Buscar

AVALIAÇÃO 1 Sistemas Multimídia Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1ª As mídias são classificadas de diversas formas, uma delas é consoante à sua natureza e espaço temporal. Neste caso, as mídias são subdivididas em estáticas e dinâmicas. Com relação às mídias dinâmicas, assinale a alternativa CORRETA:
A) São vídeos em formato bitmap, disponibilizados por meio on-line, através da internet, e off-line, por meio de DVDs.
B) São as que possuem informações multimídia, que necessitam de uma reprodução contínua, por exemplo, animações e áudio.
C) São mídias que não apresentam interações em uma execução não linear, o usuário aparece apenas como receptor passivo de informação.
D) São aquelas que se relacionam apenas com a dimensão espacial, citamos como exemplo os textos, os vídeos e o hipertexto
2ª Em Sistemas Multimídias, um conceito importante diz respeito à classificação das mídias. Isso pode ser feito de muitas maneiras, e uma delas é analisar pelo viés das mídias quando capturadas e outra quando sintetizadas. Com relação às mídias capturadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As mídias capturadas são aquelas criadas por meios digitais, um exemplo claro desta mídia é a representação de ideias por meio de um texto.
( ) Os gráficos são o principal representante de mídias capturadas, já que ele procura demonstrar visualmente dados ou valores numéricos.
( ) As fotografias, que criam imagens através da exposição luminosa, podem ser classificadas como mídias capturadas.
( ) Os vídeos e sons gravados do mundo real são classificados como mídias capturadas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V - F.
B) F - F - V - V.
C) V - V - F - F.
D) V - F - F - V.
3ª Hipertexto, atualmente, é o texto disponibilizado pelas redes de computadores, composto por nós e conexões, que podem ser acessados aleatoriamente desde qualquer máquina (computador) e por qualquer usuário, em qualquer lugar do mundo e simultaneamente. Para melhor definir de que se compõe este texto eletrônico, Lévy (1998) define algumas características básicas ou "princípios abstratos". Sobre o exposto, analise as opções a seguir:
I- Princípio de topologia.
II- Princípio de dinamicidade.
III- Princípio de mobilidade dos centro.
IV- Princípio de unicidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LÉVY, Pierre. A máquina universo: criação, cognição e cultura informática. Porto Alegre: Artmed, 1998.
A) As sentenças I e III estão corretas.
B) As sentenças II e IV estão corretas.
C) Somente a sentença III está correta.
D) As sentenças I e IV estão corretas.
4ª As mídias com base em imagens tornam-se cada vez mais atrativas e eficazes, devido ao seu apelo mais visual e impacto sobre a atenção das pessoas. Sobre as mídias com base em imagens, analise as sentenças a seguir:
I- Imagens dinâmicas na forma de vídeos são um conjunto de imagens estáticas na forma de mapas de bits postas em movimento.
II- Imagens no computador são representadas por bitmaps.
III- Um dos fatores desconsiderados para a taxa de quadros de uma animação é a capacidade do canal de comunicação.
IV- O dinamismo e a eficácia de uma animação estão diretamente associados à velocidade da taxa de quadros.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I, II e IV estão corretas.
B) As sentenças I, III e IV estão corretas.
C) As sentenças I, II e III estão corretas.
D) As sentenças II, III e IV estão corretas.
5ª A palavra multimídia é composta de duas partes, o prefixo multi e o radical mídia. Segundo Vaughan (1994), podemos considerar multimídia um emaranhado de texto com arte gráfica, som, animação e vídeo transmitidos ordenadamente por computador, o qual permite que o usuário visualize o projeto, controle quando e quais elementos serão transmitidos. O que são mídias contínuas? 
FONTE: VAUGHAN, Tay. Multimídia na prática. São Paulo: Makron Books, 1994.
A) São aquelas obtidas no mundo real, ou seja, os sons, as imagens e os vídeos obtidos a partir de elementos do mundo real. Uma fotografia é um exemplo desse tipo de mídia.
B) São aquelas que possuem dimensões temporais, isto é, são dependentes da passagem do tempo. Um vídeo é um exemplo desse tipo de mídia.
C) São aquelas produzidas em computador. Um texto é um exemplo desse tipo de mídia.
D) São aquelas também caracterizadas como mídia estática, pois possuem apenas dimensões espaciais, ou seja, são independentes da passagem do tempo, representando apenas um único instante de tempo. Um gráfico é um exemplo desse tipo de mídia.
6ª Os sistemas hipermídia apresentam características dinâmicas em termos de construção significante, disseminação de conhecimentos e produção de sentidos que diferem dos processos midiáticos que precedem os suportes digitais. Quando pensamos na utilização das novas tecnologias em sala de aula, nos reportamos automaticamente aos computadores. Talvez por serem as ferramentas mais utilizadas na atualidade e por serem caracterizados como uma hipermídia. Com relação ao significado da expressão hipermídia, analise as sentenças a seguir:
I- São chamados assim, pois, dentro de um único programa, diferentes mídias podem ser encontradas, como vídeos, músicas e textos.
II- São chamados assim por causa da proporção de usuários que contemplam seu uso, no mundo inteiro.
III- São chamados assim porque milhões de pessoas podem estar conectadas ao mesmo tempo.
IV- São chamados assim porque os jovens gostam deste tipo de gíria para definir algo que é grande, importante, fundamental.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença I está correta.
B) As sentenças II e III estão corretas.
C) As sentenças I e IV estão corretas.
D) As sentenças II e IV estão corretas
7ª A internet é o segundo meio de comunicação usado mais frequentemente pelos brasileiros, atrás da televisão e à frente do rádio, segundo a primeira edição da "Pesquisa Brasileira de Mídia 2014 - Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira", encomendada ao Ibope pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Através da internet, vários termos se consolidaram, como multimídia, hipermídia e hipertexto. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Multimídia: é o conjunto de meios que permite acesso simultâneo a textos, imagens e sons de modo interativo e linear.
II- Hipertexto: um documento de hipertexto possui ligações (links) para diversas partes do mesmo documento ou para documentos diferentes.
III- Hipermídia é formada pela junção de multimídias e hipertextos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2014/03/segundo-meio-de-comunicacao-mais-usado-e-internet-aponta-pesquisa.html>. Acesso em: 17 fev. 2017.
A) As sentenças II e III estão corretas.
B) As sentenças I e II estão corretas.
C) Somente a sentença III está correta.
D) As sentenças I e III estão corretas.
8ª Sistema multimídia é um sistema capaz de lidar com pelo menos um tipo de mídia discreta e um tipo de mídia contínua, ou, ainda, capaz de tratar de pelo menos um tipo de mídia contínua, sendo ambas em formato digital e podendo ser capturadas ou sintetizadas. O que são mídias capturadas?
A) São aquelas também caracterizadas como mídia estática, pois possuem apenas dimensões espaciais, ou seja, são independentes da passagem do tempo, representando apenas um único instante de tempo. Um gráfico é um exemplo desse tipo de mídia.
B) São aquelas produzidas em computador. Uma fotografia é um exemplo desse tipo de mídia.
C) São aquelas obtidas no mundo real, ou seja, os sons, as imagens e os vídeos obtidos a partir de elementos do mundo real. Uma fotografia é um exemplo desse tipo de mídia.
D) São aquelas que possuem dimensões temporais, isto é, são dependentes da passagem do tempo. Um vídeo é um exemplo desse tipo de mídia.
9ª O hipertexto, de maneira simples, é compreendido como um processo de leitura ou escrita não linear. Os sistemas de hipertextos são uma abordagem de estruturações que contam com uma base de dados com conexões, formando, assim, uma rede hipertextual. Estas redes podemser classificadas conforme sua construção em modelos distintos. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Modelo sequencial.
II- Modelo em rede.
III- Modelo hierárquico.
( ) Modelo cujas principais características são a descentralização, possibilitando, assim, o acesso a todos os documentos por meio de qualquer ponto.
( ) Modelo conhecido também por estrutura arborescente, que se opõe ao modelo de rede, além de possibilitar o cruzamento total e irrestrito de informações.
( ) Modelo que mais se assemelha ao dos textos impressos e só são apresentadas duas possibilidades ao leitor: seguir ou retornar.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) II - III - I.
B) III - II - I.
C) I - III - II.
D) I - II – III.
10ª Os Sistemas Multimídias utilizam vários tipos de dados, tais como: áudio, vídeo, gráfico e animação. A animação pode ser considerada um recurso muito valioso, já que este tipo provoca encantamento em distintos públicos, independente da faixa etária ou nível cultural. Com relação à animação, analise as sentenças a seguir:
I- A técnica de animação que oferece aderência aos sistemas multimídia é a bidimensional ou também conhecida como animação 3D.
II- A animação convencional está basicamente constituída por desenhos manuais desenvolvidos por artistas.
III- A animação tridimensional tem como principal característica a utilização de ilustrações em 2D, colocadas em sequência, criando a ilusão de movimento.
IV- A animação pode ser considerada como a técnica de criar uma ilusão de movimento, por meio da apresentação em sequência de imagens estáticas e muito parecidas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I, II e IV estão corretas.
B) As sentenças I, II e III estão corretas.
C) As sentenças I e III estão corretas.
D) As sentenças II e IV estão corretas.

Outros materiais