Buscar

Teorias da Administraçao II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teorias da Administração II 
Avaliação Semestral
1) A implementação do Processo Administrativo tem na função Planejamento a sua base, a partir da qual, as demais funções Organização, Direção e Controle se realizam. Para que isto ocorra, no entanto, a função Planejamento deve ser caracterizada em três dimensões específicas: estratégica, tática e operacional. Explique cada uma dessas dimensões e apresente os conteúdos, prazos, constituição de cargos hierarquicamente dispostos e responsáveis por sua implementação.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PLANEJAMENTO:
* Estratégico: Presidentes, Sócios e diretores, 5 ou mais anos, abrange informações qualitativas, decide para onde a empresa vai, avalia o ambiente dentro do qual ele opera e desenvolve estratégias para alcançar o objetivo pretendido.
* Tático: Administrador, Gerente e coordenador, 3 a 5 anos, inclui objetivos, qualitativos e quantitativos, orienta o planejamento operacional, AVALIA O DESEMPENHO DOS GERENTES e define as metas para alcançar o objetivo pretendido.
* Operacional: Executor, geralmente de 1 ano, inclui informações quantitativas, decide operações do dia-a-dia, avalia o desempenho de departamento específico e desenvolve as metas para alcançar o objetivo pretendido. O operacional é um plano detalhado.
2) Para que o Processo Administrativo seja implementado pelos Administradores, uma ferramenta de suma importância deve servir de parâmetro para que as ações definidas pelas suas funções respectivas (planejamento, organização, direção e controle) seja eficiente e eficaz: o diagnóstico organizacional. Sabendo-se que o diagnóstico das condições internas (pontos fortes e fracos) e das condições externas da organização (ameaças e oportunidades) representam enorme salvaguarda para as etapas seguintes do processo gerencial, explique como o diagnóstico contribui para maior segurança nos processos decisórios das organizações.
Também chamada de diagnóstico empresarial, esta ferramenta de gestão serve para analisar a empresa como um todo e determinar a saúde de cada departamento. Em outras palavras, com o diagnóstico organizacional é possível descobrir qual área está mais produtiva e bem organizada, e qual necessita de melhorias. Esta avaliação deve ser realizada com base em dados objetivos, de forma imparcial e prática. Só assim os resultados vão oferecer informações detalhadas para a determinação das prioridades – e que ajudarão na tomada de decisão.
Questões de Múltipla Escolha
1)	 O “empowerment”, processo presente na proposta de gestão participativa, preconiza algumas fases processuais, a exceção de:
D) implementar comunicação em rosa.
2) Trata-se de uma das principais filosofias e condutas presentes no contexto da gestão empreendedora:
A) a inovação permanente.
3) A gestão holística não se trata, ainda, de um corpo de doutrina, mas de um movimento de ideias. Com forte relação com a evolução do conceito de globalização econômica, nesse contexto a empresa não é vista tão somente como um conjunto de departamentos, que executam atividades isoladas, mas como um corpo uno, um sistema aberto e em contínua interação com o ambiente (adaptado de Ferreira, 2009, p. 175-180).
Considerando o contexto abordado sobre a Gestão Holística, avalie as asserções (I e II) e a relação proposta entre elas.
I. No contexto proposto pela gestão holística, o direito de ser de cada um é valorizado e, muito embora a especialização seja, ainda, fator importante, e as funções continuem existindo, o fato é que desaparece a estrutura de cargos rígida, autoritária.
PORQUE
II. No atual contexto contemporâneo em que as organizações atuam, os espaços e os limites geográficos deixaram de ser barreiras e a tecnologia de comunicação e informação encurtam a distância e o tempo das transações.
A) As duas assertivas são proposições verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
4) Uma empresa financeiramente sustentável e de sucesso nos dias atuais exige dos administradores um novo conjunto de habilidades. Com a constante evolução da tecnologia e o dinamismo de um mercado de trabalho movido por indivíduos habituados ao ambiente digital e em busca de carreiras desafiadoras, o gestor moderno precisa se guiar por princípios que o transformem em um líder empreendedor, ou seja, um profissional que seja capaz de assumir riscos, experimentar e estar aberto à inovação.
A partir do contexto abordado e que contempla o chamado modelo de Gestão Empreendedora, avalie as asserções (I e II) e a relação proposta entre elas.
I. Uma gestão empreendedora é aquela que traz para o ambiente interno de uma empresa o anseio pela inovação e, ao mesmo tempo, práticas gerenciais transformadoras que motivam as equipes a criar novos projetos, produtos e até mesmo modelos de negócios, reduzindo assim as incertezas de um mercado cada vez mais turbulento.
PORQUE
II. Para sobreviver ao mundo dos negócios contemporâneo, o empreendedor precisa ser um visionário, hábil para não só competir com outras empresas, mas também se antecipar às necessidades dos clientes, por meio de um processo de inovação disruptiva.
B) As duas assertivas são proposições verdadeiras e a primeira justifica a segunda.
5) De acordo com a NBR ISO 9000, o Sistema de Gestão da Qualidade objetiva a direção e o controle numa empresa no que diz respeito à qualidade. Para melhor compreensão do sistema é necessário, então, entender que os princípios da Gestão da Qualidade devem contemplar: o foco no cliente; a liderança; o envolvimento das pessoas; uma abordagem processual; abordagem no sistema para a gestão; melhoria contínua; abordagem dos fatos; e, benefícios mútuos com fornecedores.
Com base na reflexão proposta sobre a Gestão da Qualidade, avalie as asserções (I e II) e a relação proposta entre elas.
I. O processo organizacional no contexto da Gestão da Qualidade deve caracterizar as entradas como sendo: os produtos ou serviços que respondem às exigências e satisfazem os clientes, bem como as atitudes, comportamentos e ações que priorizam a qualidade.
PORQUE
II. As entradas são os valores, as estratégias, políticas da empresa para a qualidade, diretrizes organizacionais e normas da qualidade, enfim, decisões e informações, estudos de mercado e análise do comportamento do consumidor.
D) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
6) Para Davidow e Malone, o controle da empresa é dado por redes internas denominadas intranets, que controlam as entradas e saídas de informações da organização e gerenciam suas respectivas funções, fazendo com que fornecedores e clientes que estão se utilizando de seus serviços se sintam satisfeitos, controle este conhecido como “on line”. O administrador precisa dispor de um sistema de informação mais rápido e eficaz e a Administração Virtual envolve todas as inovações de modelos de Administração que surgiram a partir da industrialização, misturando-as e de forma a permitirem o processamento de informações em tempo real.
Tendo como foco o propósito da chamada Gestão Virtual, avalie as asserções (I e II) e a relação proposta entre elas.
I. O domínio da informação em tempo real significa controle e supervisão “on line” de todos os processos envolvidos no negócio: do fornecedor ao controle da disposição final dos produtos e seus impactos ambientais; dos movimentos da concorrência às alterações do ambiente institucional.
PORQUE
II. O controle tende a tornar-se menos rigoroso com o desenvolvimento de sistemas cada vez mais eficientes e eficazes quanto ao registro e captura de dados e informações e, deste modo, maior será o nível de confiança nos relacionamentos e no trabalho em equipe.
.
C) A asserção II é uma proposição falsa e a asserção I é uma proposição verdadeira.
7) Administração Participativa, ou Gestão Participativa, refere-se a um modelo de gestão bastante contemporâneo que enfatiza as pessoas que fazem parte da organização. Refere-se também a um conjunto harmônico de sistemas, condições organizacionais e comportamentos gerenciais que provocam eincentivam a participação de todos no processo de administrar, visando o comprometimento com os resultados, por meio da obtenção de eficiência, eficácia e qualidade.
Assim, considerando os objetivos do modelo descrito no texto, avalie as asserções (I e II) e a relação proposta entre elas.
I. O “empowerment” é um processo de delegação de autoridade que demanda dos subordinados o desenvolvimento de suas capacidades pessoais e profissionais, em especial o exercício da liderança e a cooperação. 
PORQUE
II. A Gestão Participativa requer uma estrutura organizacional flexível, baseada num sistema de comunicação permanente, não somente dos conteúdos técnicos e processuais, mas também conhecimentos típicos dos cargos.
A) As duas assertivas são proposições verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

Continue navegando