T. forsythia, T. denticola.
São considerados microrganismos patogenos os do complexo azul e vermelho, sendo que o complexo laranja também participantes desse processo de destruição. Então quando há prevalência desses complexos, haverá a destruição do tecido do periodonto. A maioria dessas espécias alem de estar na região subgengival, também colonizam mucosas, dorso da língua, amigdalas e saliva.
2- Após visualizar as lives da Prof. Lusiane Borges e da Prof Tatiana Bernardon, faça um Relatório apontando as mudanças no atendimento odontológico após a instalação da epidemia. (Quais os EPIS adicionais precisam ser usados, quais os cuidados apontados)
Quanto aos aerossóis – recomenda-se (oms) um bochecho com água oxigenada e clorixidina no paciente, durante um minuto antes de iniciar o procedimento para diminuir a carga viral na saliva do paciente; Uso de sugadores de aerossol, sugadores maiores; Uso de 4 mãos, o auxiliar é indispensável para ajudar com mais um sugador; dar preferencia a tecnicas manuais ao invés de tecnicas mecânicas; Sempre que possível utilizar o campo absoluto; não é mais utilizável a seringa triplice; 
Quanto ao paciente – Priorização de tratamentos de urgencia e emergencia nesse primeiro ano de pandemia; redução do número de pacientes na sala de espera; Já na sala de espera esse paciente será abordado e instuido a todas as práticas que deverá ser feitas por ele naquele ambiente ( usar mascara, avental, alcool em gel, ensinar ao paciente etiqueta de toque (tossir com a parte interna do braço) );
Quanto ao Ambiente – Ambiente aberto e arrejado, em alguns casos que n possam ter essa possibilidade e necessário um exaustor; 3 horas de intervalo no atendimento de um paciente para outro ou 40 minutos de arrejamento do ambiente; O piso não podera ser limpado por panos para não ter maior propagação de aerossois; uso de barreiras e limpeza de superficies serão importantes para essa nova fase; 
Quanto ao profissional – avental descartável com gramatura no minimo 40; Máscaras N95, podendo ser reutilizada por até 4 hrs, acondicinadas dentre de um recipiente plástico; deverá ser medida a temperatura do estudante, dos professore, funcionários e pacientes; A viseira será também obrigatória.

Mais conteúdos dessa disciplina