Buscar

TEORIA SÓCIO-CONSTRUTIVISTA OU SÓCIO-HISTÓRICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEORIA SÓCIO-CONSTRUTIVISTA OU SÓCIO-HISTÓRICA
Laisa Barreto Ferreira 
QUESTÃO 01 – Qual o papel da psicologia social na psicologia histórico-cultural?
A redução de reações biológicas é uma condição prévia para o aparecimento de fenômenos psicológicos. Vygostsky e Luria explicam isto na área da percepção: a criança no inicio de sua vida tem apenas sensações orgânicas, tensão, dor, calor, principalmente nas áreas mais sensíveis.
Quando a criança deixa de sofrer influência desses processos biológicos como determinantes de experiência, permitindo que seu organismo passe a ser afetado por fatores externos.
Evidentemente só a realidade dos fatores externos não determina completamente essa percepção. A informação de que esses processos biológicos tornam-se disponível no organismo é organizado pela própria criança através de experiência sociocultural. A criança passa a ver o mundo com sua própria visão, administrando-o sob seu ponto de vista.
QUESTÃO 02 – Como linguagem e mediação se relacionam na psicologia histórico-cultural?
Lev Vygostky iniciou estudos buscando demonstrar a mediação social no desenvolvimento das funções psicológicas, que se fundamentam nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, que se desenvolvem num processo histórico. Ele elaborou a resposta de que todo conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações humanas. 
A base da sua teoria é a de que o indivíduo é resultado do processo sócio histórico, destacando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento. Vygostky diz ainda que o conhecimento é sempre mediado. A mediação corresponde à vivência em sociedade e é primordial para a transformação do ser biológico em ser humano. É através da linguagem que as funções mentais superiores são socialmente formadas e culturalmente transmitidas, portanto sociedade e cultura diferentes produzem estruturas diferenciadas.
QUESTÃO 03 – O que é ZDP? Como ocorre?
A Zona de desenvolvimento Proximal é um dos conceitos elaborados por Vigotsky e que define a distância entre o nível de desenvolvimento real de um indivíduo, quando este se torna capaz de solucionar problemas de forma independente. A ZDP termina quando o indivíduo não necessita mais de alguém para guia-lo a resolver determinada situação, já que esta funciona como uma interação social, um acompanhamento do aprendizado para o conhecimento por meio da linguagem.
QUESTÃO 05 – Como ocorre a relação desenvolvimento x aprendizagem em Piaget e em Vygotsky?
Piaget escreveu sobre a interação entre o indivíduo e o meio constituído através dos processos de organização interna das experiências e adaptação ao meio. Piaget não deu ênfase aos valores sociais e culturais no desenvolvimento da inteligência, pressupostos escritos por Vygotsky.
Para Vygotsky, é a aprendizagem que gera o desenvolvimento, ele afirma que o aprendizado organizado de forma adequada leva ao desenvolvimento mental. Piaget, ao contrário, aborda que é o desenvolvimento progressivo das estruturas mentais que nos capacita a aprender. Vygotsky teve contato com a teoria de Piaget e até faz elogios a mesma, porém, faz uma crítica por considerar que a mesma não dá a devida importância a situação social e ao meio.
Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotsky, o ambiente social. Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma sequência fixa e universal de estágios. Vygotsky, ao salientar o ambiente social em que a criança nasce, reconhece que, em se variando esse ambiente, o desenvolvimento humano também variará. Nesse sentido, não se pode aceitar uma visão única, universal de desenvolvimento humano.

Continue navegando