Buscar

Psicanálise é ciência ou pseudociência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmica: Jésica machado zagonel de oliveira 
9° período 
 
Resenha: Psicanálise é ciência ou pseudociência?
O professor Christian Dunker inicia a sua explanação falando a respeito dos motivos que o motivaram a fazer tal fala que foram as inúmeras perguntas e questionamentos a respeito das afirmações de que a psicanálise ria uma pseudociência.
Frisa que tal assunto se trata de um debate que antecede o próprio surgimento da psicanálise, e se iniciou quando a academia francesa de ciência se dedicou a estudar os efeitos do método sugestivo. Conclui-se, na época, que não se tratava de uma ciência, mas foi inegável a sua eficácia na remissão dos sintomas.
Em seguida, desconsidera opiniões relativas a cientificidade ou não dá psicanálise advindas de pessoas absolutamente alheias ao assunto, ou seja, que emitem opiniões sem ter o conhecimento necessário acerca do tema.
Então, faz uma explanação acerca do que é a psicanálise. Em sua teoria, Freud postula a psicanálise como uma ciência da natureza, que se faz baseada em hipóteses, em tentativas que se modificam conforme se desenrolam os casos. Isso vem exatamente na contramão dos postulados a respeito do que é ciência, que pressupõe um método pre estabelecido. Para Freud a psicanálise é definida em três partes: uma prática, um método de investigação e uma teoria que compila os conhecimentos e práticas adquiridos e testados. Ou seja, há na psicanálise uma epistemologia que a defende no campo da ciência.
Já Lacan define a psicanálise como uma ética e um discurso, que produzem um efeito sobre o mundo, mas isso não tem, necessariamente relação com a ciência. 
Em seguida, o professor trás brevemente o posicionamento de alguns estudiosos que questionavam a cientificidade da psicanálise, refutando seus argumentos. 
Por fim, conclui que essa visão de psicanálise como pseudociência é coisa de pseudoepistemologista, e indica alguns livros que tratam do assunto.

Continue navegando