Buscar

Camillo Boito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ca mill o Boito na sceu em Roma , no di a 30 de o u tu b ro d
Bibliografia
Camillo Boito nasceu em Roma, no dia 30 de outubro de 1836. Primeiro filho do pintor Silvestro Boito, teve como irmão o poeta, libretista e músico Arrigo Boito. 
Desenvolveu seu trabalho em várias áreas do conhecimento se destacando como arquiteto, restaurador, historiador, professor e teórico. 
Em 1858, iniciou a restauração da Basílica dos Santos Maria e Donato, na cidade de Murano, fundamentando sua proposta de intervenção na análise completa dos aspectos de composição formal, técnica e construtiva da edificação, buscando compreender a arquitetura do passado. No ano de 1860, assumiu como professor de arquitetura na Academia de Belas Artes em Brera, Milão. Onde permaneceu até 1909. 
 linhas de restauro defendidos
Como restaurador e teórico, tem um lugar consagrado pela histografia da restauração. Posição moderada entre o Viollet-le-Duc e J. Ruskin, sintetizando e elaborando princípios que se encontram na base da teoria contemporânea de restauração. 
Boito foi um dos responsáveis pela atual teoria de restauração de bens culturais. Busca nas lições de arquitetura do passado subsídios para a criação artística de sua época, sempre questionando o valor cultural dessas lições.
Comparado ao conservadorismo Ruskiniano, em não ofender a originalidade da obra, Boito foi além se permitindo “manipular” a matéria a partir de seu aguçado senso crítico e extremo conhecimento sobre as escolas e os estilos dos objetos restaurados.
Restauração e conservação não são a mesma coisa, sendo, com muita freqüência, antônimas. Os conservadores são tidos como “homens necessários e beneméritos” ao passo que os restauradores são quase sempre “supérfluos e perigosos”.
“Para bem restaurar é necessário amar e entender o monumento... Ora, que séculos souberam amar e entender as belezas do passado? E nós, hoje, em que medida sabemos amá-las e entendê-las?” Camillo Baioto.
Conceitos
Em seu livro “Os Restauradores” (resultado de uma conferência que virou livro) são apresentadas várias experiências sobre restauração. Com sua elaboração crítica do conhecimento da época possibilitou a formulação de conceitos que só vieram a se consolidar no século XX, tal como: “a ênfase dada ao valor documental dos monumentos históricos”.
Referencias
https://www.passeidireto.com/arquivo/58527977/camillo-boito

Outros materiais