Buscar

ATV 1 -Texto - A miscigenação brasileira - concluída entregue

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A miscigenação brasileira vem basicamente de três raças: índios, negros e brancos. No contato entre os três, por razões diversas, os brancos (portugueses) ocupavam posição de destaque. A partir dessa configuração, e com a chegada de europeus de outros países, além de japoneses, a identidade brasileira foi sendo construída.  
Alimentação, religião, dança, música, hábitos comportamentais e valores que temos ainda hoje têm origem nessa época.  
Nossa história e nossa cultura são ricas. Desde sua descoberta, até os dias de hoje! 
Identifique os principais elementos de nossa cultura e de que etnia eles são originários.  
Identifique também os conflitos e convergências entre eles e sua presença no nosso cotidiano. 
Em sua resposta, exercite a escrita transcrevendo a pesquisa com suas palavras. Além disso, não esqueça de informar referências ou citações seguindo o modelo disponível e de acordo com a ABNT.
Resposta:
   A construção da identidade brasileira teve seu início desde sua colonização. A partir da chegada dos portugueses na imensa terra brasileira, houve o contato desses com os indígenas, já originários e habitantes do nosso Brasil. Logo, de início, já é perceptível a miscigenação de povos e etnias, que, ao longo da história brasileira, possui diversas variações, modificações e incrementações na cultura identitária do país. 
   Em primeiro aspecto, verifica-se que a formação da cultura brasileira teve por base a relação entre três povos distintos, sendo: indígenas (nativos), portugueses (colonizadores) e os africanos, que vieram mais tarde, de maneira forçada, para incrementar a mão-de-obra escrava do Brasil Colônia. 
  Os principais elementos da cultura brasileira devem-se à convivência entres essas diferentes etnias, logo, a identidade brasileira não decorre da história de somente um povo, e, sim, da miscigenação cultural desses. Todavia, a relação não entre esses povos não foi de forma harmoniosa, pois teve como base a exploração dos colonizadores, que diziam-se superiores, aos demais - os indígenas e os africanos. Os portugueses, utilizavam-se dos negros e dos índios como escravos para explorar as riquezas do Brasil. Como exemplo disso, a exploração do pau-brasil, que utilizou da mão-de-obra escrava dos indígenas, e da produção de açúcar, nas grandes casas de engenho, que utilizou da escravização dos africanos para o trabalho. 
  Entre os elementos constituintes podemos citar a formação da língua portuguesa brasileira, que foi uma mistura entre diversas línguas, como o idioma português europeu e a família linguística tupi-guarani, em especial os Tupinambás, um dos dialetos Tupi. Desse modo, as línguas indígenas contribuíram para o enriquecimento do vocabulário da botânica, da fauna, da toponímia (nome de lugares) e da onomástica (nome de pessoas) do português brasileiro. Além da contribuição da língua brasileira, a cultura indígena também foi amplamente difundida no âmbito da culinária, como exemplo a mandioca - principal alimento dos índios -, que, hoje, é um dos maiores produtos de exportação da economia brasileira, sendo o Brasil o quarto maior produtor de mandioca do mundo. 
  Também é possível analisar as religiões brasileiras, como o Candomblé, trazida pelos escravos e os imigrantes africanos, que baseada em cultos aos orixás é praticada em quase todo território brasileiro atualmente. Assim como nas manifestações espirituais, a influência da cultura africana também é evidente na culinária brasileira, em especial na região do Nordeste, onde foi introduzido pratos como: o vatapá, o caruru e o acarajé. 
   Em segundo aspecto, a miscigenação brasileira, apesar de trazer grandes adventos culturais para a construção da sociedade, trouxe, também, grandes problemas históricos e sociais entre esses povos. Exemplo é o fato de a base da população brasileira ter sido formada com a intensa miscigenação do português europeu com mulheres negras e indígenas criou uma ideia de ausência de racismo no Brasil. No entanto, o racismo é bastante presente na sociedade brasileira até os dias atuais. A discriminação contra o negro são visíveis não apenas pela desigualdade de oportunidades, pela pobreza, mas também pela cor de pele. Assim como a exclusão dos povos indígenas no Brasil e a desigualdade de direitos dessas populações com as demais ocupações do país. Como exemplo podemos citar as diversas invasões das grandes empresas agropecuárias nas reservas indígenas, nas quais dizimaram milhares deles e ainda continuam invadindo essas áreas que são asseguradas pela Constituição Brasileira. 
Fontes:
1. https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/2_I.php#:~:text=Os%20africanos%20contribu%C3%ADram%20para%20a,%2C%20religi%C3%A3o%2C%20culin%C3%A1ria%20e%20idioma.&text=Os%20bantos%2C%20nag%C3%B4s%20e%20jejes,atualmente%20em%20todo%20o%20territ%C3%B3rio.
2. https://agrosaber.com.br/mandioca-tradicao-brasileira-que-ganhou-o-mundo/
3. https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cultura-indigena.htm#:~:text=%C3%89%20caracter%C3%ADstica%20comum%20das%20v%C3%A1rias,de%20subsist%C3%AAncia%20dos%20povos%20ind%C3%ADgenas.
4. https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/povo-brasileiro-miscigenacao-e-racismo.htm?cmpid=copiaecola
5. https://epocanegocios.globo.com/colunas/Diversifique-se/noticia/2019/08/o-brasil-paradoxal-pais-da-miscigenacao-ou-da-discriminacao.html

Continue navegando