Buscar

Estudo Dirigido Sistema Nervoso pronto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido
1)Como é dividido o SN? (Faça um quadro, tabela ou utilize chaves para montar esta divisão).
Sistema Nervoso Central { Medula Espinhal
 Encéfalo { Bulbo
 	 Ponte
 	 Mesencéfalo
 Cerebelo
 Diencéfalo	
 Hemisférios cerebrais
Sistema Nervoso Periférico {Divisão Somática
 Divisão Autônoma { Simpático
 Parassimpático
 Entérica
2)Quais são as principais diferenças entre a bainha de mielina encontrada no SNC e aquela encontrada no SNP?
As células gliais como os oligodendrócitos e as células de Schwann são responsáveis pela formação das camadas de membrana que envolvem/isolam os axônios. Todo esse envoltório recebe o nome de Bainha de Mielina. A bainha de mielina encontrada do SNC é produzida pelos oligodendrócitos, já aquela encontrada no SNP é produzida pelas células de Schwann. Além disso, um único oligodendrócito contribui para a formação da mielina de vários axônios, enquanto cada célula de Schwann mieliniza apenas um fragmento de um único axônio.
3)Explique o que você entende como a função principal do SN.
O SN permite o organismo interagir de modo adequado com o meio tanto interno quanto externo, ou seja, dentro do corpo e fora dele, de maneira a manter o equilíbrio entre esses meios. É responsável pelo comando, controle e manutenção dos demais sistemas fisiológicos. O SN percebe os estímulos, transmite a diversas partes do corpo e efetua respostas. Inclui os componentes sensoriais (detectam eventos ambientais), integrativos, onde dados sensoriais são processados e armazenados, e outros componentes motores, que geram movimentos e secreções glandulares.
4)Quais são os principais tipos celulares que compõem o sistema nervoso e quais são seus papéis no funcionamento deste sistema?
Neurônios e Células da Glia. 
Os neurônios são as células mais importantes para as funções exclusivas do encéfalo. Percebem modificações no ambiente, comunicam essas informações a outros neurônios e comandam as respostas corporais a essas sensações.
As células da glia contribuem para a função encefálica principalmente por isolar, sustentar e nutrir os neurônios vizinhos. Funcionam, portanto, como uma matriz de suporte estrutural, nutricional, reguladora e protetora.
5)Defina o que é:
a)potencial de membrana. 
É a voltagem através da membrana neuronal em qualquer momento que resulta da separação de cargas elétricas através da membrana celular. Na superfície externa da membrana de um neurônio há excesso de carga positiva. Em contrapartida, próximo à superfície interna há um excesso de carga negativa. Isso se dá, devido a permeabilidade preponderante ao K+ e uma distribuição desigual de Na+, K+, Cl- e de outros ânions orgânicos através da membrana celular, o que resulta em uma diferença de potencial elétrico que é definido como Vm = Vi – Ve, onde Vm, Vi e Ve equivalem ao potencial de repouso da membrana, potencial interno e potencial externo, respectivamente.
b)potencial receptor.
É a mudança local no potencial de membrana ocasionada por um estímulo que pode ser elétrico, térmico, químico ou mecânico, que provoca uma abertura de canais ativados, que por sua vez, pode desencadear uma despolarização ou hiperpolarização da membrana. O potencial receptor representa, pois um sinal de entrada.
c)potencial de ação.
É uma variação do potencial de membrana que ocorre nos axônios dos neurônios, onde se observa uma inversão rápida da situação de repouso (citosol do neurônio se encontra carregado negativamente em relação ao meio externo), de forma que, por um instante, o lado interno da membrana torna-se carregado positivamente com relação ao lado externo.
d)potencial sináptico.
Ocorre quando o potencial de ação no neurônio pré-sináptico induz um pequeno fluxo de corrente iônica para o outro neurônio através da junção comunicante. O potencial de membrana de um neurônio pós-sináptico é modificado pela liberação de uma substância química (neurotransmissor) por um neurônio pré-sináptico, este se difunde e interage com moléculas receptoras na superfície da membrana do neurônio pós-sináptico. Finalmente, as moléculas receptoras transduzem energia potencial química em um sinal elétrico: o potencial sináptico. 
6)Quais são os principais determinantes do potencial de repouso do neurônio?Explique cada um deles.
- Distribuição desigual dos íons através da membrana: o potencial de repouso da membrana resulta da separação de cargas elétricas através da membrana celular. Dos 4 íons encontrados em ambos os lados da membrana, Na+, Ca++, Cl- são mais concentrados do lado externo, já o K+ e outros íons orgânicos negativos do lado interno. Estes fatores dão origem a uma diferença de potencial elétrico que é definido como Vm = Vi – Ve, onde Vm, Vi e Ve equivalem ao potencial de repouso da membrana, potencial interno e potencial externo, respectivamente.
- Permeabilidade preponderante ao potássio (presença de canais iônicos): a maioria dos canais de repouso é permeável ao potássio; esses canais são muito mais permeáveis ao potássio que ao sódio, normalmente cerca de 100 vezes mais permeáveis. O potássio está mais concentrado do lado de dentro da célula e devido a isso tendem a se difundir para fora do neurônio. Como consequência, a superfície externa da membrana acumula carga positiva e a interna, negativa. O potencial de repouso da membrana se dá pelo somatório dos potenciais de equilíbrio do potássio e do sódio. Como a membrana é mais permeável ao potássio, o potencial desta é de -75mV.
- O trabalho da Bomba Na+- K+ ATPase: para que o potencial de repouso da membrana mantenha-se estável, é necessário que a separação de cargas seja constante. Esse trabalho é realizado pela bomba Na+- K+ ATPase que atua expulsando 3 íons Na+ para cada 2 de K+ que retorna para dentro da célula, impedindo assim, que os gradientes de concentração iônica se desfaçam.
7)Explique o que é despolarização e hiperpolarização da membrana celular.
Despolarização: é o processo em que o potencial de membrana torna-se menos negativo (diminui a polaridade negativa). Isso se dá pela abertura dos canais de Na+ voltagem-dependente, com conseqüente fluxo neste íon para o interior da célula.
Hiperpolarização: é o processo em que o potencial de membrana torna-se mais negativo (aumenta a polaridade negatica). Próximo ao fim do potencial de ação, persistindo por algum tempo depois, a membrana fica excessivamente permeável ao potássio. O efluxo excessivo de potássio transfere quantidade imensa de cargas positivas para o exterior da membrana, criando, no interior da célula, negatividade consideravelmente maior do que ocorre nas condições normais. 
8)O que é potencial limiar?
É o potencial de membrana no qual um número suficiente de canais de sódio dependentes de voltagem se abrem, de forma que a permeabilidade iônica relativa da membrana favoreça o sódio sobre o potássio.
9)O que é período refratário absoluto e período refratário relativo?
Período refratário absoluto: Período em que os canais de Na+ voltagem-dependente estão inativos, e por mais que a célula seja estimulada, ela é incapaz de disparar um segundo potencial de ação. 
Período refratário relativo: durante a fase final do potencial de ação, quando a célula começa a se repolarizar, esta é capaz de disparar um segundo P.A., mas para que isso ocorra é preciso que a célula receba um estímulo mais forte do que o normal.
10)Quais íons e quais tipos de canais iônicos são responsáveis pelas fases de despolarização, repolarização e hiperpolarização pós-potencial que são verificadas no PA?
Despolarização: íons Na+ e canais de Na+ voltagem-dependente. Nessa fasea membrana é subitamente permeável ao sódio, permitindo o fluxo deste para o interior da célula, variando o potencial de membrana rapidamente para a positividade. 
Repolarização: íons Na+e K+ e canais de Na+e K+ voltagem-dependente. Após a membrana ter ficado muito permeável ao sódio, os canais de sódio voltagem -dependente começam a se fechar, enquanto que os canais de potássio voltagem-dependente se abrem, permitindo uma rápida difusão de potássio para o meio externo, restabelecendo assim, o potencial normal negativo de repouso da membrana.
Hiperpolarização: íons K+ e canais de K+ voltagem-dependente. Próximo ao fim do potencial de ação, persistindo por algum tempo depois, a membrana fica excessivamente permeável ao potássio. O efluxo excessivo de potássio transfere quantidade imensa de cargas positivas para o exterior da membrana, criando, no interior da célula, negatividade consideravelmente maior do que ocorre nas condições normais. 
11) Qual a importância da bainha de mielina na propagação do P.A.?
A bainha de mielina envolve os neurônios fazendo com que a interação entre as cargas diminua, facilitando desta forma, o deslocamento dessas. Os potenciais de ação só podem ocorrer nos nodo de Ranvier, que é onde os canais não vão estar cobertos bela bainha de mielina. Os P.A. são conduzidos de nodo a nodo, o que é chamado de condução saltatória. Embora os íons não possam fluir através das espessas bainhas de mielina, eles o podem fazer, com facilidade, pelos nodos. Esse tipo de condução que ocorre em neurônios mielinizados faz com que o processo de despolarização salte por longos trechos ao longo da fibra nervosa; esse mecanismo aumenta a velocidade da transmissão neural. A bainha de mielina, portanto, facilita a propagação do impulso nervoso, tornado-a mais rápida, por facilitar o deslocamento das cargas no interior da célula e por fazer com os potenciais de ação sejam conduzidos de forma saltatória.
12) Descreva os eventos pré-sinápticos e pós-sinápticos que ocorrem durante a transmissão sináptica.
No terminal axônico tem outro tipo de canal, o canal de Ca2+ voltagem-dependente. 
Eventos pré-sináptico: O potencial de ação chega no terminal axônico, ou seja, ocorre despolarização. Ocorre a abertura dos canais de Ca2+ voltagem-dependente, provocando o influxo de Ca2+. O influxo de Ca2+ desencadeia o processo de exocitose das vesículas sinápticas, gerando a liberação do neurotransmissor. 
Eventos pós-sinápticos: o neurotransmissor liberado na fenda sináptica chega na terminação pós-sináptica e se liga à moléculas receptoras na superfície da membrana do neurônio pós-sináptico, fazendo com que canais iônicos se abram (ou fechem), desta maneira alterando a condutância e o potencial de membrana da célula pós-sináptica. 
13) O que são nociceptores?
São os receptores sensoriais (receptores da dor) menos diferenciados da pele. Eles são terminações nervosas livres que não tem estruturas periféricas que transduzem ou filtrem o estímulo periférico.

Outros materiais