Buscar

6ª Lista de Exercícios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Santa Catarina
Centro Socioeconômico
Curso: Graduação em Ciências Econômicas
Disciplina: Introdução a Microeconomia
Docente Responsável: Helberte João França Almeida
Acadêmico: Filipe Scotti
Matrícula: 20200847
6ª Lista de Exercícios
1) O que acontece com a perda ocasionada pelo peso morto e a receita tributária quando um imposto aumenta?
	O peso morto de um imposto sobe mais do que proporcionalmente com o aumento de impostos. Já as receitas tributárias podem aumentar, no início, mas com um aumento expressivo dos impostos, a receita tributária cai, já que os consumidores são desincentivados a consumir sabendo que pagarão valores altos de imposto.
	Resumindo então: quanto maior o valor do imposto, maior o tamanho do peso morto. Já a receita tributária pode crescer com valores baixos e intermediários dos impostos, mas com valores grandes, a receita tributária cai. 
2) Suponha que o governo crie um imposto sobre aquecedores a óleo.
a) O peso morto a que esse imposto deu origem seria provavelmente maior no
primeiro ou no quinto ano após a sua criação? Explique.
	O peso morto seria maior no quinto ano. Isso acontece porque no primeiro ano a elasticidade-preço da demanda é muito baixa, já que as pessoas não se desfazem com rapidez desse equipamento. 
	Porém, com o passar do tempo, as pessoas podem mudar sua fonte de energia, procurando aquecedores mais modernos, elétricos ou a gás, por exemplo. Dessa forma, o imposto terá maior impacto sobre a quantidade, fazendo o peso morto do imposto aumentar com o passar do tempo.
b) A receita arrecadada com este imposto seria provavelmente maior no primeiro
ano ou no quinto ano após a sua criação? Explique.
	A receita seria maior no primeiro ano, já que no começo a demanda é mais inelástica, assim a quantidade não diminui tanto e a receita fiscal é mais alta. Com o passar do tempo e mais pessoas trocam seus aquecedores, a quantidade vendida vai cair, junto com as receitas. 
3) O que significa dizer que as empresas são tomadoras de preços?
	As empresas, e os consumidores também, estão inseridos dentro de um mercado competitivo, repleto de concorrentes e outros participantes. Dessa forma, o poder individual de uma empresa, ou um cliente, para afetar um mercado, é quase nulo. Assim, os compradores e os vendedores em mercado competitivos são obrigados a aceitarem as condições impostas pelo mercado. Eles assim são chamados de tomadores de preços.
4) Porque a maximização de lucro significa que o preço é igual ao custo marginal (em concorrência perfeita).
	A obra Dez Princípios de Economia mostra que as pessoas racionais pensam na margem. Quando o aumento da receita marginal for maior do que o custo marginal, o aumento da produção aumentará o lucro. 
	Importante destacar que a receita é quantidade de dinheiro que uma empresa recebe pelos serviços prestados. Já os custos são os valores dispendidos para que ela possa operar. 
	Assim, podemos conceituar o custo marginal e a receita marginal como mudanças no custo ou na receita quando uma unidade adicional é produzida. A empresa maximiza seu lucro encontrando a relação perfeita onde a receita marginal é igual ao seu custo marginal.
	Um bom exemplo está nas companhias áreas. Os custos marginais de voar mais um passageiro no vôo são irrelevantes até que todos os assentos estejam cheios. A empresa maximiza o seu lucro preenchendo todos os assentos.
5) Por que a soma do excedente do produtor e o excedente do consumidor é maximizado no mercado de concorrência perfeita?
	Importante destacar que o excedente do consumidor está relacionado à curva da demanda, já o excedente do produtor se relaciona a curva da oferta.
	A soma do excedente do produtor e do excedente do consumidor, chamada de excedente total é calculada da seguinte forma: (Valor para os compradores – quantia paga pelos compradores + quantia recebida pelos vendedores – custo para os vendedores.
	Em mercados onde a quantidade de bens que maximiza a soma dos excedentes do consumidor e do produtor, o aumento na quantidade produzida e consumida aumenta o excedente total. Isso é válido até que a quantidade chegue ao nível de equilíbrio. Para quantidades acima do nível de equilíbrio, o valor para o comprador marginal é menor que o custo para o vendedor marginal. Assim, a diminuição da quantidade aumenta o excedente total, até que a quantidade caia para o nível de equilíbrio. Para maximizar o excedente total, é necessário escolher a quantidade onde as curvas de oferta e demanda se cruzam.

Continue navegando