Buscar

Marshall

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TESOURA MARSHALLIANA
Preço normal de oferta: o preço cuja expectativa é suficiente para induzir as pessoas à produção de certa quantidade global (preço = CMg)
Definição de mercado: região na qual compradores e vendedores interagem uns com os outros livremente. Os preços dos mesmos bens tendem a se igualar. Condicional a custos de transportes, os mesmos bens terão preços únicos em diferentes localidades (quanto mais perfeito for o mercado, mais verdadeiras são essas afirmações).
Tempo: o ajuste é via quantidade, pois o produtor não controla preços, o que ele sabe é quanto quer produzir para dado preço. A noção de tempo é fundamental para falar de trabalho.
Longo prazo: o custo de produção determina o valor, pois a produção foi ajustada à expectativa de receita.
Curto prazo: demanda é mais importante, pois a disponibilidade de meios materiais e pessoais é fixa, e o aumento marginal da oferta é determinado pela quantidade que os produtores vantagem produzir com mais recursos.
Equilíbrio: maneira de pensar as relações econômicas. Não necessariamente está no mundo ou descreve coisas reais. Estabelece relações causais, ajuda a organizar o pensamento.

Outros materiais