Buscar

ANALISE CRITICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LÍNGUA PORTUGUESA I - ERIMAR PEREIRA DA ROCHA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
ANÁLISE CRÍTICA DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL SEGUNDO A BNCC
Erimar Pereira da Rocha[footnoteRef:1] [1: Insira suas informações de currículo: Ex: Graduando(ado) em Nome do Curso e da instituição; Especialização em: Nome do Curso e da instituição; Mestre em: Nome do Curso e da instituição. ] 
1 INTRODUÇÃO
Caro(a) aluno, esta atividade tem por objetivo levar você a realizar uma análise crítica da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, documento que, desde 2018, apresenta as bases para a organização do currículo escolar de toda a educação básica. Mais especificamente, será realizada uma análise sobre os nortes indicados pela BNCC para o ensino de língua portuguesa no contexto do ensino fundamental. Desta forma, aqui você deve apresentar suas reflexões críticas acerca dos itens indicados em cada seção que compõe a atividade. 
Sua atividade deve preservar a formatação presente neste formulário, a saber: TÍTULOS: Alinhamento: Centralizado; Fonte: Arial; Tamanho: 12; Estilo: Negrito. 
CORPO DO TEXTO: Alinhamento do texto: Justificado. Fonte: Arial; Tamanho: 12; Espaçamento entre linhas: 1,5; Margens Esquerda e Superior: 3 cm, Margens Direita e Inferior: 2 cm; Recuo na primeira linha: 1,25 cm; Espaço entre título da seção e início do Texto: uma linha; Espaço entre o fim da seção e o título da subsequente: duas linhas; Extensão da atividade: Mínimo 3 e Máximo 5 páginas, sendo que a referências não entram nessa contagem.
Este item, a introdução, é a abertura do texto, assim, aqui você deve apresentar ao leitor, em linhas gerais, o tema a ser dissertado, explicando brevemente os pontos que serão debatidos. Para isso, você pode indicar os títulos das seções e o conteúdo que será trazido em cada uma delas. Deixe para produzir a introdução por último, quanto você já tiver produzido a análise dos itens exigidos, pois assim você terá maior clareza sobre o assunto.
2 EIXOS ORGANIZADORES DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SEGUNDO A BNCC
Inicialmente devemos entender que o ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental e médio, está organizado no sentido de dá continuidade às práticas de oralidade e escrita iniciadas na educação Infantil no campo de experiências, escuta, fala, pensamento e imaginação. Destaca-se que as aprendizagens deste campo de experiência na educação Infantil demonstram que sua finalidade deve ser a de inserir a criança no universo das culturas da escrita, não como antecipação de processos formais de alfabetização, mas visando o reconhecimento da função social da escrita e da leitura como fonte de prazer e informação.
 Através das nossas pesquisas e estudos mais recentes, vimos que o emprego da oralidade em diferentes situações, tem sido visto como ponto inicial para o trabalho com a língua escrita. Parte daí as reflexões cada vez mais intensas que seguramente justifica a organização dos eixos da língua portuguesa enfatizado que este está diretamente ligado ao processo que pressupõe a transição para o Ensino Fundamental.
Sabe-se que no ensino fundamental, a língua portuguesa deve ser vista não apenas como um mero sistema de regras gramaticais. Atualmente estudos tem discutido a finalidade do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no sentido de permitir o desenvolvimento crítico e reflexivo da criança e do adolescente como agentes da linguagem, capazes de usar a língua (falada e escrita) e as diferentes linguagens em diversificadas atividades humanas.
A relação entre os eixos, cada vez mais possui suas peculiaridades, mas também há diálogo entre eles. É importante lembrar que a escola deve entender que os conteúdos elaborados para a disciplina de língua portuguesa são, na verdade, ferramentas para o desenvolvimento das competências definidas para a área em que a disciplina está inserida. Eles não podem ser considerados um fim em si mesmos. Dessa forma, quando a BNCC fala especificamente do componente curricular Língua Portuguesa, ela propõe quatro grandes eixos, sendo eles, a leitura/escuta; produção (escrita e multissemiótica); oralidade e a análise linguística/semiótica (reflexão sobre a língua, normas-padrão e sistema de escrita).
3 COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
	
Neste item, você deve trazer uma reflexão sobre as 10 competências específicas listadas pela BNCC para o ensino de língua portuguesa no ensino fundamental. 
Caso queira, você pode, inclusive, realizar o debate demonstrando a relação entre as competências no processo de ensino e aprendizagem, afinal, cada uma possui suas peculiaridades, mas também há diálogo entre elas, pois possuem aspectos complementares para o ensino da língua portuguesa.
4 REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO EM LETRAS E AS DIRETRIZES DE ENSINO DA BNCC
A ideia é que nesta seção você pare e reflita sobre sua formação dentro do curso de Letras e a perspectiva de ensino ditada pela Base Nacional Comum Curricular, dissertando como você observa até aqui a formação recebida e como ela poderá contribuir para sua atuação docente, tendo em vista a necessidade de realizar processos de ensino e aprendizagem em sala de aula que privilegiem as diretrizes da BNCC.
Aqui, você pode também citar autores e teorias estudas ao longo do curso, demonstrando como os saberes estudados se relacionam com os eixos organizadores do ensino de língua portuguesa e com as competências de língua indicadas pela BNCC.
REFERÊNCIAS
Listar as referências dos textos consultados para a elaboração da atividade. A BNCC deve, obrigatoriamente, ser apresenta entre as referências. Seguir as normas para referências conforme informações disponíveis no ambiente da disciplina.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LÍNGUA PORTUGUESA I
	CRITÉRIOS AVALIATIVOS PARA A CORREÇÃO DA ANÁLISE CRÍTICA (ATIVIDADE DE ESTUDO 2)
	AVALIAÇÃO
	Critério/tópico
	Valor
	NOTA ATRIBUÍDA
	Formatação: fonte, tamanho da fonte, espaçamentos, alinhamento, dentre outros aspectos indicados no formulário.
	0,5
	
	Introdução: Construção de um texto coeso que contextualiza adequadamente a proposta da análise crítica.
	0,5
	
	Tópico 2: Elaborou um texto dissertativo-argumentativo acerca dos “Eixos Organizadores do Ensino De Língua Portuguesa segundo a BNCC”.
	1,0
	
	Tópico 3: Elaborou um texto dissertativo-argumentativo acerca das “Competências específicas de língua portuguesa para o ensino fundamental”.
	1,0
	
	Tópico 4: Apresentou um texto dissertativo-argumentativo relacionando a formação em Letras com os elementos dos tópicos 2 e 3.
	1,0
	
	Referências: todos os materiais utilizados para a elaboração e aplicação das aulas precisam ser referenciados.
	0,5
	
	Clareza e coerência na linguagem: utilização da norma padrão culta da Língua Portuguesa, ortografia, concordância verbal e nominal, vocabulário.
	0,5
	
	TOTAL: 
	5,0

Continue navegando

Outros materiais