Buscar

Direito administrativo resolução ad1

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1 2018/2º
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I – HPA I
Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro
Aluno:
Polo: 
Orientações:
· Esta segunda atividade da AD1 vale 2,0 pontos e será disponibilizada na ferramenta “Atividades”. 
· Envie o arquivo em formato doc ou pdf.
· A atividade deverá ser entregue através dessa ferramenta até a data prevista no cronograma (até 20/08/2018).
· Não deixe para postar a atividade no último dia e, em caso de dificuldades na postagem, peça ajuda aos tutores a distância.
· Pré-requisito: Leituras do Capítulo 1 [A Divisão do Trabalho] do livro "Riqueza das Nações" publicado por Adam Smith e da Aula 4 do nosso Livro-Texto [O taylorismo: a base teórica do sistema capitalista de produção].
· Apresentação da Atividade:
· máximo duas laudas, folha A4;
· texto em time new roman, letra tamanho 12, intervalo 1,5 entre linhas;
· importante: não é resumo do texto, assim sendo a nota será zero;
· atividade individual e o texto apresentado deve ser coeso e coerente.
ATIVIDADE II DA AD1 
A DIVISÃO DO TRABALHO: em Smith e em Taylor
Adam Smith, o filósofo e pensador escocês, publicou em 1776 o livro intitulado “Riqueza das Nações”. No Capítulo I – A Divisão do Trabalho – Smith atribui à divisão do trabalho “o maior aprimoramento das forças produtivas do trabalho”.
Esse Capítulo está disponível para você na ferramenta "Exercícios e Complementos" e constitui o ponto de partida para a realização da Atividade II da AD1.
Leia atentamente o Capítulo I – A Divisão do Trabalho.
Releia o Capítulo I observando os princípios que Smith aponta a partir da divisão do trabalho, e, marque os pontos que você considerou mais relevantes. Destaque.
Agora, releia a AULA 4 do nosso Livro-Texto (p.56 a p.66), intitulada “O taylorismo: a base teórica do sistema capitalista de produção”, destacando os princípios apontados por Taylor. Observe que os princípios de administração científica foram descritos e delimitados por Taylor entre 1895 e 1911.
Por fim, retorne ao Capítulo I, destaque três (3) princípios apresentados por Smith e, a seguir, retorne a AULA 4, destaque os três (3) princípios correspondentes apontados agora por Taylor. Transcreva, na forma constante no Capítulo I e na AULA 4, cada um dos três (3) princípios escolhidos por você. 
Pontos considerados mais importantes:
“O maior aprimoramento das forças produtivas do trabalho, e a maior parte da habilidade, destreza e bom senso com os quias o trabalho é em toda parte dirigindo ou executando, parecem ter sido resultados da divisão do trabalho.”
“É a grande multiplicação das produções de todos os diversos oficios – multiplicação dessa decorrente da divisão do trabalho - que gera, em uma sociedade bem dirigida, aquela riqueza universal que se estende até as camadas mais baixas do povo.”
1º Principio do planejamento (Taylor)
(Adam Smith) - Um operário não treinado para essa atividade (que a divisão do trabalho transformou em indústria específica), nem familiarizado com as máquinas ali empregadas (cuja invenção provavelmente também se deu à divisão de trabalho), dificilmente poderia fabricar um único alfinete em um dia, empenhando o máximo de trabalho; de qualquer forma não conseguirá fabricar vinte. Entretanto, da forma como essa atividade é hoje executada, não somente o trabalho todo constitui uma indústria específica, mas ele está dividido em uma série de setores, dos quais, por sua vez, a maior parte também constitui provavelmente um ofício especial.
2º Princípio da execução (Taylor)
(Adam Smith) – Um operário desenrola o arame, um outro endireita, um terceiro o corta, um quarto faz as pontas, um quinto o afia nas pontas para colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça já é uma atividade diferente, e alvejar os alfinetes é outra; a própria embalagem dos alfinetes também constitui uma atividade independente. Assim, a importante atividade de fabricar um alfinete está dividida em aproximadamente 18 pessoas distintas.
3º Principio do preparo (Taylor)
(Adam Smith) – Vejamos como o aprimoramento da destreza do operário necessariamente aumenta a quantidade de serviço que ele pode realizar, a divisão do trabalho, reduzindo a atividade de cada pessoa a alguma operação simples e fazendo dela o único emprego da sua vida, necessariamente aumenta muito mais a destreza do operário.

Continue navegando