Buscar

Atividade -Introdução às Ciências Atuariais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO AS CIÊNCIAS ATUARIAIS – 10/08/2021
Aluno: Joaquim Ribeiro dos Reis Junior Data: 15/08/2021
Semestre: 4 Semestre 	Professora: Katiane Rouze
 
Questões:
1) Onde e quando nasceu a ciência atuarial moderna e qual era seu objetivo?
Nasceu na Inglaterra no final de primeira metade do século XIX, onde o seu objetivo era de estudar a mortalidade da população, e destinava-se ás áreas de pensão e aposentadoria.
2) Qual a função das premissas atuariais?
A premissas atuariais devem estar em harmonia com a massa de participantes e assistidos do plano de benefícios e, se for o caso, com a política de recursos humanos do patrocinador.
3) Defina Ciência Atuarial .
A Ciência Atuarial é a ciências das técnicas especificas de analises de risco e expectativas, e aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatísticas e financeiras, onde se criam garantias aos indivíduos de uma sociedade em se estudar quantidades de nascimentos e morte das pessoas.
4) Qual a atuação do Atuário na análise e quantificação dos riscos atuariais?
O atuário é o profissional responsável pelo estudo, análise e quantificação dos riscos atuariais nos planos de benefícios administrados pela EFPC (Entidades Fechadas de Previdência Complementar – EFPC), desenvolvendo modelos matemáticos e estatísticos para avaliar a implicação financeira de eventos futuros e incertos relacionados aos planos. O atuário realiza o cálculo das reservas matemáticas e do custo dos planos, determinando o fluxo de recursos necessários para garantia de sua liquidez, equilíbrio e solvência.
5) Explique as diferenças entre a modalidade de plano beneficio definido e contribuição variável e a modalidade Contribuição definida.
Benefício definido Modalidade de plano, no qual o valor da contribuição e do benefício é definido na contratação do plano, cuja fórmula de cálculo é estabelecida em regulamento, sendo o custeio determinado atuarialmente, de forma a assegurar sua concessão e manutenção, ou melhor, no momento da contratação do plano se sabe o quanto você irá receber ao se aposentar e o valor da contribuição, ou seja, o quanto você irá contribuir ao longo do tempo é que varia, para que o valor pré-determinado possa ser atingido. Essa modalidade de plano tem natureza mutualista, isto é, de caráter solidário entre os participantes, sendo determinante o seu equilíbrio atuarial.
Plano de Contribuição Variável. Modalidade plano, cujos benefícios programados apresentem a conjugação das características das modalidades de contribuição definida e benefício definido, ou seja, é aquele em que os benefícios programados, na fase de acumulação ou na fase da atividade 
Plano de Contribuição Definida. Modalidade de plano, cujos valores dos benefícios programados será com base no saldo de conta acumulado do participante, sendo as contribuições definidas pelo participante e pelo patrocinador de acordo com o regulamento do plano, ou melhor, o valor da contribuição é acertado no ato da contratação do plano e o montante que será recebido varia em função desta quantia, do tempo de contribuição e da rentabilidade. 
6) O que são tábuas biométricas?
As são tábuas Biométricas são instrumentos destinados a medir as probabilidades de sobrevivência, morte, morbidez e higidez dos participantes de um plano securitário.
7) Como as tábuas biométricas são utilizadas?
As tábuas biométricas são utilizadas de um modo geral, para medir a mortalidade geral do grupo, mortalidade dos inválidos, entrada de invalidez, rotatividade.
8) Defina premissas econômicas.
A premissas devem balizar prognósticos econômicos prudentemente amparados na matemática econômica e em elementos de econometria de comprovada consistência. Normalmente são considerados nos seguintes fatores: inflação de longo prazo, ganho real dos investimentos, escala de ganhos salariais, indexador de benefícios, teto de benefício do sistema público, custeio administrativo.
9) Defina premissas genéricas ou não econômicas.
Essas premissas representam elementos adicionais ao cálculo das reservas matemáticas, e têm extrema importância na composição da gestão de risco do plano. São considerados os seguintes fatores, composição familiar, idade presumida de aposentadoria, idade de entrada no emprego, idade de adesão ao sistema público de benefícios, opcionais formas de escolha dos benefícios.
10- Em sua opinião qual a contribuição das Ciências Atuarias para sociedade atual?
A ciência atuarial ela é muito importante para sociedade hoje devido os estudos de analise, para controle financeiro e até mesmo garantindo aposentadoria ou futuro financeiro.

Continue navegando