Buscar

JOGOS OLÍMPICOS_AULA 12_08_2021

Prévia do material em texto

JOGOS OLÍMPICOS
PROFESSORA VIVIANNE BARROS
ESTADO DO CEARÁ
Prefeitura Município de Guaraciaba do Norte
Secretaria de Educação
CREF5 010248 G/CE
EDUCAÇÃO FÍSICA
Introdução
Considerado o maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos têm como objetivo estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes. Como já dizia o Barão de Coubertin (Pierre de Coubertin), considerado o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, “o importante não é vencer, mas competir. E com dignidade”. Elas acontecem de quatro em quatro anos e são divididas entre Jogos Olímpicos de Verão e Jogos Olímpicos de Inverno (que ocorrem com dois anos de diferença entre si).
O termo no singular – Olimpíada – também costuma ser utilizado para se referir ao hiato de quatro anos existente entre duas edições dos Jogos Olímpicos.
O principal objetivo das Olimpíadas e fomentar a união entre todas as nações do planeta, assim como sugere os Anéis Olímpicos, um dos principais símbolos das Olimpíadas.
As Olimpíadas são carregadas de ritos tradicionais como o translado da tocha, o acendimento da pira olímpica, a entrega das medalhas, as cerimônias de abertura e de encerramento, entre outros.
ORIGEM
País : Grécia Antiga 
Causa: Homenagem ao Deuses ( ZEUS)
Realização dos primeiros Jogos Olímpicos: 776 AC atletas de diferentes cidades-estados da Grécia deixavam seus conflitos de lado, para a participarem das disputas.
Cidade: Olímpia 
Participação: Participavam das competições cidadãos gregos livres, que não haviam cometido nenhum tipo de crime. As mulheres eram impedidas até mesmo de assistirem aos jogos, exceto as sacerdotisas de Dêmetra. Todavia criaram uma competição própria para elas, realizada anteriormente a dos homens na mesma cidade sede, era conhecida como Heraea, nome dado em homenagem a esposa de Zeus, Hera.
Na era moderna 1900: Primeiros Jogos Olímpicos com participação de atletas do sexo feminino. Foi somente a partir das Olimpíadas de Londres (1948) que as provas de natação começaram a ser realizadas em piscinas.
Desportos: Atletismo, boxe, luta, corrida de cavalo e pentatlo
Prémio: Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.
Fim dos Jogos Olímpicos: 392 DC 
Causa: domínio dos romanos
Os gregos buscavam através dos Jogos Olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades da civilização grega. Mas por um período os Jogos Olímpicos não aconteceram. Isso aconteceu quando os romanos invadiram e dominaram a Grécia no século II, muitas tradições gregas, entre elas as Olimpíadas, foram deixadas de lado. No ano de 392 d.C., os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.
MITOLOGIA
Mitologicamente, a origem das Olimpíadas conta a lenda que o herói grego Hércules (ou Héracles), filho do deus Zeus com uma humana, para comemorar o cumprimento do primeiro de seus Doze Trabalhos, inaugurou uma festa na cidade de Olímpia em homenagem a seu pai. Tal festa ficou caracterizada pelas competições de jogos esportivos, que levavam em conta o desempenho de força, velocidade, beleza de movimentos etc.
Além dessa narrativa mítica, há outras históricas, mas que são também envoltas em mistérios. É o caso do grego Corobeu, que, conta-se, no ano de 776 a.C., Após um grande temporal arrasar com a sede dos jogos, a única prova que se concretizou , foi a corrida. O cozinheiro Coroebus de Elis concluiu a distância de 192,27 metros e foi o primeiro atleta a vencer em Olímpia, cidade que originou o nome da competição.. Esse teria sido, em todo caso, o marco da origem do esporte olímpico conhecido como atletismo.
EVOLUÇÃO DOS JOGOS
Fundador: Pierre de Fredy, barão de Coubertin (1863-1937)
Foram necessários cerca de 1.500 anos para que alguém tivesse a idéia de resgatar uma competição nos moldes das Olimpíadas dos gregos antigos. Coube a um pedagogo e historiador francês a tarefa de levar adiante o sonho de que o mundo pudesse juntar-se de tempos em tempos em um grande evento esportivo
 Reunião:1894 
 Objetivo: reviver a antiga tradição grega ( unir os povos)
 Fundação da C.O.I (Comité Olímpico Internacional):1984 
 Primeiros Jogos Modernos: 1896 
 País: Grécia 
 Cidade: Atenas 
Juramento: Em nome de todos os participantes, juro que seremos reais competidores durante Os Jogos Olímpicos e que respeitaremos as normas dos Jogos. A nossa participação caracteriza-se por uma mente cavalheiresca para a maior honra das nossas equipas e glória dos Jogos”.
Monumento em homenagem a Pierre de Coubertin em Atlanta, sede das Olimpíadas de 1996
Além de refletir o poder transformador do esporte neste evento que defende uma proposta de paz, também estimulam a prática de esportes para manter a saúde em dia e ter mais qualidade de vida. Por isso os Jogos Olímpicos são importantes principalmente por despertarem o interesse da população pelas práticas esportivas. O hábito de praticar um esporte com regularidade traz diversos benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Além disso, passa uma mensagem de união entre as nações. Mesmo que elas compitam entre si, há um espírito de fraternidade entre os atletas de todo o mundo.
IMPORTÂNCIA
TÓQUIO 2020/2021
Dia 24 de julho de 2020, a expectativa era ver fogos cortando o céu de Tóquio e mais de 11 mil atletas de 204 países desfilando pelo Estádio Olímpico. Uma pandemia de coronavírus se espalha pelos cinco continentes, a 32ª edição das Olimpíadas é a primeira da Era Modera a ser adiada;
 Devido à pandemia do novo Coronavírus, a Olimpíada de 2020 em Tóquio, no Japão, precisou ser adiada. O Japão será o primeiro país do continente asiático a receber a competição por duas vezes. 
Já a Olimpíada de 2024 será realizada em Paris, na França.
 Em 2021, os Jogos Olímpicos foram no Estádio Olímpico de Tóquio, no Japão e, o evento, aconteceu de 23 de julho a 8 de agosto. Já as Paraolimpíadas vão começar no dia 24 de agosto; 
 Vão participar dos jogos cerca de 11 mil atletas, espalhados por 204 países que serão divididos em 46 modalidades esportivas
MASCOTE
 As mascotes olímpicas são personagens (geralmente animais nativos) que representam a cultura do país anfitrião dos Jogos Olímpicos. Desde os Jogos Olímpicos de Inverno de 1968, em Grenoble, toda edição dos Jogos possui pelo menos uma mascote. A mascote mais conhecida dos Jogos Olímpicos foi o urso Misha, dos Jogos Olímpicos de Verão de 1980, em Moscou. Misha foi usado extensivamente durante as cerimônias de abertura e encerramento, virou desenho animado e apareceu em diversos produtos. Atualmente, uma boa parte do merchandising dos Jogos é voltado para o uso das mascotes, focando principalmente o público jovem.  Primeiro mascote oficial da história dos Jogos Olímpicos, Waldi é a figura de um cachorro da raça dachshund, bastante popular na região da Bavaria e famoso pela resistência, pela tenacidade e pela agilidade.
MODALIDADES OLÍMPICAS
MODALIDADES PARALÍMPICAS
Pictogramas das 22 modalidades das Paralimpíadas - sendo o ciclismo representado por dois desenhos
MODALIDADES NOVAS
Constantemente, são acrescidas novas modalidades nas Olimpíadas. Nas olimpíadas de Tóquio, 2021, no total são 46 modalidades. Há muitas modalidades que ficam de fora, na maioria das vezes, por não cumprirem as regras do Comitê Olímpico Internacional (COI). Por exemplo: o esporte precisa estar regulamentado por uma associação internacional. Também deve haver um número mínimo de países e continentes em que ele deve ser praticado profissionalmente, tanto por homens quanto por mulheres.
BRASIL EM TÓQUI 2020/2021
ATIVIDADE ( COPIAR E RESPONDER NO CADERNO)
1- Localize as seguintes informações no texto:
a) Segundo a mitologia grega, ele criou os jogos olímpicos: ____________________
b) Deus homenageado com a criação dos jogos olímpicos:______________________
c) Lugar relacionado à origem do termo Olimpíadas:_________________________
d) Razão da trégua sagrada em toda a Grécia._______________________________2-De acordo com o texto, o que são necessários para uma modalidade esportiva tornar-se numa competição oficial dos jogos olímpicos? Que esportes entraram em Tóquio?
3- Onde surgiu as olimpíadas e de quanto em quanto tempo elas são realizadas?
4-Qual o principal objetivo das olimpíadas?
5- Qual modalidade você gosta mais? Tem acompanhado os jogos na tv e rede sociais?
6- Quem foi Barão de Coubertin (Pierre de Coubertin) ?
7-Se as olimpíadas fossem no seu bairro quais seriam as modalidades? Escolha jogos , brincadeiras e esportes que tenham na seu bairro ou que você goste de praticar e desenhe pelo menos 3 modalidades.
8-Pesquise na internet os símbolos olímpicos e seus significados.
BONS ESTUDOS!
9-
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA VIVIANNE BARROS
PRÁTICAS CORPORAIS PARA REALIZAR EM CASA 
( SUGESTÕES) 
ESTADO DO CEARÁ
Prefeitura Município de Guaraciaba do Norte
Secretaria de Educação
CREF5 010248 G/CE
Orientações:
1°Leia as instruções com calma e atenção, observe as imagens e façam as atividades.
2° Sugestões de atividades práticas para você realizar em casa com segurança.
3° Desafio – Quando tiver realizando as atividades faça um vídeo curto ou fotografe e envie no meu privado, comprovando que você realizou os exercícios.
Obs.: Os registros comprovam e valem a frequências e pontos extras para nota de participação.
 
LEITURA INFORMATIVA
Referências:
ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição). Guia para uma alimentação saudável em tempos de covid-19. 2020.
UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Orientações nutricionais para o enfrentamento do COVID-19. 2020
LEITURA INFORMATIVA
 1- Aumente o consumo de frutas e legumes, pelo menos 5 porções por dia. Esses alimentos são ricos em vitamina A e C, além de antioxidantes, que ajudarão a combater infecções.
 2- Evite consumir alimentos ultra processados, os industrializados em geral (biscoitos, sorvetes, refrigerantes etc), pois são ricos em sal, açúcar, aditivos químicos, corantes, conservantes e gorduras, aumentando o risco de deficiência nutricional, além de estar associada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas, que podem agravar o quadro dos pacientes com Coronavírus.
 3- Hidratação é fundamental! Beba pelo menos 2 litros de água por dia. A água também contribui para o funcionamento do sistema imunológico. Se você não tem o hábito de tomar água, tenha uma garrafinha sempre por perto, coloque o alarme do celular pra lembrar, saboreie a água c/ frutas (laranja, limão, morango), especiarias (cravo, canela, anis), hortelã, etc.
 4- Planeje suas compras. Assim você garante a disponibilidade dos alimentos e evita sair de casa com frequência. Mas compre apenas o que for necessário para evitar o desperdício de alimentos e economizar. Sempre priorize as frutas e verduras da estação, devido ao melhor preço, maior frescor e disponibilidade.
 5- Higienize corretamente os alimentos.  Antes de guardar nos armários, os insumos adquiridos no supermercado devem ser higienizados. Lave as embalagens com água e sabão e borrife álcool 70% ou solução clorada. Retire frutas, verduras e legumes das embalagens e armazene em fruteiras. Se for para a geladeira, higienize antes. Armazene em potes ou sacos próprios para refrigeração. Antes de consumir frutas, verduras e legumes crus, lave em água corrente e deixe de molho por 10 a 15 minutos com hipoclorito de sódio. (Para 1 litro de água, utilize 1 colher de sopa de água sanitária. Verifique no rótulo do produto se a água sanitária é própria para alimentos).  Após deixar de molho, enxague com água corrente.
 6- Conserve os alimentos a temperaturas seguras a fim de evitar a contaminação. Durante o cozimento, os alimentos devem atingir 70ºC para eliminar o Coronavírus e outros patógenos. Portanto, o alimento deve estar bem cozido. Após o cozimento, refrigere rapidamente alimentos perecíveis ou cozidos. Sobras de comida não devem ser armazenadas na geladeira por mais de 3 dias.
 7- Cozinhe em família. Aproveite o confinamento para cozinhar em família. Inclua as crianças na  preparação das refeições. Assim eles aprenderão hábitos alimentares saudáveis desde pequenos.  Só não compartilhe utensílios como copos, pratos, talheres, xícaras. Cada um deve ter o seu.
  
 
LEITURA INFORMATIVA
LEIA AS INSTRUÇÕES COM CALMA E ATENÇÃO, OBSERVE AS IMAGENS E FAÇAM AS ATIVIDADES.
FAÇA UM VÍDEO E ME MANDE E ACUMULE PONTOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE PARTICIPAÇÃO.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
 A prática de exercícios com roupas inadequadas, como o Jeans, limita a execução do movimento, fazendo com que ele se torne menos eficaz.
A SUA RESPIRAÇÃO É MUITO IMPORTANTE! Tente controlar a sua respiração. Sempre inspirando (puxando o ar) pelo nariz e espirando (soltando o ar) pela boca. A respiração correta faz com que o exercício seja mais eficiente, além de que, respirar de forma errada rás desconforto a realização do exercício.
RESPEITE O SEU LIMITE! Siga as instruções para a realização de cada exercício, sempre respeitando o seu limite. Inicie os movimentos devagar. Sentir um leve desconforto durante o treino é normal. Se sentir dor, pare.
Lembre-se de beber bastante água. Mantenha-se hidratado o dia inteiro!
FAÇA ATIVIDADE FÍSICA. 
ALÉM DE MANTER O CORPO, MANTÉM A MENTE SAUDÁVEL!
O desafio é simples, você e toda sua família podem participar‼
Proponho efetuarem o treino, pelo menos, 3 vezes por semanas. Mas bom seria todos os dias, com descanso ao domingo ou em outro dia de sua preferência.
ATIVIDADE 1- ALONGAMENTO 
ATIVIDADE 2-Escolha um local com espaço para executar os movimentos. Faça 3 vezes cada exercício
Polichinelo 10 repetições;
Abdominal 10 repetições;
Flexão 10 repetições;
Agachamento 15 repetições;
Criss-cross 5 repetições em cada lado;
Mão no chão 5 repetições em cada lado;
Prancha 20 a 30 segundos
Alpinista 5 repetições em cada lado. 
Correr sem sair do lugar( joelho alto) por um minuto;
Chute alternado 5 repetições em cada lado.
SUGESTÕES PRÁTICAS
Exercícios de Alongamento para realizar antes das aulas
FIM
Você é muito precioso! Siga corretamente todas as recomendações de prevenção de transmissão do Coronavírus! Cuidem-se!

Continue navegando