Buscar

leitura para compreensão de textos e filosofia

Prévia do material em texto

Leitura para compreensão da Filosofia
Em primeiro lugar, um pouco de contexto. Tenha em mente que quando você está lendo filosofia, o que você está realmente fazendo é tentar entender um texto escrito. Isso é muito diferente de outras formas de leitura, como – digamos – percorrer a página de um jornal para coletar informações ou ler um romance para desfrutar de uma boa história. A leitura filosófica é um exercício de compreensão e deve ser tratada como tal.
Filosofia é discutir
A escrita filosófica é uma escrita persuasiva. Quando você lê uma peça filosófica, está lendo a opinião de um autor que está tentando persuadi-lo da plausibilidade ou implausibilidade de uma posição. Você vai comprar a posição do autor? Para decidir, você precisa entender totalmente as ideias apresentadas e as estratégias retóricas empregadas.
Sem pressa para ler
Os escritos filosóficos são densos e difíceis. Ao ler, estabeleça metas realistas. Embora a leitura de uma página de um romance possa levar apenas trinta segundos, algumas páginas de filosofia exigem pelo menos dez minutos ou mais.
Qual é o ponto principal
Antes de realmente começar a ler, dê uma olhada no artigo ou texto, para ter uma noção do ponto principal que o autor está tentando fazer e da estrutura da peça,do texto ou artigo. Se for um ensaio, leia o primeiro e o último parágrafos na íntegra. Se for um livro, olhe para o índice e leia os comentários iniciais. Depois de ler , você estará mais bem equipado para mergulhar e ler todo o texto de maneira inteligente.
Faça anotações após ler
Mantenha um lápis e um marcador de texto com você e marque o que lhe parecer as passagens cruciais: onde a tese principal se apresenta; onde os conceitos-chave se situam; onde os principais argumentos ou então razões são fornecidos. .
Pense criticamente
Sua tarefa como leitor de filosofia não é apenas receber informações, como faria com um livro de biologia: você está se envolvendo com uma discussão. Você pode concordar ou discordar – mas de qualquer forma, você precisa saber por que formou uma opinião específica. Durante a leitura, procure falhas no argumento do escritor e marque-as. Se você está lendo para uma aula, quase certamente precisará escrever ou falar sobre sua resposta ao argumento do escritor.
5 temas de filosofia que caem sempre no ENEM
Para quem não sabe, muitos temas de filosofia são pautados no ENEM e em vestibulares do Brasil. A matéria está no escopo do ensino médio do País e por isso diversos de seus assuntos são cobrados na parte de humanidades.
Além disso, estudar filosofia, seus conceitos e os principais pensadores, é algo muito valioso para dominar a retórica e argumentação. Ambos são elementos indispensáveis para escrever boas redações.
Conheça a seguir o que é importante vocês estudar sobre filosofia para se dar bem nas próximas avaliações.
1. Ética justiça
A ética é uma área da filosofia voltada para a reflexão sobre os princípios que direcionam as ações, ou seja, uma discussão sobre a moral. Ela pretende ser universal e descreve princípios que orientam o comportamento.
A moral trata dos valores e costumes estabelecidos na sociedade, sendo determinada pela cultura. Aquilo o que é considerado moral em algumas comunidades pode ser inadequado (amoral) para outras.
Os assuntos de filosofia política são comuns para a Filosofia e a Sociologia. 
2. Natureza do Conhecimento
Teoria do conhecimento (ou epistemologia) é o ramo da filosofia que estuda a capacidade humana de conhecer a realidade. Os filósofos desta área tentam compreender a origem da Natureza e das mudanças.
Muitos filósofos tratam da Teoria do Conhecimento ao longo dos séculos. Entre os mais conhecidos, destacam-se Platão e Aristóteles – da Antiguidade grega -, John Locke, Francis Bacon e Immanuel Kant da Idade Moderna.
Para o pensamento de Sócrates, a verdade seria conhecida afastando-se das ilusões perpetuadas pelos sentidos.
A alegoria (ou mito) da caverna de Platão é muito importante para o Enem e os vestibulares.
3. Democracia e Cidadania
Cidadania é o exercício pleno de direitos em todos os espaços da vida social, ou seja, a garantia da sobrevivência material em condições dignas, a participação livre na vida política e o acesso à educação e à cultura.
A democracia garante a igualdade aos indivíduos e a participação nas decisões políticas por meio de representantes que dão voz ao povo. Estude a Grécia Antiga e pensadores como Sócrates.
4. Filosofia Contemporânea
A filosofia contemporânea surgiu com a Revolução Francesa em 1789. Esse período contempla os séculos XVIII, XIX e XX. A época marca a consolidação do capitalismo e a exploração do homem, causando uma grande desigualdade social.
Algumas correntes surgiram nessa época entre elas a Indústria Cultural e a Escola de Frankfurt. Os principais pensadores dessa época eram Friedrich Hegel, Karl Marx, Friedrich Nietzsche, Ludwig Feuerbach, Soren Kierkegaard, entre outros.
5. Filosofia Moderna
A filosofia moderna nasceu no século XV junto com a Idade Moderna. Suas principais vertentes são o racionalismo,que está relacionado com a razão humana e o empirismo, que se baseia na experiência. imagem para ilustrar o post com questões de filosofia
O principal pensador é René Descartes, sendo inclusive o filósofo que mais é cobrado no Enem.
Descartes deu início à filosofia moderna quebrando os paradigmas medievais e desvinculando a filosofia da religião. Assim é o pai do racionalismo. Além dele também existiram grandes filósofos como Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes, Immanuel Kant, entre outros.
4 pensadores gregos para você citar na redação do ENEM
Frases e conceitos de filósofos importantes podem ser usados para embasar argumentos na dissertação
Estudiosos e pensadores gregos encontraram respostas para muitos questionamentos humanos. Também foram os responsáveis por descobertas em diversas áreas do conhecimento.
Por isso, eles são uma referência para tratar de variados temas, afinal, seus conceitos, pensamentos e estudos conseguem embasar argumentos de forma.
Sendo assim, você pode conhecer os principais para deixar a redação do ENEM mais fundamentada, algo que é excelente para alcançar uma boa nota. Os corretores adoram dissertações que têm uma base teórica.
Selecionamos quatro pensadores gregos que podem ser usados por você na redação!
Tales de Mileto
Tales de Mileto (624 a.C.-558 a.C.), filósofo, matemático e astrônomo, trabalhou para provar a existência de um “princípio único” que, para ele, era a água. Esse bem originaria todas as demais coisas. Enfrentou a discordância de muitos colegas da classe por manter esse pensamento.
Além disso, encabeçou a teoria da presença divina em todos os elementos da natureza.
Sócrates
Um dos expoentes da filosofia clássica grega, Sócrates teve suas obras disseminadas graças a seus alunos Platão e Xenofontes. Sua crença principal é acerca da limitação da sabedoria humana pela ignorância. “Só sei que nada sei” é uma de suas frases icônicas.
Seu legado permeia também o incentivo a decisões tomadas a partir do debate e diálogo. Era a favor do processo da dialética, no qual a verdade é obtida após perguntas e respostas.
Platão
Um dos mais famosos pensadores gregos, o filósofo Platão fundou a Academia de Atenas, considerada a primeira universidade do Ocidente. Foi aluno de Sócrates e Aristóteles e é conhecido por seus diálogos dicotômicos, entre o mundo das ideias e o da inteligência.
Uma de suas crenças é que a alma é imortal. Seu diálogo mais famoso é A República, de onde sai a alegoria célebre o Mito da Caverna.
Epicuro
Por fim podemos citar Epicuro, um dos pensadores gregos do período helenístico seguidores dos conceitos de Platão.
Seu objetivo principal era alcançar a felicidade, estado que se caracteriza pela aponia, ou seja, a ausência de dor (física) e ataraxia, que significa alma sem perturbações. Embasou grande parte de seu pensamento na natureza dos seres vivos, que se aproximam dos prazeres da vida buscando se afastar das angústias.

Continue navegando