Buscar

PROVA COMUNICAÇÃO AULA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIOS – FUNDAMENTOS EM BIBLIOTECONOMIA – AULA 02
1
No Egito Antigo, na Grécia Clássica, no Império Romano e nos mundos árabe e chinês, do primeiro milênio à Idade Média na Europa, ergueram-se e consolidaram-se bibliotecas relacionadas com os mais diversos acervos sendo eles:
· religiosos, literários, social, políticos.
· religiosos, literários, científicos, políticos.
· religiosos, social, científicos, políticos.
· social, literários, científicos, políticos.
· religiosos, literários, científicos, social.
1
Dessa maneira, podemos dizer que, com o Renascimento, ressurgiu o interesse pela produção humana, pelas obras artísticas, filosóficas e científicas – tanto as da Antiguidade Greco-Romana como aquelas que se desenvolviam naquele momento. Assim, o interesse pelo culto das obras, por sua guarda e por sua preservação foi ressaltado. Surgiram muitos tratados e manuais a partir do século 17. Eles foram pensados para:
· as regras de procedimentos nas instituições responsáveis pela guarda dessas atribuições; as regras de preservação e conservação física dos materiais; as estratégias de descrição informal das peças e dos documentos.
· as regras de procedimentos nas instituições responsáveis pela guarda dessas atribuições; as regras de destruição dos materiais; as estratégias de descrição informal das peças e dos documentos.
· as regras de procedimentos nas instituições responsáveis pela guarda dessas atribuições; as regras de preservação e conservação física dos materiais; as estratégias de descrição formal das peças e dos documentos.
· as regras de procedimentos nas instituições responsáveis pela guarda dessas obras; as regras de destruição dos materiais; as estratégias de descrição formal das peças e dos documentos.
· as regras de procedimentos nas instituições responsáveis pela guarda dessas obras; as regras de preservação e conservação física dos materiais; as estratégias de descrição formal das peças e dos documentos.
1
Shera (1977) fez uma análise funcionalista do significado da biblioteca, para quem cada sociedade forma e utiliza suas coleções de registros materiais de conhecimento de um modo particular. Isso significa que:
· os movimentos culturais exercem um papel não tão importante na configuração da instituição biblioteca, influenciando a natureza de sua coleção, os serviços oferecidos e as formas de ser administrada.
· os movimentos culturais exercem um papel não tão importante na configuração da instituição biblioteca, deixando assim até de influenciar na natureza de sua coleção, os serviços oferecidos e as formas de ser administrada.
· os movimentos culturais exercem um papel não tão importante na configuração da instituição biblioteca, deixando assim até de influenciar na natureza de sua coleção, os serviços não oferecidos e as formas de ser administrada.
· os movimentos culturais exercem um papel determinante na configuração da instituição biblioteca, influenciando a natureza de sua coleção, os serviços oferecidos e as formas de ser administrada.
· os movimentos culturais exercem um papel determinante na configuração da instituição biblioteca, deixando assim até de influenciar na natureza de sua coleção, os serviços oferecidos e as formas de ser administrada.
1
Além dessa contribuição, merece destaque seu livro Five Laws of Library Science (1931). Traduzido para o português pela Editora Briquet de Lemos como As cinco leis da Biblioteconomia. As leis são:
 
· 1) os livros são para uso; 2) a cada leitor, seu livro; 3) a cada livro, seu leitor; 4) poupe o tempo do leitor; 5) a biblioteca é um organismo em crescimento.
· 1) os livros são para exposição; 2) a cada leitor, dividir livros; 3) a cada livro, vários leitores; 4) poupe o tempo do leitor; 5) a biblioteca é um organismo de conhecimento.
· 1) os livros são para uso; 2) a cada leitor, dividir livros; 3) a cada livro, vários leitores; 4) poupe o tempo do leitor; 5) a biblioteca é um organismo de conhecimento.
· 1) os livros são para uso; 2) a cada leitor, seu livro; 3) a cada livro, vários leitores; 4) poupe o tempo do leitor; 5) a biblioteca é um organismo de conhecimento.
· 1) os livros são para uso; 2) a cada leitor, seu livro; 3) a cada livro, vários leitores; 4) poupe o tempo do leitor; 5) a biblioteca é um organismo em crescimento.
1
Uma das mais completas sistematizações que aproximam ação cultural e Biblioteconomia é o trabalho de Flusser (1983). O autor apresenta duas possíveis ideias de cultura:
· Um conjunto de objetos, artefatos; portanto, um acervo, estoque, ou seja, preservar é suficiente; um conjunto de representações, visões de mundo, práticas sociais (cultura como contexto em oposição a acervo).
· Um conjunto de objetos, artefatos; portanto, um acervo, estoque, ou seja, preservar é insuficiente; um conjunto de representações, visões de mundo, práticas sociais (cultura como contexto em oposição a acervo).
· Um conjunto de objetos, artefatos; portanto, um acervo, estoque, ou seja, preservar é insuficiente; um conjunto de apresentações, visões de mundo, práticas sociais (cultura como contexto em oposição a acervo).
· Um conjunto de objetos, artefatos; portanto, um pequeno acervo, estoque, ou seja, preservar é insuficiente; um conjunto de apresentações, visões de mundo, práticas sociais (cultura como contexto em oposição a acervo).
· Um conjunto de objetos, artefatos; portanto, um pequeno acervo, estoque, ou seja, preservar é suficiente; um conjunto de representações, visões de mundo, práticas sociais (cultura como contexto em oposição a acervo).

Continue navegando