Buscar

Atividade1 -jardinismo de interiores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 – Jardinismo de interiores 
PERGUNTA 1
1. Algumas informações são essenciais para o planejamento de um jardim, entre elas o fim a que se destina e a mensagem a ser transmitida. “Às vezes, um jardim está cheio de plantas com flores e outros elementos decorativos, mas não chega a agradar as pessoas. [...] A mensagem diz respeito às emoções que se procura transmitir: paz, amor, relaxamento, descanso etc.” (LIRA FILHO, 2002, p. 145).
Ritmo, equilíbrio e simetria são princípios estéticos que orientam a composição no jardinismo e auxiliam na comunicação entre autor e observador (usuário). Descreva-os e exemplifique como podem ser utilizados na escolha e arranjo dos tipos de plantas e demais elementos de projeto, para que o jardim interno possa ser considerado uma verdadeira obra de arte.
LIRA FILHO, J. A. de. Paisagismo: elementos de composição e estética. Viçosa, MG: Aprenda Fácil, 2002.
Resposta:
Para criação de um jardim, é necessário planejar, idealizar a mensagem a ser transmitida e atentar se agradará o público que o apreciará. Não basta agrupar, flores e elementos de qualquer maneira, tem que corresponder ao desejo de quem se destina. Pode-se optar por um jardim para relaxamento, com elementos orientais por exemplo; ou um mais contemplativo com estátuas e fontes como no estilo italiano; com uso de arbustos aromáticos como persas, entre outras combinações. 
Ritmo, equilíbrio e simetria são princípios estéticos que norteiam a composição dos jardins. 
Com o ritmo obtém-se repetição que pode ser como a encontrada na natureza, sem padrões rígidos; ou no oposto por padrões lineares e cíclicos, chamados de clássicos. 
A harmonia, confere ao jardim, equilíbrio entre os seus elementos. O que o torna agradável a contemplação, administração de suas cores e disposições volumétricas.
A simetria é bem marcante nas composições de jardins clássicos, se refere a divisão igualitária das proporções do jardim para alcançar simetria.
Leonardo Emiliano Gaia Cancian – Curso: Design de Interiores, setembro de 2020. – Alu 2020208085

Continue navegando