Buscar

CONTEUDO 8 - FISIOLOGIA ENDÓCRINA III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTEUDO 8 - FISIOLOGIA ENDÓCRINA III
Exercício 1:
A contribuição das equipes de Saad, Carvalheira e Velloso para a compreensão de como surge a resistência à insulina não se restringe à interação entre os órgãos e os tecidos do corpo. Os estudos dos grupos de Campinas, somados aos de outros centros de pesquisa no exterior, também ajudaram a identificar o que se passa nos níveis celular e molecular. Quando o corpo está funcionando bem, a insulina se aproxima das células carregando uma molécula de glicose e se encaixa em proteínas da superfície celular chamadas receptores de insulina. A célula se abre e deixa entrar a glicose, que participa de reações químicas sucessivas até se transformar em energia ou ser estocada como reserva energética na forma de gordura nos tecidos adiposos ou glicogênio no fígado e nos músculos. Baseado no texto acima, assinale a alterativa correta em realção à insulina:
A)A insulina é produzida e secreta pelas células A das ilhotas pancreáticas
B)A insulina é um hormônio derivado de colesterol
C)A captação de glicose do sangue depende exclusivamente da ligação da insulina com seu receptor
D)A captação da glicose pelas células depende da ativação da proteina GLUT, a qual dependente da ligação da insulina com seu receptor
E)A capacidade que a insulina possui de captação de glicose, lhe confere a classificação de hormônio catabólico
Resposta: Alternativa D - Em todas as células a glicose é transportada através de transportadores, de uma área de maior concentração para uma de menor, por difusão facilitada (exceção feita a célula intestinal e túbulo renal) que é possível devida as propriedades especiais de ligação da proteína transportadora de glicose (GLUT) da membrana.
Exercício 2:
No sistema reprodutor ocorre a produção e secreção de diversos hormônios que alteram ao longo do mês no ciclo reprodutor da mulher. Porém as gônadas masculinas também possui seu papel na produção do hormônio masculino que possui uma série de ações no organismo do homem. Sobre o sistema reprodutor, assinale a alternativa correta:
A)O FSH é o hormônio responsável pela maturação do folículo primário até chegar a óvulo maduro e é produzido pelo hipotálamo
B)O LH é o hormônio responsável por induzir a ovulação
C)Estrógeno e progesterona são controlados por um mecanismo de feedback negativo, de forma a controlar as quantidade tanto de FSH e LH na hipófise quanto de GnRH no hipotálamo
D)A testosterona é responsável pela síntese de proteína e lipídeos
E)as alternativas (b) e (c) estão corretas
Resposta: Alternativa E - O FSH (hormônio folículo estimulante) e o LH (hormônio luteinizante) são produzidos pela hipófise e regulam a atividade dos ovários e testículos. O corpo lúteo, durante a fase luteínica do ciclo ovárico, segrega estrogénio e progesterona, que exercem um feedback negativo no complexo hipotálamo-hipófise, inibindo a produção de GnRH, FSH e LH. Esta queda abrupta dos níveis hormonais causa a desagregação do endométrio – fase menstrual.
Exercício 3:
As ilhotas de Langerhans ou também denominadas ilhotas pancreáticas, são responsáveis pela produção e secreção de 4 hormônios. Qual a afirmação abaixo aponta a correta correlação do hormônio produzido e sua célula produtora:
A)As céluas B são as produtoras e secretoras da insulina
B)As céluas B são as produtoras e secretoras do glucagon
C)As céluas A são as produtoras e secretoras da insulina
D)As células B são as produtoras e secretoras de somatostatina
E)As células A são as produtoras e secretoras de somatostatina
Resposta: Alternativa A - Ilhotas pancreáticas (ou Ilhotas de Langerhans) são um grupo especial de células do pâncreas que produzem insulina e glucagon, substâncias que agem como importantes reguladores do metabolismo de açúcar. As células beta são células endócrinas nas ilhotas de Langerhans do pâncreas. Elas são responsáveis por sintetizar e secretar o hormônio insulina, que regula os níveis de glicose no sangue.

Continue navegando