Buscar

O PAPEL DO PROFESSOR E DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O PAPEL DO PROFESSOR E DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PERSPECTIVA DE VYGOTSKY, LEONTIEV E ELKONIN
A Educação Infantil compreende a primeira etapa da Educação Básica onde as crianças são estimuladas por meio de atividades lúdicas, brincadeiras e jogos , tendo como objetivo o desenvolvimento de suas capacidades e potencialidades sociais, emocionais, físicas, cognitivas. Diversos autores desenvolveram teorias sobre o desenvolvimento infantil, sendo muito relevante que o aluno do curso de Pedagogia tenha conhecimento sobre esses conteúdos. Sob a perspectiva de Vygotsky dá-se notoriedade ao papel das relações sociais no desenvolvimento intelectual. Segundo o estudioso, grande parte do desenvolvimento infantil acontece devido às interações com o meio, que determinam o que a criança internaliza. Vygotsky defende que ela é resultante da atividade de cada pessoa e da reflexão que ela consegue fazer a partir daquilo, ou seja, cada aluno é um agente ativo nesse processo. Já na perspectiva de Leontiev temos a Teoria da Atividade que defende uma ligação prática do sujeito com o mundo onde a atividade principal será aquela que norteará as principais mudanças psíquicas no desenvolvimento da criança. Segundo esse teórico, a aprendizagem é uma atividade humana movida por um objetivo, a qual concebe três pontos de relevância: acontece em um meio social; através de uma atividade mediada nas relações entre os sujeitos; e é uma atividade entre o objeto de aprendizagem e o sujeito. Na visão de Elkonin o teórico explica as fases do desenvolvimento individual e torna evidente o papel do adulto, permitindo estabelecer pressupostos para a organização dessa atividade na Educação Infantil. Assim sendo, parece correto afirmar que o desafio proposto à Educação Infantil, que tem como pressuposto o jogo como atividade-guia da criança, é ampliar o conhecimento da criança acerca da atividade humana e das relações sociais, para que esses conhecimentos se transformem em matéria prima para o jogo infantil. Diante de todas essas teorias sobre o desenvolvimento infantil e sobre o papel do professor como mediador mesclando-se também com o texto disponibilizado sobre as propostas de metodologias ativas pode-se deferir que o aluno sempre deve ser protagonista do seu próprio aprendizado e agente ativo do processo de ensino e aprendizagem.
REFERÊNCIAS
ELKONIN, D. B. Característica general del desarrollo psíquico de los niños. In: SMIRNOV, A. A.; LEONTIEV, A. N.; RUBINSHTEIN, S. L.; TIEPLOV, B. M. (Org.) Psicología. México: Grijalbo, 1960.
ELKONIN, D. Problemas psicológicos del juego en la edad preescolar. In: DAVÍDOV, V.; SHUARE, M. La psicologia evolutiva e pedagógica en la URSS. Moscú: Editorial Progresso, 1987a.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

Continue navegando