Buscar

Atividade A3 - Introdução a Atuária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade A3
RESPOSTA:
A Gestão de Riscos nada mais é do que um conjunto de técnicas e procedimentos adotados para minimizar os efeitos dos possíveis sinistros, os riscos são denominados eventos futuros, com características incertas de sua realização, estes ocorrem independentemente da vontade do segurado ou seguradora, e sempre resultam em prejuízos financeiros e econômicos.
É certo dizer que se tratando de um evento futuro com características incertas, a seguradora deve melhorar sua gestão de riscos para então se precaver dos efeitos de um sinistro.
Dito isto, algumas políticas de gestão do negócio devem ser observadas, são elas:
• Subscrição de riscos; requer atenção e deve-se existir uma preocupação forte da parte da seguradora dos riscos que a mesma venha a assumir.
• Taxação de riscos; este processo é o qual a companhia de seguro fixa o preço do seguro, que deve ser proporcional ao risco da operação, devendo ser considerada as seguintes variáveis: idade, sexo, estado de saúde e hábitos do segurado, cobertura(s) contratadas, duração do prazo contratual, capital segurado, constituição de provisões técnicas.
• Reavaliação de carteiras; frequentemente a companhia deve avaliar a situação dos negócios ou carteiras que estão em vigor, verificando também se os prêmios cobrados foram suficientes para cobrir as despesas decorrentes com sinistros, comissões, pró-labore, administração, entre outras.
• Regulação de sinistros; é o processo pelo qual a companhia de seguros valida os sinistros que deverão ser pagos.
• Resseguro; a técnica de resseguro facilita a subscrição de novos negócios, visto que uma companhia de seguros não deve subscrever riscos que ultrapassem a sua capacidade econômica. Os níveis de retenção, ou seja, o quanto a companhia irá reter em cada negócio, deve ser elaborado em função do cálculo atuarial, considerado a teoria coletiva do risco.
• Margem de solvência; para uma correta apreciação da margem de solvência, é necessário verificar as políticas adotadas pela empresa, desde a área de subscrição de riscos, taxação, constituição de provisões técnicas, despesas administrativas, resseguro, volume de produção e níveis de sinistralidade.  
Por fim, para que uma seguradora melhore sua gestão de risco, além de seguir as políticas mencionadas anteriormente, ela deve também seguir a norma ISO 3100 onde traz diretrizes para o desenvolvimento, implementação e manutenção de processos de gestão de riscos em organizações, garantindo assim a organização e a eficácia na melhoria de sua gestão de riscos.

Outros materiais