Buscar

Economia no S P - Tributos e Gastos do Governo


Continue navegando


Prévia do material em texto

1- Faça um breve relato dos temas discutidos na aula síncrona de ontem (22/06/21).
Foi apresentado e discutido sobre impostos e gastos públicos. Vimos os diferentes tipos de impostos, a respeito dos tributos vimos que o governo é organizado quanto ao recolhimento. Ainda sobre os tributos, foi comentado sobre a dedução nos impostos, onde os gastos relacionados a previdência privada, saúde e educação podem ser deduzidos na declaração do IR. No que se refere aos gastos públicos, vimos que o governo tem gastos com investimentos, e pra onde os recursos são alocados, o direcionamento se dá através das funções, sendo elas as mais importantes: saúde, educação, segurança, justiça, assistência...
2- A que você atribui a elevação do gasto público desde o fim da 2a Guerra Mundial até os dias atuais? Justifique sua resposta.
A elevação de gastos por parte do governo não é de hoje, houve a necessidade de se expandir os gastos públicos durante o período de guerra para que conseguissem lidar com a guerra, precisaria alavancar recursos para que o território fosse mantido seguro, assim garantindo a segurança e proteção das pessoas. Atualmente, acontece que os gastos públicos são alavancados também por outros motivos, pela urbanização e os fatores demográficos. Uma consideração a ser feita para justificar o crescimento do gasto público pode ser a postergação por parte dos governos. Estamos enfrentando uma pandemia, onde os gastos públicos estão crescendo demasiadamente, nesse momento há a necessidade de se ter maiores investimentos para conter maiores tragédias. É importante considerar que a postergação por parte do governo impede o crescimento de muitas áreas, se houvesse readequação no sistema de tributação, uma distribuição de renda mais justa para todos, poderia existir um melhor equilíbrio das contas públicas. 
3- Dos impostos discutidos em sala de aula, quais são: a) os impostos sobre o patrimônio; b) os impostos sobre a renda; c) os impostos sobre o consumo. Comente brevemente sobre eles, acrescentando sua esfera de cobrança (federal, estadual, municipal).
a) Os impostos sobre os patrimônios: IPTU, IPVA e ITR. A esfera de cobrança do IPTU é de ordem municipal. O IPVA é de ordem estadual, e o ITR de ordem federal. 
b) Os impostos sobre a renda são divididos em IRPF e IRPJ, no IRPF é cobrado em base pessoal, com isenções e alíquotas progressivas, determinadas pelas características individuais do contribuinte. No IRPF apresenta as vantagens de se basear em uma medida abrangente da capacidade de pagamento e permitir uma adaptação as características pessoais do contribuinte. No que se refere ao IRPJ, incide sobre o lucro das empresas, que pode ser calculado por três métodos: a) do lucro real; b) do lucro presumido; c) do lucro arbitrado. O principal problema inerente a cobrança do IRPJ é que ele pode contrariar os princípios da equidade e da progressividade, tendo em vista que não se pode ter certeza do que o ônus do imposto sobre o lucro recaia integralmente sobre o produtor. A esfera de cobrança do IRPF e IRPJ é feita pelo governo federal. 
c) Os impostos sobre o consumo podem ser classificados quanto: a) a amplitude de sua base de incidência; b) ao estágio do processo de produção e comercialização sobre o qual incide e c) a forma de apuração da base para o cálculo do imposto. 
4- Explique por que os impostos sobre o consumo são considerados regressivos.
É considerado regressivo pela sua forma de arrecadação. A arrecadação do tributo é feita de maneira indireta, ou seja, não realiza uma cobrança devida e justa conforme a capacidade de pagamento de cada pessoa. Quando se tem uma grande renda é possível investir o capital e adquirir novas rendas, mas quem não possui uma boa renda acaba usando tudo pra consumo (sendo taxado e pagando até mais impostos), o que ocasiona no crescimento contínuo das desigualdades.