Buscar

AD1%20-%20Administração%202020-2

Prévia do material em texto

AD1 – Disciplina Administração Curso: Engenharia de Produção
Nome: Willian Rodrigues da Costa Marinho
Matrícula: 20111180012
Polo: Macaé
Curso: Engenharia Meteorológica
Questão 1
Relacione o texto abaixo com a administração científica de Taylor.
A FÁBRICA DE ALFINETES DE ADAM SMITH
“Tomemos um exemplo de uma manufatura insignificante, mas na qual a divisão do trabalho tem sido frequentemente notada, o fabrico de alfinetes; um operário não treinado nesta atividade (que a divisão de trabalho tornou um ofício distinto), e que não soubesse trabalhar com as máquinas nela utilizadas (para cuja invenção a divisão do trabalho provavelmente contribuiu), mal poderia talvez, ainda que com maior diligência, produzir um alfinete num dia e não seria, com certeza, capaz de produzir vinte. Mas, da forma como esta atividade é atualmente levada a cabo, não só o conjunto do trabalho constitui uma arte específica como a maior parte das fases em que está dividido contribuem de igual modo ofícios especializados.
Um homem puxa o arame, outro endireita-o, um terceiro corta-o, um quarto aguça-o, um quinto afia-lhe o topo para receber a cabeça; o fabrico da cabeça requer duas ou três operações distintas; a sua colocação é um trabalho especializado como o é também o polimento do alfinete; até mesmo a disposição dos alfinetes no papel é uma arte independente; e a importante atividade de produzir um alfinete é, deste modo, dividida em cerca de dezoito operações distintas, as quais, nalgumas fábricas, são todas executadas por operários diferentes, embora noutras um mesmo homem realize, por vezes duas ou três dentre elas.
Eu próprio vi uma pequena fábrica deste tipo, que empregava dez homens e onde, por consequência, vários deles executavam duas ou três operações distintas. Mas embora fossem muito pobres e não se encontrassem, por isso, muito bem apetrechados com a maquinaria necessária, eram capazes de produzir entre eles, quando nisso se empenhavam, cerca de doze libras de alfinetes por dia. Assim, aqueles dez homens produziam em conjunto mais de quarenta e oito mil alfinetes num dia.
(…) O grande aumento da quantidade de trabalho que, em consequência da divisão do trabalho, o mesmo número de pessoas é capaz de executar deve-se a três circunstâncias: primeira, o aumento da destreza de cada um dos trabalhadores; segunda, a possibilidade de poupar o tempo que habitualmente se perdia ao passar de uma tarefa a outra; e, finalmente, a invenção de um grande número de máquinas que facilitam e reduzem o trabalho, e tornam um só homem capaz de realizar o trabalho de muitos.”
Smith, Adam (1776), A Riqueza das Nações, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 79-83
Texto extraído de: https://economianostra.wordpress.com/2013/05/28/a-fabrica-de-alfinetes-de-adam-smith/
Valor da questão: 2,5 pontos
A administração clássica, como é denominada as contribuições feitas pelos estudos de Taylor e Fayol, trouxeram por parte de Taylor, um conceito voltado para a especialização das tarefas, redução do tempo e aumento da produtividade. A repetição de uma tarefa tornava o indivíduo especialista e hábil, gerando maiores lucros para as empresas. Assim, como cita Adam Smith, também conceituado no universo da Administração, este observa a produção de 10 homens numa fábrica que mesmo sem contato físico entre eles, sequer para tratar das tarefas, cada um, na sua atividade eram juntos capazes de produzir em larga escala. Esse conceito foi posteriormente aprimorado e aplicado por Henry Ford na linha de produção, utilizado ate os dias atuais principalmente pelas montadoras de veículos. Os pontos positivos dessa escola da administração são a especialização, racionalização do trabalho e aumento dos lucros dos empregadores, mas traz como pontos negativos, a falta de comunicação entre os colaboradores, a repetição e por fim, o empregado não sabe sequer o valor agregado do produto final, ou seja, a desvalorização da remuneração por sua força de trabalho. O texto de uma forma geral, correlaciona as ideias estabelecidas pela administração científica de Taylor onde mostram um aspecto descentralizado de trabalho com subdivisões da atividade em pequenas tarefas a fim de tornar o operário mais “especializado” e produtivo para a fábrica, através de movimentos elementares que visam estabelecer o menor tempo de execução das tarefas.
Questão 2
O exercício da administração envolve três tipos de habilidades: habilidades técnicas; habilidades humanas; e habilidades conceituais.
Pede-se:
1. Explicar em que consiste cada uma dessas habilidades
R: As habilidades técnicas são aquelas que estão envolvidas nas atividades operacionais, onde impera-se o saber fazer, o conhecimento das técnicas e métodos para realização de tarefas. As habilidades humanas estão relacionadas as relações interpessoais, no relacionamento de uma pessoa com a outra e estão interligadas com a capacidade de comunicar, liderar, participar e conduzir uma equipe de trabalho. E as habilidades conceituais estão ligadas as capacidades cognitivas que possibilitam lidar com situações e problemas. Esse tipo de habilidade é importante para condução de tomadas de decisões.
2. Apresentar um exemplo de atividades relacionada a cada uma dessas habilidades:
R: Habilidades Técnicas – são os conhecimentos técnicos que lhe dão aptidão pra atuar numa determinada área ou carreira. Ex.: Área de Departamento pessoal e recursos humanos. Habilidades humanas – 
O fato de emergir de um grupo sempre um líder que não está ligado a hierarquia, ou lider informal por possuir habilidades intrapessoais e interpessoais e motivar positiva ou negativamente os colaboradores é um exemplo clássico dessa habilidade. Esse líder pode inclusive ser até mais influente numa equipe do que um líder formal. Um administrador que consegue dialogar e motivar sua equipe e que possua inteligência emocional será um lider de excelência. 
Habilidades conceituais – são a visão sistêmica do administrador. Ele precisa deter um conhecimento do Todo para auxiliar na tomada de decisões. Um exemplo disso é na compra de uma empresa, o administrador deve prever cenários como a saúde financeira dessa empresa, o mercado externo, seus concorrentes, stakeholders etc.para que ele possa sair na frente da gestão do negócio averiguando se é vantajoso ou não fazer tal investimento.
Valor da questão: 2,5 pontos 
Questão 3
Relacione a charge abaixo com a Teoria da Burocracia
Valor da questão: 2,5 pontos
A teoria da Burocracia de Weber tem prós e contras. Um deles é a hierarquização dos processos. Os processos precisam ser atendidos em sua plenitude para que possam ser bem sucedidos nesse modelo organizacional. Um exemplo disso é o serviço público, cuja burocracia e o exceço de cargos as vezes causam demora na solução dos problemas. Sendo esse um ponto crítico desse modelo. Também a comunicação se torna fragilizada na burocracia, sendo o ideal as vezes flexibilizar alguns processos de maneira matricial com outros modelos de gestão para que este se torne mais eficaz, com melhor comunicação entre os setores e maior flexibilização onde for necessário. Outro ponto desfavorável desse modelo é que não favorece a criatividade dos colaboradores e por vezes é um modelo rígido e desmotivador. Um ponto positivo é que nesse modelo é possível detectar como está organizada a instituição. 
 determinados tipos de administração utilizar de procedimentos operacionais padronizados para estabelecer a forma como o trabalho deve ser executado, inibe a iniciativa do funcionário que eventualmente pode ter alguma ideia proveitosa para o melhoramento do processo, porém também tem seu lado positivo, garantindo a uniformidade do trabalho e da execução padronizada por qualquer que seja a pessoa que vai executar. 
Questão 4
O processo de administração envolve quatro funções principais: planejamento, organização, direção e controle. Procure na internet e apresente um exemplo de situação que represente cada uma dessas funções. Justifique sua resposta.
Valor da questão: 2,5 pontos
Planejamento:levantamento de dados gerais tais como número de consultas, fluxo de caixa, numero de clientes cadastrados etc. para a criação de um plano estratégico para financeiro para uma clínica médica.
Organização: detecção e seleção dos dados que foram captados pelo administrador para analisar as condições da empresa
Direção: escolha do método a ser aplicado: calculo da TIR para avaliar se o projeto é financeiramente viável
Controle: verificação se todas as etapas foram atendidas e se o projeto ao ser aplicado deu os resultados financeiros esperados.
	
	AD1 – Administração
	
	
	
	
	
	AD1 – Administração

Continue navegando