Buscar

HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO 02 2

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: CEL0518_EX_A2_201901063135_V2 
	14/08/2021
	Aluno(a): GIVANILSON SILVA PEREIRA
	2021.3 EAD
	Disciplina: CEL0518 - HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO 
	201901063135
	
	 
		1
          Questão
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir:
"De fato, o Marechal, naquele momento, tivera precisamente o apoio daquelas 'classes sociais' e eram estas, mais do que qualquer princípio constitucional, que serviam de arrimo a um governo forte, mas popular; republicano jacobino, mas sustentado pela nova burguesia em ascensão...O quadro político geral não se desanuviara, portanto, com a ascensão de Floriano."
(CARDOSO, Fernando Henrique. Dos governos militares a Prudente-Campos Sales. In: FAUSTO, Boris. História Geral da Civilização Brasileira. Tomo III, vol. 2. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. pp.17-57. p. 48).
A partir da leitura do trecho acima e dos seus conhecimentos sobre o tema é possível afirmar que:
		
	 
	A consolidação da República somente foi possível em virtude do apoio incondicional da oligarquia paulista ao governo do Marechal Floriano Peixoto.
	
	A consolidação pela das instituições republicanas foi alcançada ainda no governo do Marechal Deodoro da Fonseca.
	
	A consolidação plena da República somente foi alcançada no governo civil de Prudente de Moraes.
	
	O Marechal Floriano Peixoto não conseguiu consolidar plenamente as instituições republicanas.
	
	A consolidação da República somente foi possível em virtude, exclusivamente, da atuação político/militar do Marechal Floriano Peixoto.
	Respondido em 14/08/2021 11:13:28
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	Leia os seguintes artigos da Constituição de 1891: Art 1º - A Nação brasileira adota como forma de Governo, sob o regime representativo, a República Federativa, proclamada a 15 de novembro de 1889, e constitui-se, por união perpétua e indissolúvel das suas antigas Províncias, em Estados Unidos do Brasil. Art 2º - Cada uma das antigas Províncias formará um Estado e o antigo Município Neutro constituirá o Distrito Federal, continuando a ser a Capital da União, enquanto não se der execução ao disposto no artigo seguinte. Art 3º - Fica pertencendo à União, no planalto central da República, uma zona de 14.400 quilômetros quadrados, que será oportunamente demarcada para nela estabeIecer-se a futura Capital federal. Parágrafo único - Efetuada a mudança da Capital, o atual Distrito Federal passará a constituir um Estado. Art 4º - Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se, para se anexar a outros, ou formar novos Estados, mediante aquiescência das respectivas Assembléias Legislativas, em duas sessões anuais sucessivas, e aprovação do Congresso Nacional. (Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao91.htm) A constituição promulgada em 24 de fevereiro de 1891 foi a primeira constituição republicana. Uma das suas principais características foi a instituição do federalismo. Sobre essa mudança na organização política do país, assinale a alternativa correta:
		
	
	após a instituição do federalismo a Guanabara passou a ser o Distrito Federal e o estado de maior importância política e econômica no cenário brasileiro da primeira república.
	 
	a instituição do federalismo concedeu maior liberdade administrativa aos estados e possibilitou que as elites locais se favorecessem dos cargos públicos concentrados em suas mãos.
	
	a instituição do federalismo não alterou significadamente a ordem política do Brasil, pois apenas modificou a nomenclatura das províncias, que passaram a se chamar ¿estados¿.
	
	o federalismo era uma das principais reivindicações do movimento republicano, que pretendia impor uma maior centralização política e administrativa após a sua instituição.
	
	São Paulo se tornou o estado mais forte econômica e politicamente, porque em acordo com o Art 4º anexou províncias vizinhas ao seu território.
	Respondido em 14/08/2021 11:15:05
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	Sobre a constituição de 1891 no Brasil, podemos afirmar que foi:
		
	 
	Presidencialista e Positivista
	
	Parlamentarista e Liberal
	
	Positivista e Liberal
	
	Centralizadora e socialistas
	
	Presidencialista e socialista
	Respondido em 14/08/2021 11:15:46
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	Com relação à Revolta da Armada, podemos dizer que:
		
	
	Foi uma reação de segmentos emergentes da sociedade ao domínio do Estado pela oligarquia republicana.
	
	Foi um confronto entre civilismo e militarismo que caracterizou o início do período republicano.
	
	O resultado do confronto entre as diversas concepções de governo republicano existentes naquele momento no país. 
	 
	Foi um movimento antirrepublicano e monarquista demonstrando a instabilidade política dos primeiros anos da República brasileira.
	
	Uma reação contra o federalismo republicano, que defendia a eliminação da autonomia dos estados.
	Respondido em 14/08/2021 11:16:04
	
Explicação:
A resposta correta é a indicada pela letra "e", conforme pode ser visto na aula online 2, na continuação da tela 10, clicando-se na frase Revolta da Armada, em azul. Ali poderemos ver que, de acordo com a professora Maria de Lourdes de Mônaco Janoti, a Revolta da Armada foi um movimento antirrepublicano e monarquista, demonstrando a instabilidade política dos primeiros anos da República brasileira.
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	Assinale a alternativa INCORRETA. Entre os direitos do cidadão estabelecidos pela primeira Constituição republicana estão:
		
	
	O ensino leigo nas escolas públicas
	
	A igualdade de todos perante a lei
	 
	O voto universal
	
	A liberdade religiosa
	
	O livre exercício de qualquer profissão
	Respondido em 14/08/2021 11:16:22
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	Leia com atenção o trecho abaixo:
"Em suma, a constituição instituía um sistema representativo, de divisão e independência entre os poderes, cabendo ao presidente designar livremente os Ministros ao Congresso (bem como ao supremo), controlar e inclusive julgar, sendo o caso, o Presidente, bem como legislar sobre o orçamento, os impostos, o efetivo das forças armadas, etc. Na prática, o arcabouço democrático-representativo da constituinte vai confrontar-se com uma situação bem diversa da que o mundo das normas abstratas supunha. Entretanto, havia um princípio, consagrado pela constituição, que coincidia com os interesses e o perfil das realidades impostas pelos vencedores de 89: o federalismo." (CARDOSO, Fernando Henrique. Dos governos militares a Prudente-Campos Sales. In: FAUSTO, Boris. História Geral da Civilização Brasileira. Tomo III, vol. 2. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. pp.17-57. p. 42)
O autor defende a hipótese de que o princípio do federalismo, resguardado na carta constitucional de 1891, era compatível com os interesses dos "vitoriosos" de 1889 porque:
		
	
	Os vitoriosos eram os próprios militares, que desejavam a transformação das forças armadas em polícias estaduais fragmentadas e independentes entre si.
	 
	Os vitoriosos eram os representantes da oligarquia cafeicultora, que desejavam o federalismo para terem mais autonomia na utilização da máquina do Estado para a defesa dos preços do café no mercado internacional.
	
	Os vitoriosos eram os estancieiros gaúchos, que desejavam o federalismo para terem mais autonomia na negociação do preço do charque.
	
	Os vitoriosos eram os representantes da burguesia industrial, que desejavam um governo forte, centralizado e capaz de estimular o avanço industrial.
	
	Os vitoriosos eram os próprios militares, que desejavam a extinção do exército regular a a re-estruturação da guarda nacional, criada ainda no período regencial.
	Respondido em 14/08/2021 11:17:21
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	A partir do dia 15 de novembro o Brasil deixou de ser um Império. Um novo tipo de regime foi estabelecido e, assim,surgiu um novo período da história brasileira. Sobre a proclamação, marque a alternativa correta:
		
	
	Ocorreu em função da vitória Brasileira na Província da Cisplatina.
	
	Representou uma revolução, pois modificou as bases econômicas do País.
	
	Foi um levante de ampla participação popular.
	 
	Foi um movimento sem grande participação popular.
	
	Aconteceu em função da instalação do parlamentarismo, decretado por D. Pedro II.
	Respondido em 14/08/2021 11:18:12
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	Leia com atenção o trecho abaixo:
"Vê-se assim que, mesmo sob a 'ditadura' de Deodoro ou sob o férreo controle de Floriano, o jogo de interesses regionais foi mantido. Estes sempre se fizeram representar junto ao governo central, detendo pastas importantes nos ministérios e, enquanto a energia republicana jacobina voltou-se contra setores (real ou supostamente) ligados à ordem imperial-escravocrata, o ¿democratismo agrário-regional¿ dos grandes Estados não teve por que opor-se à conduta militar. Simultaneamente, em nível de organização política real, o desmantelamento das instituições imperiais deixava um vazio que, de imediato, só poderia ter sido preenchido, como foi, pela grande estrutura burocrática nacional que se descolava do Estado Imperial: as forças armadas." (CARDOSO, Fernando Henrique. Dos governos militares a Prudente-Campos Sales. In: FAUSTO, Boris. História Geral da Civilização Brasileira. Tomo III, vol. 2. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. pp.17-57. p. 43)
O autor afirma que mesmo durante os governos militares os interesses hegemônicos na jovem República brasileira eram:
		
	
	os dos comerciantes portugueses, que pressionavam o governo para a redução nas taxas de juros.
	
	os das classes médias urbanas, que reivindicavam um governo mais representativo e menos autoritários.
	
	os dos comerciantes do nordeste, que haviam se transformado no grupo mais influente no Brasil e reivindicavam proteção governamental para a cana de açúcar.
	
	os dos militares de baixa patente, que desejavam a reformulação nos mecanismos de promoção que até então caracterizavam o Exército brasileiro.
	 
	os da oligarquia cafeicultora paulista, que jamais esteve completamente alijada do poder.
	Respondido em 14/08/20

Continue navegando