Buscar

Músculos da Coxa e Síndrome Compartimental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O compartimento anterior da coxa contém o músculo sartório e os quatro grandes músculos que formam o quadríceps femoral (reto femoral, vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio). Todos são inervados pelo nervo femoral. Além disso, as extremidades terminais dos músculos psoas maior e ilíaco seguem na direção da parte superior do compartimento anterior, a partir de seus locais de origem, na parede posterior do abdome e pelve. Esses músculos são inervados diretamente por ramos dos ramos anteriores de L1 a L3 (psoas maior) ou pelo nervo femoral (ilíaco), assim que passa sob a parede abdominal.
O compartimento medial da coxa contém seis músculos (grácil, pectíneo, adutor longo, adutor curto, adutor magno e obturador externo). Todos são inervados pelo nervo obturatório, exceto o pectíneo, que é inervado pelo nervo femoral, e parte do adutor magno, que recebe inervação do nervo isquiático.
O compartimento posterior da coxa contém três grandes músculos denominados “músculos do jarrete”. Todos são inervados pelo nervo isquiático.
Na clínica
Síndrome compartimental
A síndrome compartimental ocorre quando há inchaço dentro de um compartimento muscular envolto por fáscia. Causas comuns incluem traumas no membro, hemorragia intracompartimental e compressão do membro. Conforme a pressão aumenta dentro do compartimento, o fluxo sanguíneo dos capilares e a perfusão do tecido são prejudicados, podendo causar danos neurovasculares se não for tratada.
 psoas maior e ilíaco agem sobre a articulação do quadril; sartório e reto femoral agem sobre ambas as articulações (joelho e quadril); e os músculos vastos agem sobre a articulação do joelho.
Iliopsoas — psoas maior e ilíaco
Os músculos psoas maior e ilíaco se originam da parede posterior do abdome e da pelve, respectivamente, e descem em direção à parte superior do compartimento anterior da coxa, através da metade lateral da fenda entre o ligamento inguinal e o osso do quadril 
Embora os músculos ilíaco e psoas maior se originem como músculos separados no abdome e pelve, ambos se inserem por um tendão comum no trocanter menor do fêmur e, juntos, são geralmente referidos como músculo iliopsoas. O iliopsoas é um poderoso flexor da coxa sobre o quadril e pode também contribuir para a rotação lateral da coxa. O psoas maior é inervado por ramos dos ramos anteriores de L1 a L3, e o ilíaco é inervado por ramos do nervo femoral na pelve.

Continue navegando