Buscar

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO - ATIVIDADE 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PERGUNTA 1
Assim como os processos de fabricação evoluíram devido ao surgimento de novos materiais, as ferramentas também precisaram acompanhar essa evolução, disponibilizando no mercado ferramentas mais robustas, capazes de atuar com altas velocidades de corte, capazes de suportar altas temperaturas, capazes de serem substituídas sem influenciar no processo. As ferramentas comumente encontradas no processos de usinagem são: ferramentas de Aço ao carbono; ferramentas de Aço rápido; ferramentas de metal duro e ferramentas de cerâmica.
Sobre a composição das ferramentas de Aço rápido, além do Carbono (C), assinale a alternativa que indica quais são os outros elementos da sua composição:
	Enxofre (S), Fósforo (P), Vanádio (V), Cobalto (Co), Chumbo (Pb) e Silício (Si).
	Tungstênio (W), Manganês (Mn), Vanádio (V), Silício (Si), Fósforo (P) e Boro (B).
	Enxofre (S), Silício (Si), Vanádio (V), Chumbo (Pb), Cromo (Cr) e Boro (B).
X	Tungstênio (W), Molibdênio (Mo), Vanádio (V), Cobalto (Co), Cromo (Cr) e Boro (B).
	Manganês (Mn), Molibdênio (Mo), Silício (Si), Cobalto (Co), Chumbo (Pb) e Enxofre (S).
PERGUNTA 2
O processo de fabricação por usinagem refere-se a uma operação que confere à peça uma forma (formato), dimensões ou acabamento superficial adequados ao projeto, ou ainda uma combinação, realizados manualmente ou em máquinas operatrizes. Esta operação que é realizada utilizando-se uma ferramenta de corte gera o cavaco.
Neste sentido, assinale a alternativa que indica como o cavaco pode ser definido:
	Uma porção de material da peça adicionada pela ferramenta, caracterizando-se por apresentar forma irregular.
	Uma porção de material da peça retirada pela ferramenta, caracterizando-se por apresentar forma regular.
	Uma porção de material da ferramenta retirada pela peça, caracterizando-se por apresentar forma regular.
	Uma porção de material da peça adicionada pela ferramenta, caracterizando-se por apresentar forma regular.
X	Uma porção de material da peça retirada pela ferramenta, caracterizando-se por apresentar forma irregular.
PERGUNTA 3
Leia o trecho a seguir:
Nos processos de usinagem ocorre geração de calor devido ao atrito da ferramenta com a peça, e este calor pode ser prejudicial para a ferramenta, para a peça e para o operador. Visando minimizar estes problemas, utiliza-se nos processos de usinagem fluidos de corte, em sua grande maioria, líquidos que devem ser capazes de refrigerar, lubrificar, proteger contra a oxidação e limpar a região da usinagem.
Como refrigerante, o fluido atua sobre _______________ evitando que ela atinja temperaturas muito altas. Como lubrificante, o fluido facilita o deslizamento _______________ . Como protetor contra oxidação ele protege ______________ .
Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas:
X	A ferramenta; do cavaco sobre a ferramenta; a peça, a ferramenta e o cavaco.
	O cavaco; do cavaco sobre a peça; a peça, o cavaco e o operador.
	A ferramenta; da ferramenta sobre a peça; a ferramenta, a peça e o cavaco.
	A peça; do cavaco sobre a ferramenta; a peça, a ferramenta e o operador.
	A peça; da ferramenta sobre a peça; a peça, a ferramenta e o operador.
PERGUNTA 4
Os fluidos de corte utilizados nos processos de usinagem podem ser sólidos, líquidos e gasosos. A preferência pelos líquidos ocorre porque os gases só refrigeram e os sólidos apenas reduzem o atrito, já os líquidos refrigeram e reduzem o atrito. Sabe-se que os fluidos líquidos se dividem em três grandes grupos: Óleos de corte integrais; Óleos emulsionáveis ou solúveis e; fluidos de corte químicos ou sintéticos.
O grupo formado por Óleos minerais (derivados de petróleo), Óleos graxos (origem animal ou vegetal), Óleos sulfurados (com enxofre), que não se misturam com água, compõem qual(is) grupo(s)?
	Compõem apenas o grupo dos Óleos emulsionáveis ou solúveis
	Compõem o grupo dos Óleos emulsionáveis ou solúveis e os fluidos de corte químicos
X	Compõem apenas o grupo dos Óleos de corte integrais
	Compõem o grupo dos Óleos de corte integrais e emulsionáveis ou solúveis
	Compõem apenas o grupo dos fluidos de corte químicos ou fluidos sintéticos
PERGUNTA 5
São muito os tipos de cavacos, por isso adotam-se uma classificação mais simples, onde são dispostos em três grandes grupos: Cavaco contínuo; Cavaco contínuo com APC (Aresta Postiça de Corte) e; Cavaco descontínuo.
A figura a seguir representa a classificação citada.
Ilustração: Classificação mais simples - Tipos de cavacos (Machado, 2011 pág 67)
Desses modelos, assinale a alternativa de qual(is) é(são) indesejável(is) porque podem causar acidentes além de danificar a superfície usinada.
X	O cavaco contínuo e o cavaco contínuo com APC.
	O cavaco descontínuo.
	O cavaco contínuo e o cavaco descontínuo.
	O cavaco contínuo com APC.
	O cavaco contínuo.
PERGUNTA 6
As peças usinadas devem atender as especificações descritas no desenho técnico como o grau de acabamento superficial. O parâmetro de maior relevância para acabamento superficial é o avanço de corte. No torneamento, este avanço é definido em função do raio da ferramenta através do seguinte cálculo:
 smax = v(Rt x 8 x re)/1000
Onde:
smax = avanço máximo [mm/rot];
Rt - rugosidade [µm];
re = raio da ponta da ferramenta [mm].
Conhecendo-se o raio da ferramenta = 0,8mm, Rt = 10µm, assinale a alternativa correta que indica o avanço máximo:
X 	0,25 mm/rot.
	0,64 mm/rot.
	0,20 mm/rot.
	0,10 mm/rot.
	0,15 mm/rot.
PERGUNTA 7
No processo de usinagem, o desgaste da ferramenta, os esforços de corte, o calor gerado na usinagem, a penetração do fluido de corte, são resultados da geração do cavaco que em condições normais de trabalho passam pelas etapas de recalque inicial, deformação, ruptura e saída do cavaco.
Porque o fenômeno da formação do cavaco, nas condições normais de trabalho é periódico?
	as fases de recalque, deslizamento ou deformação, ruptura e saída do cavaco para cada pequena lamela de material a ser removida permanecem iguais até o fim da usinagem.
X	as fases de recalque, deslizamento ou deformação, ruptura e saída do cavaco para cada pequena lamela de material a ser removida repetem-se até o fim de cada ciclo.
	as fases de recalque, deslizamento ou deformação, ruptura e saída do cavaco para cada pequena lamela de material a ser removida não se repetem até o fim da usinagem.
	as fases de recalque, deslizamento ou deformação, ruptura e saída do cavaco para cada pequena lamela de material a ser removida repetem-se até o fim do turno da usinagem.
	as fases de recalque, deslizamento ou deformação, ruptura e saída do cavaco para cada pequena lamela de material a ser removida repetem-se nos diferentes materiais.
PERGUNTA 8
Leia o caso hipotético a seguir:
Durante a usinagem convencional por fresamento tangencial observa-se trepidações no processo e risco de quebra na ferramenta. Preocupado, o operador aborta o processo a procura da(s) causa(s) que estariam provocando aqueles efeitos. Descobre que o problema estava relacionado ao processo de fresagem tangencial que estava usando porque existem dois tipos de fresagem tangencial: a fresagem concordante e a fresagem discordante.
Neste sentido, sobre o processo que o operador estava usando, e porque ele prejudica o acabamento da peça e oferece risco de quebra da ferramenta, assinale a alternativa correta:
	O operador estava utilizando o processo concordante porque na usinagem tangencial em fresadora convencional não existe folga no avanço da mesa, e como neste processo a ferramenta tende a puxar a peça a máquina não pode ter jogo ou folga no avanço
X	O operador estava utilizando o processo concordante porque na usinagem tangencial em fresadora convencional existe folga no avanço da mesa, e como neste processo a ferramenta tende a puxar a peça a máquina não pode ter jogo no avanço, ou seja, folga.
	O operador estava utilizando o processo discordante porque na usinagem tangencial em fresadora convencional não existe folga no avanço
da mesa, e como neste processo a ferramenta tende a puxar a peça a máquina não pode ter jogo ou folga no avanço
	O operador estava utilizando o processo discordante porque na usinagem tangencial em fresadora convencional existe folga no avanço da mesa, e como neste processo a ferramenta tende a puxar a peça a máquina não pode ter jogo no avanço, ou seja, folga.
	O operador estava utilizando o processo discordante porque na usinagem tangencial em fresadora convencional existe folga no avanço da mesa, e como neste processo a ferramenta não tende a puxar a peça a máquina pode ter jogo no avanço, ou seja, folga.
 
PERGUNTA 9
Nos processos de usinagem com máquinas convencionais existem três movimentos essenciais para a geração/remoção do cavaco. São eles: movimento de corte, movimento de avanço e, movimento de profundidade. O movimento de corte se refere a rotação da peça ou da ferramenta e os demais movimentos estão relacionados ao deslocamento da ferramenta longitudinal e transversal ou de profundidade.
Neste sentido, assinale a alternativa que indica as responsabilidades respectivamente desses movimentos:
	pela geração da largura, do comprimento e da espessura do cavaco.
	pela geração da espessura, da largura e do comprimento do cavaco.
X	pela geração do comprimento, da espessura e da largura do cavaco.
	pela geração do comprimento, da largura e da espessura do cavaco.
	pela geração da espessura, do comprimento e da largura do cavaco.
PERGUNTA 10
Ao analisar o desenho do produto, identificou-se a presença de estrias, rasgos, rebaixos e chanfros, assim, o processo de usinagem selecionado para usinar a peça possui, capacidade de cortar o material através de uma ferramenta de corte que produz movimentos retilíneos alternativos; Possibilidade de girar e travar em qualquer ângulo o conjunto no qual está o porta-ferramenta; Realizar operações de desbaste e de acabamento.
Neste sentido, assinale a alternativa que indica o processo selecionado:
	O serramento.
X	O aplainamento.
	O torneamento.
	O brochamento.
	O fresamento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina