Buscar

Apol 2 Educação Permanente

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Educação Permanente
Leia o fragmento de texto:
“Por isso mesmo pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente, à escola, o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo os das classes populares, chegam a ela saberes socialmente construídos na prática comunitária”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p.30.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Pedagogia e andragogia na construção da educação de jovens e adultos, assinale a alternativa que mostra o papel do professor no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA):
Nota: 10.0
	
	A
	Por meio da repressão.
	
	B
	Por meio do diálogo.
Você acertou!
Comentários: Esta é alternativa correta, pois “O professor de EJA deve pensar que é o mediador e provocador cognitivo de novos conhecimentos que serão repartidos e divididos entre ele e os alunos e vice-versa, respeitando, assim, o educando como ser humano (PICONEZ, 2006)” (texto-base, p. 145).
	
	C
	Por meio da disciplina.     
	
	D
	Por meio do castigo.  
	
	E
	Por meio da adulação.
Questão 2/10 - Educação Permanente
Leia o fragmento de texto a seguir:
"No caso da sociedade brasileira, ainda sob o império da formação econômica capitalista, o núcleo substantivo de todas as relações sociais é a relação produtiva".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SEVERINO, Antônio José. Educação, trabalho e cidadania: a educação brasileira e o desafio da formação humana no atual cenário histórico. São Paulo em Perspectiva, 2000, vol.14, p. 71. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação, trabalho e cidadania: a educação brasileira e o desafio da formação humana no atual cenário histórico, identifique a alternativa correta que menciona com qual área a educação tem relação: 
Nota: 10.0
	
	A
	Filosofia.
	
	B
	Ordens emocionais.
	
	C
	Condições econômicas.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Porém, a educação, como também outras formas de ação sociocultural, está diretamente relacionada com as condições da economia" (texto-base, p.11).
	
	D
	História da Europa.
	
	E
	Questões culturais.
Questão 3/10 - Educação Permanente
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Diferentes elementos históricos podem sustentar que, definitivamente, a educação escolar básica (fundamental e média), pública, laica, universal, unitária e tecnológica, nunca se colocou como necessidade [...]". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRIGOTTO, Gaudêncio. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1129-1152, out. 2007, p. 1135. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica, é correto afirmar que a educação escolar básica, pública, laica, universal, unitária e tecnológica nunca foi colocada como uma necessidade, e sim como: 
Nota: 10.0
	
	A
	Algo que tivesse uma prioridade sem relação com o Estado.
	
	B
	Algo que promovesse uma modernização desnecessária.
	
	C
	Algo para alavancar a transformação social.
	
	D
	Algo a conter para a classe dominante brasileira.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "[...] a educação escolar básica (fundamental e média), pública, laica, universal, unitária e tecnológica, nunca se colocou como necessidade e sim como algo a conter para a classe dominante brasileira" (texto-base, p. 1135,1136).
	
	E
	Algo para valorizar o esforço da classe dominante.
Questão 4/10 - Educação Permanente
Leia o fragmento de texto:
“E esta rigorosidade metódica não tem nada que ver com o discurso ‘bancário’ meramente transferidor do perfil do objeto ou do conteúdo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p.26.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do texto-base Pedagogia e andragogia na construção da educação de jovens e adultos, assinale a alternativa mostrando que tipos de atividades o educador da EJA deve levar para a sala de aula:
Nota: 10.0
	
	A
	Enciclopédias, manuais, livros clássicos.
	
	B
	Uso do quadro negro, conteúdos. 
	
	C
	Somente a fala do professor.  
 
	
	D
	Ensinar técnicas militares. 
	
	E
	Jogos de baralho, de palavras ou sílabas, bingo, quebra-cabeça.
Você acertou!
Comentário: Esta alternativa é a correta, pois “[...] Trabalhar o meio ambiente por meio de projetos pode ser uma alternativa, mas outras formas de aprendizado estão contidas em ferramentas que podem ser utilizadas: jogos como bingo, quebra-cabeça, baralho de palavras ou sílabas e outros encontrados em lojas apropriadas ou no computador, que é outra ferramenta bastante útil no aprendizado” (texto-base, p. 149).
Questão 5/10 - Educação Permanente
Leia o fragmento de texto:
“É exatamente neste sentido que ensinar não se esgota no ‘tratamento’ do objeto ou do conteúdo, superficialmente feito, mas se alonga à produção das condições em que aprender criticamente é possível”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p.26.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Pedagogia e andragogia na construção da educação de jovens e adultos, assinale a alternativa que mostra os projetos que o educador da EJA deve levar para a sala de aula:
Nota: 10.0
	
	A
	Projetos que levem o aluno a pensar ludicamente.
Você acertou!
Comentário: Esta alterativa é a correta, pois “Projetos que levem o aluno a pensar ludicamente podem ser trabalhados em sala de aula, pois existem diversas ferramentas que auxiliam o professor na construção do conhecimento, diferentes daqueles propostos didaticamente. Trabalhar o meio ambiente por meio de projetos pode ser uma alternativa [...]” (texto-base, p. 149).
	
	B
	Projetos que levem o aluno a não pensar.  
	
	C
	Projetos que levem o aluno a estudar matemática.  
	
	D
	Projetos que levem o aluno a não estudar.  
	
	E
	Projetos para a melhoria da escola.
Questão 6/10 - Educação Permanente
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Outro aspecto que merece atenção diz respeito à situação dos professores. Segundo o MEC, o país tem 1.380.000 professores, dos quais 779.000 não possuem curso superior; destes, 124.000 não concluíram o nível médio e 63.700 nem mesmo o ensino fundamental". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SEVERINO, Antônio José. Educação, trabalho e cidadania: a educação brasileira e o desafio da formação humana no atual cenário histórico. São Paulo em Perspectiva, 2000, vol.14, p. 68. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação, trabalho e cidadania: a educação brasileira e o desafio da formação humana no atual cenário histórico, sobre as condições de formação dos professores, assinale a alternativa correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	Apresenta a falta de formação dos professores para lecionar.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Este quadro mostra que uma grande massa de professores não possui formação específica para o magistério. Mostra também como o trabalho está degradante; como a sociabilidade está deteriorada e opressiva; como a cultura está alienante e precariamente dividida" (texto-base, p. 5).
	
	B
	Exibe a dificuldade financeira do Brasil.
	
	C
	Mostra o desinteresse da população em estudar e obter uma graduação.
	
	D
	Demonstra que a cultura brasileira não valoriza a educação.
	
	E
	Indica enormes porcentagens de pessoas analfabetas.
Questão 7/10 - EducaçãoPermanente
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Os clássicos do pensamento social, político e econômico brasileiro nos permitem apreender as forças que disputaram os projetos societários e entender o que nos trouxe até aqui e suas determinações".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRIGOTTO, Gaudêncio. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1129-1152, out. 2007, p. 1131. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica, identifique a alternativa correta que apresenta o motivo pela qual o projeto da classe burguesa brasileira não necessita da universalização da escola básica: 
Nota: 10.0
	
	A
	Pois os burgueses não consideravam a escolarização um fator importante.
	
	B
	Porque não havia verbas financeiras para isso e desta forma a educação não era prioridade.
	
	C
	Pois queriam formar o cidadão submisso e adaptado às necessidades do capital e do mercado.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Permitem-nos entender, por outro lado, por que o projeto da classe burguesa brasileira não necessita da universalização da escola básica e reproduz, por diferentes mecanismos, a escola dual e uma educação profissional e tecnológica restrita (que adestra as mãos e aguça os olhos) para formar o 'cidadão produtivo' submisso e adaptado às necessidades do capital e do mercado" (texto-base, p. 1131).
	
	D
	Pois queriam fazer a sociedade refletir sobre as diferenças de classes.
	
	E
	Porque queriam mostrar para a burguesia a sua força para superar as lacunas impostas pela sociedade.
Questão 8/10 - Educação Permanente
Leia o fragmento do texto:
“E essas condições implicam ou exigem a presença de educadores e de educandos criadores, instigadores, inquietos, rigorosamente curiosos, humildes e persistentes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p.26.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Pedagogia e andragogia na construção da educação de jovens e adultos, assinale a alternativa que mostra os projetos que o educador da EJA deve levar para a sala de aula na prática:
Nota: 10.0
	
	A
	Levar sua coleção de livros. 
	
	B
	A reciclagem de materiais para abordar determinado conteúdo.
Você acertou!
Comentário: Esta afirmativa é a correta, pois “Além desses recursos, uma forma prazerosa de levar conhecimento é a reciclagem, que traz para a sala de aula o despertar para a criatividade do aluno, em busca de compreender as diversas alterações que estão ocorrendo no mundo atual” (texto-base, p.149).  
	
	C
	Ensinar a encapar cadernos.  
	
	D
	A não reciclagem de materiais.  
	
	E
	Omitir assuntos de sustentabilidade e ecologia.
Questão 9/10 - Educação Permanente
Leia o fragmento de texto a seguir:
"A iniciação dos futuros professores nas metodologias de investigação educacional poderá, por seu lado, não vir a ter a relevância esperada para o desenvolvimento da autonomia dos mesmos [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ESTEVES, Manuela. Construção e desenvolvimento das competências profissionais dos professores. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, p. 47. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Construção e desenvolvimento das competências profissionais dos professores, identifique a alternativa correta que menciona o que pode fazer com que os futuros professores não desenvolvam a autonomia como o esperado: 
Nota: 10.0
	
	A
	Uma formação que não privilegia a prática lúdica para aplicação na escola.
	
	B
	Uma formação que não privilegie a procura de soluções para problemas da prática profissional real.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Poderá, por seu lado, não vir a ter a relevância esperada para o desenvolvimento da autonomia dos mesmos, se a formação nessa área se apresentar afastada da procura de soluções para problemas da prática profissional real com que cada formando se esteja a confrontar num dado contexto escolar concreto" (texto-base, p.47).
	
	C
	Uma formação que não privilegie as tecnologias, ao invés de contar com os materiais tradicionais. 
	
	D
	Uma formação que não privilegie as competências digitais, além de abusarem dos materiais arcaicos. 
	
	E
	Uma formação que não privilegie a reflexão crítica dos futuros professores.
Questão 10/10 - Educação Permanente
Leia o fragmento de texto:
“Fígaro (2007) se refere à Ergologia como uma abordagem teórico-prática capaz de problematizar a complexidade da atividade humana e distinguir os diferentes fatores pertinentes a ela”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000100017. Acesso em: 12 ago. 2017.
De acordo com o fragmento acima e com o texto-base Educação, trabalho e produção de saberes, em relação aos saberes que se colocam em prática em toda atividade humana, mas prioritariamente no trabalho, assinale a alternativa que apresenta corretamente tais saberes:
Nota: 10.0
	
	A
	São todos os conceitos e conhecimentos disciplinares e/ou profissionais.
	
	B
	“Saberes renunciados” e “os saberes profissionais”.
	
	C
	Saberes desamparados, que são todos os conceitos e conhecimentos disciplinares e/ou profissionais.
	
	D
	Saberes investidos na atividade, contemplando apenas as experiências práticas dos alunos.
	
	E
	Os saberes engajados/investidos, que são os adquiridos na experiência profissional, na família etc.
Você acertou!
Comentários: “Compreender o mundo do trabalho supõe um tipo de trabalho no qual são necessários [...] os diversos saberes acadêmicos que têm algo a ver com o trabalho, e, de outro, as experiências, os saberes investidos pelos protagonistas dessas atividades” [...] Para a ergologia, em toda atividade, principalmente no trabalho, coloca-se em prática um saber pessoal, o ‘saber investido’ que é resultado da história singular de cada um, adquirido na experiência profissional, na família, nas relações sociais e culturais entre outras (Idem, 2007, p. 21)” [...] O saber ‘constituído’ corresponde ao saber acadêmico, formal ou simplesmente saber. Esse saber é formalizado nos cursos, nos livros, nas normas técnicas [...], uma ferramenta teórico-metodológica que objetiva promover o diálogo entre os saberes acadêmicos e os saberes engajados na atividade de trabalho por aqueles que o executam” (texto-base, p.334, 315, 316, 320, 321).

Continue navegando