Buscar

Exercício de Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa - Exercício de Fixação 3 - Tentativa 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- A necessidade de repensar o ensino da Língua Portuguesa deve-se aos avanços da pesquisa sobre a linguagem e o ensino de línguas. No âmbito das discussões sobre o assunto, tem prevalecido a concepção de linguagem que vem sendo chamada de interacionista, na qual o conhecimento da linguagem é interiorizado a partir de atividades com a própria linguagem tecida nas relações sociais, na interlocução. Ao ensinar a língua, tem-se por objetivo desenvolver quatro habilidades comunicacionais básicas, são elas: 
A - Adivinhar, imitar, gesticular e dramatizar. 
B - Analisar, refletir, gesticular e falar 
C - Coreografar, dançar, cantar e imitar. 
D - Multiplicar, dividir, subtrair e somar. 
E - Ouvir, falar, ler e escrever. check_circle Resposta correta 
2- Se aquilo que o aluno disser, ler ou escrever não estiver claro, preciso e adequado, o professor deve fazer ou sugerir a devida correção, pois nas atividades de linguagem, o ensino-aprendizagem deve acontecer conforme as ocorrências reais de recepção e produção oral e escrita. Segundo Possenti (1996, p. 45), quais os objetivos que o professor deve buscar nas atividades de linguagem, tanto orais como escritas? 
A - Clareza, a precisão e a adequação. check_circle Resposta correta 
B - Interlocução, pronúncia e produção de textos. 
C - Oralidade, leitura e escrita.
D - Representação, imitação e atitude. 
E - Teatro, coro falado e jornal falado. 
3- A escrita dominou o mundo, uma vez que as palavras, quando ditas, podem se perder no tempo e, escritas, terão uma chance de permanecer em várias épocas e civilizações, desde que seu material de registro seja bem conservado, como livros, jornais, revistas, diários, entre outros. Refletindo sobre a modalidade escrita, analise as afirmações a seguir: 
I. O aluno não traz quase nenhuma bagagem de casa, compete à escola transmitir-lhe as convenções da escrita. 
II. A escola transmite a modalidade escrita, de modo prático, selecionando as normas úteis e dosando a sua apresentação. 
III. O aluno precisa, aos poucos, aprender a captar e manejar as formas da língua escrita, seja na condição de leitor, seja como produtor de textos. 
IV. O texto escrito exige que o autor esteja consciente de que ele será lido por uma ou mais pessoas. 
V. A escola insere o aluno no contexto da cultura, um diálogo que se dá por escrito, por isso desenvolve uma técnica teórica que os pais desconhecem. 
É correto apenas o que se afirma em: 
A - I, II, III e IV. check_circle Resposta correta 
B - I, II, IV e V. 
C - I, III e IV. 
D - II e V. 
E - Todas as afirmativas estão corretas. 
4- De acordo com Kaufman (1994, p. 23), esses textos literários vão tecendo diferentes histórias, desenvolvendo diversos conflitos, mediante a interação linguística das personagens, ou seja, pelas conversações que têm lugar entre os participantes nas situações comunicativas registradas no mundo de ficção construído pelo texto. Normalmente, esse tipo de comunicação ocorre por meio de: 
A - Anúncios, provérbios e artigos científicos. 
B - Comédia, contos de fada e interpretação. 
C - Gibis, historias em quadrinhos.
D - Reportagens, classificados, telefonema. 
E - Teatro, coro falado e jornal falado. check_circle Resposta correta 
5- Para Faraco e Tezza (2003, p. 11), por causa dessa simples qualidade – a permanência – essa modalidade dominou o mundo, uma vez que as palavras, quando ditas, podem se perder no tempo e, escritas, terão uma chance de permanecer em várias épocas e civilizações, desde que seu material de registro seja bem conservado, como livros, jornais, revistas, diários, entre outros. O texto acima se refere à modalidade: 
A - Escrita. check_circle Resposta correta 
B - Leitura. 
C - Oralidade. 
D - Produção. 
E - Reestruturação. 
6- O estabelecimento de eixos organizadores dos conteúdos de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental parte do pressuposto de que a língua se realiza no uso e nas práticas sociais; que os indivíduos se apropriam dos conteúdos e que os transforma em conhecimento próprio, por meio da ação sobre eles; que é importante que o indivíduo possa expandir sua capacidade de uso da língua e adquirir outras que não possui em situações linguisticamente significativas ou situações de uso de fato. Diante do exposto, assinale a alternativa que indica quais são os quatro eixos organizadores dos conteúdos de Língua Portuguesa. 
A - Escrita, coerência, leitura e intertextualidade. 
B - Oralidade, leitura, escrita e produção. check_circle Resposta correta 
C - Oralidade, práticas comunicativas, produção e repetição. 
D - Práticas comunicativas, intertextualidade, progressão referencial e focalização. 
E - Representatividade oral, comunicação alternativa, escrita e espelhamento. 
7- Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) esclarecem algumas posturas que o aluno deve assumir para desenvolver as quatro habilidades linguísticas (Oralidade, leitura, escrita e produção). Qual das alternativas NÃO corresponde a estas posturas? 
A - Cópias, textos decorados e respostas fechadas. check_circle Resposta correta 
B - Interesse pela literatura, considerando-a forma de expressão da cultura de um povo. 
C - Interesse por frequentar espaços mediadores de leitura como por exemplo: bibliotecas, livrarias, entre outros. 
D - Interesse, iniciativa e autonomia para ler textos diversos, adequados à condição atual do aluno. 
E - Reconhecimento da necessidade e importância da língua escrita no processo de planejamento prévio de textos orais. 
8- “Só por meio da vivência das formas de comunicação, em situações reais e concretas de uso social da escrita, o aluno apreenderá a noção do que é escrever. Perceberá que a escrita envolve um modelo, um plano, um todo organizado, e que as exigências com relação à estruturação e à representação, via de regra, só poderão ser satisfeitas mediante a multiplicidade de papéis assumidos pelo produtor do texto.” (MAROTE E FERRO, 1994, p. 87). Sobre os gêneros textuais é correto afirmar: 
A - Estudo de gêneros diversificados é inoportuno, uma vez que os alunos nunca terão contato com variadas formas de interação social. 
B - Não sendo uma prática pedagógica aprovada nos cursos de pedagogia, o professor deve estar atendo para não desenvolver em sua sala de aula nenhuma atividade relacionada aos gêneros textuais. 
C - O professor deve estar atento para os usos sociais da linguagem para fazer da sala de aula um ambiente em que circulem os mais diferentes gêneros. check_circle Resposta correta 
D - O professor precisa estar atento e fazer circular em suas aulas apenas um tipo de gênero textual, elegendo aquele que mais se identifica com a faixa etária de seus alunos. 
E - Os modelos de gêneros textuais não devem ser priorizados, nem mesmo se estiverem presentes nos livros didáticos, porque o aluno não tem vivência para identificá-los. 
9- Quando nos referimos à leitura, falamos não só do processo de decodificação dos signos linguísticos, mas também de compreensão do que foi decodificado. Um dos grandes problemas em vários níveis de aprendizagem é interpretar o discurso lido. Para os PCNs (1988, p. 71), formar leitores é algo que requer condições favoráveis, não só em relação aos recursos materiais disponíveis, mas, principalmente, em relação ao uso que se faz deles nas práticas de leitura. Nesse contexto, como o professor deve agir? 
A - A aprendizagem da leitura não está vinculada com a atuação do professor, ele deve desenvolver conteúdos do currículo. 
B - As práticas de leitura devem ser desenvolvidas apenas na sala de leitura, com acompanhamento de um professor auxiliar especializado. 
C - Cabe ao professor apenas avaliar o processo de aquisição da leitura. 
D - Cabe ao professor apenas observar as ações de desenvolvimento e aquisição da leitura, a escolha dos livros e o ambiente da leitura fica por conta do aluno. 
E - Cabe ao professor colocar os alunos na mais adequada postura para ler, administrar a escolha de livros, orientar e subsidiar sua leitura, fornecer indicações bibliográficas. 
10- Alguns especialistas teorizamque os gêneros são uma condição didática para trabalhar o comportamento de leitores e escritores. Cabe ao professor possibilitar que os alunos pratiquem esses comportamentos utilizando textos de diferentes gêneros, e sua preocupação deve fazer com que os alunos transitem pelas três posições enunciativas do texto. Sendo elas: 
A - Discordância, sequência e locução. 
B - Escrita, interlocução e oralidade. 
C - Interlocutor, pronúncia e produção de textos. 
D - Observação, análise e escrita. 
E - Ouvinte, leitor e escritor. check_circle Resposta correta

Continue navegando