Buscar

PROVA MICO PESCA 2 vik

Prévia do material em texto

CURSO DE ENG. PESCA / PROVA DE MICOLOGIA 
NOME: Viktor Silveira Coelho 
RESPONDA:
Qual a importância de usarmos diferentes temperaturas no cultivo de fungos? 
	R.: Cada espécie tem uma temperatura ideal para seu maior aumento de sua população, foi estabelecido um dimorfismo relacionado à temperatura e aos fatores nutricionais dos seres deste grupo. A temperatura pode ser utilizada tanto para ampliar ou reduzir populações, respeitando as especificidades de cada espécie. Sendo um dos fatores abióticos fundamentais para ciclo biológico dos fungos.
Qual diferença entre a parede de uma célula bacteriana de uma célula fúngica?
	R.: A principal diferença é a composição das paredes, sendo a bacteriana formada por peptidioglicano ligados a polissacarideos, sendo característica dos procariontes e a fúngica é feita de quitina, enquanto estes são eucariontes. 
Que são blastoconídios? Onde são encontrados?
	R.: Também chamados de gêmulas são muito comuns no processo de gemulação nas leveduras, os quais derivam-se, por brotamento, formando esporos assexuados de um célula-mãe, que muitas vezes continuam unidos à célula-mãe formando cadeias.
O que significa o encontro de um fungo demáceo em uma análise laboratorial?
	R.: Estes fungos negros são caracterizados por terem melanina na parede celular, responsável por uma cor escura de seus esporos e conídeo. A presença deles pode ser agente de infecções hospitalares. Estes tem uma resistência a meio ambiente bem grande, pois conseguem viver em ambientes inóspitos, como ambientes ricos em hidrocarbonetos ou até mesmo com alta concentrações de sal.
Como diferenciar uma colônia (em meio de cultura) de um fungo filamentoso de um fungo leveduriforme?
	R.: As colônias de levedura são pastosas, constituídas por microrganismos unicelulares com funções vegetativas e reprodutivas. Enquanto as colônias de filamento tem aspecto de algodão, constituídas por elementos multicelulares em forma de tubos, as hifas. Tal grupo pode até mesmo ser pulverulentas. A principal diferença está relacionada a fisionomia de cada colônia
Comente sobre as características dos fungos de importância na piscicultura.
	R.:	Os fungos são seres heterotróficos, não fazem fotossíntese, grande parte das vezes são parasitas de outros animais. Seja em locais condições sanitárias inadequadas, falhas na nutrição, baixa qualidade água ou quando há peixes feridos, os fungos conseguem se instalar mais facilmente, seja externamente ou internamente. Por isso é necessário um cuidado tremendo cuidado com a qualidade do meio ambiente que está sendo usado, se não respeitar certas normas, o piscicultor pode contaminar todo o sistema, perdendo o dinheiro investido. A maior característica é a fatalidade que os fungos podem causar em um meio ambiente não controlado de patógenos.
Qual a importância das micotoxinas na sanidade aquícola.
	R.: Em comparação a outras patologias, as micotoxicoses podem não ser tão facilmente reconhecidas, pois os sinais clínicos se assemelham aos de outras patologias, que acaba dificultando o processo de tratamento e ocasiona prejuízos econômicos. As mais importantes micotoxinas são: aflatoxinas, fumonisinas, zearalenona, deoxinivalenol e ocratoxina. Os animais que encontram estas substâncias apresentam um desenvolvimento menor e mais frágil, as toxinas podem afetar tanto o sistema nervoso, como reprodutivo ou digestivo. Por ser uma constante ameaça à população dos peixes do piscicultores, é necessário monitorar continuamente. A ingestão de micotoxinas também é prejudicial aos humanos, logo é extremamente necessário a análise do meio ambiente, e dos animais que vivem nele, com o intuito de controlar tais imprevistos

Continue navegando