Buscar

Sistema Reprodutor

Prévia do material em texto

Sistema Reprodutor
Giovanna Bomfim Lopes dos Santos
Sistema reprodutor feminino
Os órgãos do sistema genital feminino estão divididos em dois grupos: órgãos internos e órgãos externos.
Órgāos internos do sistema feminino
Fazem parte dos órgãos internos femininos os ovários, tubes uterinas, útero e a vagina.
Os ovários são órgãos pares, neles se desenvolvem os ovócitos (células germinativas femininas), além disso, os ovários também possuem uma função endócrina pois produzem os hormônios sexuais (estrógeno e progesterona).
Tubas uterinas são órgãos pares, são elas que conduzem os ovócitos liberados mensalmente no ovário ate o interior da cavidade uterina. É nas tubas uterinas que também ocorre a fertilização.
As tubas uterinas são divididas em regiões: Fimbrias (onde tem as “franjinhas”), infundíbulo (parte mais distal da tuba), ampola (parte mais longa) e istmo (parte mais estreita e próxima do útero)
O útero é um órgão muscular, oco, e é nele em que o embrião e o feto se desenvolvem.
2/3 da parte de cima do útero de chama corpo de útero, o istmo do útero é uma parte mais curta que faz a transição entre corpo e colo do útero. O colo é a parte mais inferior que termina no óstio do útero (o óstio é onde fica a entrada e saída do útero).
Além disso, o útero também é formada por três camadas concêntricas:
ENDOMÉTRIO: Camada mucosa interna, que participa do ciclo menstrual, onde sua estrutura sofre modificações em cada etapa do ciclo.
MIOMÉTRIO: Camada intermediaria, formada por musculo liso, com um papel importante na expulsão do feto durante o trabalho de parto e as contrações durante o período menstrual que pode causar as cólicas menstruais.
PERIMÉTRIO: Camada serosa, localizada mais externamente
A vagina é o órgãos muscular que se estende do colo do útero ate o óstio da vagina.
Órgāos externos do sistema feminino
Os órgãos externos são chamados de vulva ou de pudendo feminino. Fazem parte das estruturas: Monte do púbis, grandes lábios, pequenos lábios e clitóris.
O monte do púbis é a região localizada na frente, onde fica os pelos pubianos e tem uma grande quantidade de tecido adiposo.
Os grandes lábios, são pregas cutâneas laterais que servem de proteção indireta para o óstio da uretra, clitóris e vagina.
Os pequenos lábios, pregas mais mediais que circundam o vestíbulo da vagina (local onde se abre o óstio da uretra, o óstio da vagina e os ductos das glândulas vestibulares – Essas glândulas secretam o muco para a lubrificação durante as relações sexuais)
No óstio da vagina em mulheres virgens, existe uma prega fina que tampa esse óstio, essa prega se chama hímen.
O clitóris é um órgão erétil localizado no anterior dos lábios menores, com varias terminações sensitivas, serve apenas para dar prazer. 
Pelve feminina
É a parte mais inferior do tronco, formada pelos 2 ossos do quadril e uma vertebra, é a nossa “bacia”.
Existe uma cavidade pélvica que é onde abriga alguns órgãos: beixiga e uretra, útero e vagina e o reto.
A pelve tem a função de transição de cargas, fixação de músculos para estabilizar ou movimentar e proteção para os órgãos que ela abriga.
O assoalho (chão da pelve), é formado por músculos, fáscias, ligamentos e os próprios órgãos da pelve.
Músculos do assoalho pélvico
Esses músculos estão dispostos em camadas.
A primeira camada encontramos os músculos do períneo:
1: isquiocavernoso
2: bulboesponjoso
3: transverso superficial do períneo
4: esfíncter anal externo
Na segunda camada nos encontramos dois outros músculos, porem um pouco mais profundos do períneo
1: transverso profundo do períneo
2: esfíncter uretral externo
Na terceira camada, onde esses músculos em conjuntos são conhecidos como diafragma pélvico.
1: levantador do ânus
2: coccígeo
Sistema genital másculino
O sistema reprodutor masculino, é responsável pela formação dos gametas e responsável para introduzir esses gametas no sistema genital feminino.
Os órgãos responsáveis pela produção dos gametas (espermatozoides) são os testículos.
Os testículos são órgãos pares e arredondados que ficam dentro de uma bolsa chamada escroto.
Cada testículo é composto por duas partes: uma dessas partes é nos túbulos seminíferos, é nesses túbulos onde ocorre a espermatogênese (formação de novos espermatozoides). E a outra parte é composta pelo tecido intersticial, que é uma camada fina de tecido conjuntivo onde contem as células de leydig (células responsáveis pela produção de testosterona).
O sistema reprodutor masculino possuem vias que conduzem os espermatozoides chamadas vias condutoras de gametas ou vias espermáticas.
Essas vias possuem: epidídimo (estrutura espiralada que recebe os espermas e as secreções tubulares, é também no epidídimo que ocorre a maturação dos espermas além do armazenamento entre as ejaculações), ducto deferente (estrutura responsável por conduzir os espermas do epidídimo ate o interior da cavidade pélvica, é no caminho do ducto, que existem 2 glândulas seminais vāo adicionar algumas secreções para a nutrição e proteção e partir desse processo, o ducto deferente vai virar ducto ejaculatório) , ducto ejaculatório (uma parte curta de aproximadamente 2cm, que entra na próstata e logo de une na parte prostática da uretra. A próstata vai adicionando secreção através de poros, essa mistura toda vira sêmen ate que chega na uretra) e a uretra.
O sistema reprodutor se mistura com as vias do sistema urinário, já que o caminho final do sêmen é a uretra.
Existem também as glândulas bulbouretrais, que são glândulas que produzem uma secreção durante a excitação sexual.
 
Órgāos genitais masculinos externos
Escroto
Pênis – órgão de copula, onde é introduzido no aparelho genital feminino e responsável para despejar os gametas no sistema reprodutor feminino.

Mais conteúdos dessa disciplina