Buscar

Carta da Terra e UC's

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia, analise e escreva sobre o que você entendeu da CARTA DA TERRA a partir de seu PREÂMBULO, com ênfase em seus quatro princípios.
R- A carta da terra destaca a preocupação com o uso consciente dos recursos finitos do nosso planeta, mencionando sobre os desafios para a formação de uma aliança global para a proteção do planeta.
Possuindo quatro princípios, seu primeiro, respeitar e cuidar da comunidade e da vida, diz sobre respeitar toda e qualquer forma de vida, pois todas têm valor independente da maneira que possa beneficiar o ser humano. Também diz sobre a responsabilidade de todos os que usam dos recursos naturais de zelar pelos mesmos e construir uma sociedade justa que oferece o mesmo nível de oportunidade para todos, assim as futuras geração poderão desfrutar dos mesmo das antigas gerações.
Seu segundo princípio, integridade ecológica, assegura a preservação do meio ambiente, afirmando sobre a necessidade da conservação dos recursos naturais e das espécies em declínios, através da administração e do uso consciente. Usando ações para prevenir futuros danos, beneficiando aqueles que provarem não comprometer o meio ambiente, impedir a poluição de novas áreas de qualquer fonte poluidora. Estimula o uso de práticas que permitam a regeneração do meio ambiente, garante também a permanência cultural não impedindo a atualização dos conhecimentos.
Justiça social e econômica afirma a garantia de um desenvolvimento igualitário entre todos os indivíduos da Terra, oferecendo água, alimento e outros recursos para suprir necessidades básicas para toda população em que todas as atividades econômicas colaborem com o desenvolvimento da comunidade. Extinguir qualquer tipo de discriminação, seja ela por gênero, raça, cor, religião ou qualquer outra diferença que possa vir a ser motivo de discriminação.
Democracia, não violência e paz reforça sobre a manutenção de leis que garantam a participação ativa da comunidade nas tomadas de decisões e a garantia dos direitos para as populações, sejam eles de informação, escolaridade de qualidade igualitária, promovendo um caminho de respeito e paz com todos os seres vivos, sejam pessoas, animais ou plantas. 
Relatando que as mudanças são necessárias não apenas nos níveis burocráticos, mas também na mente e coração das pessoas, para que assim o tempo atual seja lembrado como o despertar de uma nova era de respeito e formação de compromisso com nosso planeta.
1. Leia, analise e escreva sobre o que você entendeu do CAPÍTULO 4 - UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: NOVOS DESAFIOS PARA INVESTIGAÇÕES ETNOBIOLÓGICAS E ETNOECOLÓGICAS de Érika Fernandes-Pinto, no livro “Reflexões acerca da etnobiologia e etnoecologia no Brasil. Organizador: Roque Ismael da Costa Güllich, Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019.
R- 1872 houve a criação do Parque Nacional de Yellowstone, a partir dele o número de áreas protegidas aumentou rapidamente, até 2014 15% da superfície terrestre e 3,4% dos oceanos já são reconhecidos como áreas de proteção, isso serve como estratégia de conservação ambiental, durante um tempo pessoas que moravam em áreas de preservação eram vista como ameaças para as mesmas, sendo que essas, vivem nesses lugares há muito tempo, e para as gestões das áreas era visto como ruim, entretanto com novos estudos e perspectivas têm contemplado que essas populações contribuem para a natureza criando um ela socioambiental. As Unidades de conservação também tem como estratégia a proteção do patrimônio natural, sendo já constituído as populações que moram nelas, assim a etnobiologia e a etnoecologia buscam estabelecer esse contato, fazendo uma ponte tradicional e técnico-científica.
O Brasil começou a estabelecer medidas de preservação apenas para resguardar recursos de valores nacionais, os primeiros parques nacionais foram baseados no modelo de Yellowstone. Mas somente em 1937 com a criação do Parque Nacional de Itatiaia que se deu a devida importância ao fato, que foi quando as APs conseguiram grande crescimento no país, atualmente existem mais de 2mil UCs entre áreas federais, estaduais, municipais e particulares, correspondendo a 15% do território nacional. As APs e UCs são consideradas distintas em linhas gerais já que a AP abrange o conjunto de diferentes tipologias de instrumento e implicam a limitação do solo e ocupação humana, enquanto as UCs consideram terras indígenas e quilombolas. 
As UCs representam um amplo potencial de atuação para a etnobiologia e a etnoecologia, mesmo que sejam pouco explorado, as crescentes produções de conhecimento embasam a elaboração de novos planos de manejo com termos de compromisso com a natureza e as terras indígenas e quilombolas, garantindo que sejam coerentes.

Continue navegando