Buscar

Ciclo Menstrual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ciclo Menstrual
Página 2
	CICLO MENSTRUAL
	Camila Martins - 110
FISIOLOGIA
O hipotálamo faz a produção do GNRH, que atua na hipófise e produz uma série de hormônios, principalmente as gonadotrofinas: LH e FSH, que chegam aos ovários e levam à produção dos dois hormônios femininos mais importantes, o estrogênio e a progesterona.
Tanto as gonadotrofinas quanto o estrogênio e a progesterona podem produzir efeito de feedback positivo ou negativo sob o hipotálamo.
O hipotálamo recebe uma série de estímulos externos, que podem sim afetar o ciclo menstrual (por isso o estresse pode ser capaz de atrasar a menstruação). Existem corpos neuronais localizados no núcleo arqueado e na área pré-óptica medial do hipotálamo, e eles vão ser os responsáveis pela secreção do GNRH.
Esse hormônio vai ser transportado para a hipófise pelo sistema porta-hipotálamo-hipófise.
A hipófise produz uma série de hormônios, mas na ginecologia, em resposta ao GNRH, ela produzirá LH e FSH, liberados em pulsos na corrente sanguínea.
Importante: pulsos de GNRH de alta frequência se correlacionam com o aumento de LH, e de baixa frequência com a elevação do FSH.
Em relação aos ovários, devemos considerar dois tipos de células: as células da Teca e as células da Granulosa. (Teoria das duas células e das duas gonadotrofinas).
· Hipotálamo - GNRH
· Hipófise - LH e FSH
· Ovários - Estrogênio e progesterona
CICLO OVARIANO
É dividido em duas partes: a parte folicular e a parte lútea.
Começamos com um oócito, o folículo vai se desenvolvendo e aumentando, um deles vai ser o dominante e ser o responsável pela ovulação. Depois da ovulação, esse folículo principal se transforma em corpo lúteo (que produz uma série de hormônios), e depois acaba regredindo, formando o corpo albicans.
Fase folicular
Principalmente devido ao estímulo do FSH, vários folículos vão se desenvolver. No início do ciclo, há uma baixa de estrogênio e de progesterona devido ao colapso do corpo lúteo do ciclo anterior, mas há o aumento do FSH (Hormônio Folículo Estimulante) -> com o desenvolvimento dos folículos, começa a ser produzido o estrogênio. As células da granulosa crescem e aumenta a concentração sérica do estradiol.
No final dessa fase, em que vários folículos de desenvolvem, um vai se destacar: o denominado folículo dominante.
Até então, o estradiol produzido pelos folículos produz um feedback negativo nas gonadotrofinas (LH e FSH estão diminuindo) - mas quando ultrapassa certo limite de estradiol, ele passa a fazer um feedback positivo que leva ao aumento das gonadotrofinas, principalmente do LH.
Esse pico de LH faz com que o oócito faça a primeira divisão meiótica -> ele é liberado 36 horas após o pico do LH, sob a forma de ovulação.
Fase lútea
O folículo dominante que liberou o óvulo vai formar o corpo lúteo.
O corpo lúteo produz principalmente a progesterona. Essa fase lútea costuma ter uma duração mais fixa, de 14 dias, que é o tempo de vida do corpo lúteo caso o oócito não seja fecundado.
Quando o oócito não é fecundado ocorre a diminuição de LH, estrogênio, progesterona e inibina -> isso causa o colapso do corpo lúteo. Essas diminuições servem como estímulo para o aumento do FSH, que é o principal hormônio do começo do próximo ciclo.
CICLO ENDOMETRIAL
Também é dividido em duas fases: a proliferativa e a secretora.
Começa logo após a menstruação a fase proliferativa, no 14º dia ocorre a ovulação e se dá início à fase secretora.
Fase proliferativa
O aumento da produção de estradiol estimula uma proliferação endometrial, com aumento de glândulas e espessamento do tecido.
Fase secretora
Nessa fase, o endométrio é preparado como se fosse para receber uma gestação. Existe um desenvolvimento vascular, secreção glandular e espessamento endometrial. Caso o oócito não seja fecundado, ocorre um vasoespasmo das artérias espiraladas que vão levar à isquemia e à descamação do endométrio não fecundado (menstruação).
TEORIA DAS DUAS CÉLULAS
Divisão da produção de hormônios sexuais (masculinos e femininos) pelos ovários, e onde ocorrerá esse processo.
Células da Teca
Recebem o estímulo do LH e produzem androgênios.
Através do precursor, que é o colesterol, elas produzem os hormônios masculinos.
Mnemônico: TELHA (Teca - LH - Androgênio).
Células da Granulosa
Recebem o estímulo do FSH, que ativa a aromatase (função de converter os androgênios em estrogênio perifericamente). A aromatase converte a testosterona e a androstenediona em estrona e estradiol.
(Em um útero normal há mais FSH do que LH, enquanto na SOP ocorre a inversão).

Outros materiais