Buscar

Aula_01 adm pessoal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Administração de Pessoal
EAD 2011 – PROFESSOR JOSÉ ANTONIO DE BARROS
Rio de Janeiro, 02 de Agosto de 2011
*
*
 Administração de Pessoal, é um dos principais setores da Gestão de RH, tendo relacionamento com todos os demais setores de RH e também com os diversos departamentos e setores da empresa, em razão da importância de suas diversas atividades.
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
*
*
 A importância deste setor esta no fato de que toda e qualquer contratação de pessoal ter que obrigatoriamente passar por ele, tendo ainda relacionamento com a fiscalização sendo o guardião da legislação trabalhista e previdenciária, responsável pelo recolhimento dos encargos sociais 
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
*
*
 . As atividades de um grupo de trabalho dependem do inter-relacionamento de seus integrantes e da capacidade de adequação dos processos de comunicação às suas aptidões pessoais e profissionais administrativas.
 Muitos problemas profissionais são resolvidos pelo processo de comunicação. Este processo consiste em receber informações, avaliá-las, tomar decisões, dar ordens, transmitir as decisões e ordens aos demais setores/departamento da organização.
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
*
*
Devemos destacar que o setor de pessoal não é um setor destinado a aplicar punições em seu sentido amplo, ou seja, não é de sua obrigação original aplicar penas disciplinares, sejam suspensões ou advertências. Tais atribuições são inerentes a cada departamento/setor em que é lotado o empregado a ser punido. 
Assim, é comum, mas erradamente, que os chefes de outros setores/departamentos encaminhem seus subordinados empregados ao setor/departamento de pessoal para que seja aplicada uma punição disciplinar.
 
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
*
*
 Custo da mão de obra trabalhista
 Normalmente um empresário quando faz a opção por uma determinada atividade econômica, nem sempre, a faz sabendo dos custos da mão-de-obra operária, tendo apenas uma noção. Assim, no quadro abaixo o aluno terá um amplo o conhecimento do custo médio de uma mão de obra trabalhista.
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
*
*
Registro e Anotações nas FRE/LRE
Nas FRE/LRE o empregador fará as anotações pertinentes ao contrato de trabalho e, no decorrer do labor profissional, fará as anotações referentes às alterações contratuais, gozo de férias, afastamentos, controle de contribuição sindical, salários novos, etc.
 As fichas e/ou os livros deverão seguir um sequencial numérico crescente. Em sendo livro, esta ordem respeitará a quantidade de livros e em cada folha se fará o registro de cada empregado.
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
*
*
Por determinação legal, a CTPS é obrigatória para o exercício de qualquer emprego. A CTPS será emitida pelas DRTs – Delegacia Regional do Trabalho – ou, mediante convênio, por órgãos federais, estaduais e municipais das administrações direta e indireta.
O empregado apresentará sua CTPS ao departamento de pessoal para que seja procedida a devida anotação em relação ao contrato de trabalho. Todo e qualquer trabalho sob o regime da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho – será obrigatório anotar a CTPS.
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
*
*
Vale Transporte
O empregado do setor de pessoal solicitará ao empregado contratado que, em sendo de seu desejo, forneça quais os meios de transportes mais adequados ao seu deslocamento residência-trabalho e vice-versa, para efeito de recebimento do vale transporte. Está declaração será renovada a cada período de um ano ou sempre que houver alterações, seja pelo meio de transporte ou por mudança de endereço.
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
*
*
 Há de se destacar que, a declaração falsa do empregado ou o uso indevido do vale transporte, constituirá em falta grave, podendo dessa forma o empregador punir o empregado, até mesmo, demiti-lo por justa causa.
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
*
*
PIS programa de integração social
 No ato da admissão/contratação, será solicitado ao candidato que apresente o cartão ou comprovante de cadastramento no PIS – Programa de Integração Social. Caso o candidato não tenha sido ainda cadastrado, por ser este o primeiro emprego, deverá então, o empregador, efetuar o cadastramento junto à CEF – Caixa Econômica Federal.
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
*
*
 Contribuição Sindical
 Também, no ato da admissão/contratação, o empregado do setor/departamento de pessoal verificará se o empregado que está sendo contratado, naquele ano, já fez sua contribuição sindical, caso positivo, deverá anotar na ficha/livro de registro tal condição. Se não houve a contribuição, está deverá ser efetivada pelo empregador, após ser descontada do empregado no mês seguinte à contratação.
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
*
*
 Será, no mês seguinte à contratação, comunicado ao Ministério do Trabalho e Emprego, por meio eletrônico (internet ou disquete), admissão, demissões ou transferências havidas em seu quadro de funcionários, através do documento do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Lei 4.923 de 23/12/1965.
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
*
*
A jornada de atividade em estágio será definida de comum acordo entre a instituição de ensino, a parte concedente e o aluno estagiário ou seu representante legal, devendo constar do termo de compromisso ser compatível com as atividades escolares e não ultrapassar: 
 JORNADA DO ESTAGIÁRIO
*
*
 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos; 
6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular. 
 JORNADA DO ESTAGIÁRIO
*
*
A duração do estágio, na mesma parte concedente, não poderá exceder 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência.
O estagiário poderá receber bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, sendo compulsória a sua concessão, bem como a do auxílio-transporte, na hipótese de estágio não obrigatório. 
 JORNADA DO ESTAGIÁRIO
*
*
Aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho. O número máximo de estagiários em relação ao quadro de pessoal das entidades concedentes de estágio deverá atender às seguintes proporções: 
 JORNADA DO ESTAGIÁRIO
*
*
 I – de 1 (um) a 5 (cinco) empregados: 1 (um) estagiário; 
II – de 6 (seis) a 10 (dez) empregados: até 2 (dois) estagiários; 
III – de 11 (onze) a 25 (vinte e cinco) empregados: até 5 (cinco) estagiários; 
IV – acima de 25 (vinte e cinco) empregados: até 20% 
(vinte por cento) de estagiários. 
 
 JORNADA DO ESTAGIÁRIO
*
*
 Nesta aula você teve a oportunidade de entender melhor como tratamos hoje o antigo Departamento de Pessoal, suas principais atividades, seu relacionamento com os demais sub sistemas de Recursos Humanos e com os demais departamentos da Organização, uma orientação de como são administrados os diversos tipos de contratos de trabalho. 
SINTESE DA AULA
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais