Buscar

Via auditiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Via auditiva
· Anatomia da orelha
Temos três orelhas de cada lado que são divididas em orelha externa (pavilhão auditivo- no osso temporal), orelha média e uma orelha interna (conjunto de estruturas relacionadas com a captação de estímulos sonoros (sons) e o sentido vestibular associado a propriocepção –equilíbrio, postura, contração muscula e observação de objetos de interesse).
Há dois sentidos especiais sendo eles a audição (Estrutura: cóclea) e sentido vestibular (Sistema vestibular + componentes)Poro acústico externo
O azul é o território petroso sendo nele localizado a orelha interna e média 
· Externa -> face lateral da cabeça e avançando para o interior do crânio por um poro acústico externo meato/canal acústico
· Média -> cavidade timpânica composta por ossículos da audição, nervoso e dois músculos
· Interna -> protegida pela capsula ótica (labirinto ósseo) 
01. Externa-> constituída por cartilagem elástica
 
· Faz a captação do som e o transmite por um canal até a orelha média, sendo ela composta por duas partes: pavilhão auditivo/orelha e o meato acústico externo
· As glândulas que produzem o serumem são chamadas de sebáceas e ceruminosas
02. Orelha média
Temos os três ossículos da audição: martelo (maior-ligado a membrana timpânica), bigorna e estribo. Esses ossículos irão convertem mecanicamente as vibrações do tímpano em ondas de pressão que são amplificadas no fluido da cóclea/ouvido interno.
Membrana timpânica separa o canal auditivo externo da cavidade da orelha média, e ela que recebe as ondas sonoras e as converte em energia mecânica e amplifica essa energia transmitida a cadeia de ossículos da orelha.
O músculo estapédio se contraiu quando um som de forte intensidade for detectado, este reflexo aumenta a rigidez dos ossículos do ouvido, diminuindo a transmissão e amplificação de frequência baixas e médias. Sendo assim, seu reflexo protege o ouvido interno porém não é eficiente em frequências muito altas.
Podemos encontrar também a estrutura chamada de tuba auditiva, que é um canal que vai conectar a cavidade do ouvido médio ao interior do nariz, possibilitando desta forma a ventilação e o equilíbrio da pressão do ouvido com o ambiente externo.
03. Orelha interna
Formada por escavações no osso temporal, cobertas por membranas e preenchidas por líquido dividido em labirinto anterior e posterior.
Anterior: formado pela cóclea responsável pela audição formado por tubos espiralados
Posterior: formado pelos vestíbulos e canais semicirculares, ligados ao equilíbrio
	Cóclea-> anterior
Composta por três tubos individuais, sendo as escalas/rampas timpânicas, média/coclear e vestibular e todos esses tubos são separados por membranas. A membrana que separa a escala vestibular e a média é tão fina que não oferece obstáculos para a passagem das ondas sonoras e sua função é separar os líquidos das escalas médias e vestibular, pois eles possuem composição química e são importantes para que haja um funcionamento adequado das células receptoras de som. A membrana que separará a escala média da timpânica é chamada de membrana basilar e é uma estrutura resistente que irá bloquear as ondas sonoras. Essa membrana basilar é formada por fibras basilares. Na superfície da membrana basilar localiza-se o órgão de Corti, onde há células nervosas ciliares (C. sensoriais) que são chamadas de membrana tectónica que se apoiam sobre os cílios das C. sensoriais.
Canais semicirculares + vestíbulo -> posterior	
Canais semicirculares são três tubos ósseos ocos dispostos perpendiculares entre si, interconectados e cheios de líquido, endolinfa, que fazem parte do aparelho vestibular da orelha. 
O vestíbulo pode ser conhecido também como labirinto e é responsável pelo equilíbrio
Há nesta parte cinco aberturas dos canais semicirculares que não possuem função auditiva, mas que são importantes para a manutenção do equilíbrio. São 3 canais auditivos em forma de semicírculos que contém líquidos e estão localizados em três planos espaciais, sendo um horizontal e dois verticais. No final de cada canal semicircular existe uma válvula com a forma de uma folha chamada de crista ampular que contém cílios que se projetam de células ciliares semelhantes às maculares.
Entre esses canais semicirculares e a cóclea está uma grande cavidade –vestíbulo- cheia de perilinfa (líquido) e no interior dessa cavidade existem duas bolsas membranáceas contendo endolinfa (líquido) uma chamada utrículo e outra sáculo que contêm células sensoriais agrupadas em estruturas denominadas máculas. As células nervosas dessas estruturas (máculas) projetam cílios sobre uma massa gelatinosa na qual estão localizados minúsculos grânulos calcificados – otólitos/otocônios 
O utrículo e o sáculo comunicam-se através dos ductos utricular e sacular.

Outros materiais