Buscar

anatomia sistema respiratório

Prévia do material em texto

Estudo 7 - Anatomia Animal e Humana
Aluno: Alisson Pereira Vanzela
Atividade 1:
1. Qual a função do espiráculo em tubarões? Em humanos a primeira bolsa faríngea irá formar qual estrutura?
Originado da primeira bolsa faríngea, geralmente existe um par de espiráculos atrás dos olhos, em ligação á faringe, que, nas espécies bentônicas, permitem a entrada de água sem detritos para as brânquias. Responsável pelo contato do ar ou da água com seu sistema respiratório interno.
O primeiro par de bolsa faríngea origina as tubas auditivas e as cavidades timpânicas nos seres humanos.
2. Quais os tipos de brânquias de uma lampreia, de um tubarão e de um peixe ósseo?
As lampreias apresentam bolsas branquiais; Tubarões possuem brânquias septadas e já nos peixes ósseos apresentam brânquias operculares.
3. Cite outros exemplos de peixes pulmonados.
Atualmente são conhecidas seis espécies de peixes pulmonados, agrupadas em duas famílias, lepidosirenidae e Ceratodontidae. Os lepidosirenídeos estão organizados em dois gêneros, protopterus, na África, com quatro espécies vivas, e o gênero Lepidosiren na América do Sul, com uma única espécie. A família Cerantodontidae possui apenas uma espécie, na Austrália, Neoceratodus fosteri, que é o peixe pulmonado vivo mais primitivo.
Exemplos: Peixe-pulmonado-africano; Peixe-pulmonado-australiano
4. Qual a diferença de peixes fisóstomo e fisoclista?
Os peixes que possuem uma ligação entre o trato gastrointestinal e a bexiga natatória são chamados de fisóstomos, enquanto os que não possuem essa ligação são chamados de fisóclistos. Os peixes fisóstomos são geralmente peixes primitivos ou não especializados que vivem na água doce.
5. Qual a função do aparelho de Weber?
O aparelho de Weber é uma estrutura anatómica que liga a bexiga natatória para o sistema auditivo em peixes pertencem ao superorder Ostariophysi.
Uma outra função da bexiga é a produção de som (comportamentos agressivos ou reprodutivos) e também a recepção de som e pressão. Este som captado pela bexiga é transmitido a orelha interna. Existem ossículos derivados dos processos de vértebras mais craniais que transmitem o som e são chamados de aparelho de Weber.
6. Quais as duas cartilagens que os mamíferos possuem que outros animais não possuem? 
Cartilagem da tireoide e epiglote
7. Cite as partes do sistema respiratório superior e inferior humano.
Sistena respiratório superior: cavidade nasal; faringe e laringe.
Sistema respiratório inferior: traqueia; brônquio principal e pulmão. 
8. Qual a importância dos parabrônquios em aves?
A traqueia das aves se divide em brônquios que se ramificam, no interior dos pulmões, em finíssimos tubos chamados de parabrônquios ou parabronquíolos, que são irrigados por capilares sanguíneos que permitem as trocas gasosas.
Nas aves não existem alvéolos pulmonares (como nos mamíferos), mas, sim, capilares aéreos que partem dos parabronquíolos. O gás oxigênio passa desses capilares para os capilares sanguíneos, ocorrendo, assim, trocas gasosas.
9. Cite os nomes dos sacos aéreos em aves.
Sacos aéreos anteriores e posteriores; saco aéreo cervical; saco aéreo clavicular; torácico caudal; abdominal; craniais; caudais; torácico cranial.
10.Quais as funções dos sacos aéreos em aves?
Os sacos aéreos têm a função de ventilar ar para os pulmões, tanto no processo de inspiração quanto no processo de expiração. Esse auxílio garante à ave um fluxo constante de ar rico em oxigênio, além de diminuir o peso específico do animal, propiciando o voo.
Os sacos aéreos também auxiliam na refrigeração do corpo das aves, pois, como o gasto de energia durante o voo é muito alto, uma grande quantidade de calor acaba sendo liberada. Esse excesso de calor é absorvido pelo ar frio que se encontra no interior dos sacos aéreos, sendo eliminado do corpo através da traqueia.
Atividade 2:
1. Hemicabeça: meato nasal inferior, palato mole, palato duro; meato nasal médio; cartilagem lateral do nariz.
2. Laringe: cartilagem epiglótica; ligamento tireo-hióideo lateral; corno superior da cartilagem tireóidea; cartilagem aritenóidea; traqueia; cartilagem cricóide.
3. Traqueia e Brônquios: anel traqueal; brônquio principal direito; brônquio lobar médio; brônquios segmentares; parede membranácea; brônquio principal esquerdo.
4. Pulmões: hilo pulmão; ápice; fissura oblíqua; face costal; lobo inferior; margem inferior; impressão cardíaca; veia pulmonar inferior; sulco para a aorta.
5. Diafragma: parte costal esquerda do diafragma; parte lombar do diafragma; folheto esquerdo do centro tendíneo; parte externa do diafragma; forame da veia cava inferior.

Continue navegando