Buscar

UNIESP_EDUCAÇÃO E TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIESP – CENTRO UNIVERSITÁRIO 
CURSO: Pedagogia 
TURNO: Manhã
UNIDADE CURRICULAR: Educação e Trabalho
PROFESSOR: Magnay Erick Cavalcante Soares 
ALUNO(A): .........................................................................................	
AVALIAÇÃO ESCRITA
ACOMPANHAMENTO ESPECIAL
1. Na relação entre Educação e Trabalho, o que significa dizer: “0 saber não é produzido na escola, mas no interior das relações sociais em seu conjunto; é uma produção coletiva dos homens em sua atividade real, enquanto produzem as condições necessárias à sua existência através das relações que estabelecem com a natureza, com outros homens e consigo mesmos” (KUENZER, 1991, p.21)?
2. Se o saber é produzido socialmente, pelo conjunto dos homens nas relações que estabelecem no trabalho para garantir sua sobrevivência, ele é elaborado, sistematizado, privadamente. Historicamente, a classe social que detém a posse dos instrumentos materiais também, e não por coincidência, detém a posse dos instrumentos intelecutais que lhe permitem sistematizar o saber socialmente produzido, transformando-o em "teoria". Assim, mesmo existindo nas relações sociais, o saber é elaborado pela classe dominante, passando a assumir o ponto de vista de uma classe social, que o utiliza a seu favor. O saber socialmente produzido transformado em teoria passa a ter um lugar próprio para se distribuir: a escola. Que teoria é essa, a quem a escola a distribui?
3. Comente a seguinte afirmação de KUENZER (1991, p.21)
“A educação para o trabalho se dá de forma diferenciada, a partir da origem de classe; a pequena parcela da população que ingressa e permanece na escola se apropria no seu interior, do saber sobre o trabalho sob a forma de princípios teóricos e metodológicos, o que lhe permitirá ocupar, mediante alguma negociação frente à oferta de ocupações, as funções intelectuais na hierarquia do trabalhador coletivo. A grande maioria da população, composta pela classe trabalhadora excluída do sistema de ensino, resta aprender o trabalho na "prática".”
4. No Brasil, particularmente, as propostas pedagógicas têm oscilado entre um academicismo vazio, que não dá conta de democratizar sequer os princípios elementares da ciência contemporânea, e a profissionalização estreita, que se atém, quando muito, a ensinar a executar algumas operações sem que haja a preocupação de ensinar os princípios teóricos e metodológicos que as sustentam. Quais as implicações dessa visão estreita das relações que se estabelecem entre Educação e Trabalho?
5. Se toda forma de ação do homem sobre a natureza para transformá-la é trabalho, então todas as formas de educação se constituem em educação para o trabalho, e têm, ao mesmo tempo, uma dimensão teórica e uma dimensão prática? Justifique sua resposta.

Outros materiais