Buscar

ATIVIDADES SÉTIMO ANO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EE FRANCISCO FERREIRA DE FREITAS
ASP SANDRO ALVES DA SILVA - EJA FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS - EFF
PROFESSORA ARIANE - TERMOS 9 E 10 – 6° E 7° ANO
TERMO 10 – 7° ANO
CIÊNCIAS HUMANAS – HISTÓRIA, GEOGRAFIA
HISTÓRIA
História das Olimpíadas
    O grau mais alto das competições esportivas são as Olimpíadas, que acontecem a cada quatro anos.
    Em 2004, esse grande evento foi sediado na cidade grega de Atenas. E por que isso é interessante? Porque a Grécia é o berço dos jogos. Na Idade Antiga, por volta de 776 antes de Cristo, as cidades-estado gregas se reuniam para competir, sempre no vilarejo de Olímpia.  Durante as Olimpíadas, as pessoas até faziam as pazes, dando uma trégua às guerras. Uma das finalidades dos jogos era homenagear Zeus, a maior divindade do Olimpo. As vitórias nas competições rendiam honras e glórias aos atletas e às cidades. No entanto, com a invasão romana, os jogos entraram em decadência e, em 394 depois de Cristo, deixaram de ser disputados. Assim, a celebração olímpica ficou sem ser realizada por 1500 anos!     E só em 1894, graças aos esforços do esportista francês Barão Pierre de Coubertin, a ideia de se fazer uma competição esportiva internacional foi retomada. Para organizar as Olimpíadas, foi criado, então, no mesmo ano, o Comitê Olímpico Internacional (COI). Em 1896, a primeira edição dos jogos da Era Moderna foi em Atenas.
Questões
Questão 1 – Identifique o tema do texto:
a) a origem das Olimpíadas.
b) os jogos da Era Moderna.
c) a história das Olimpíadas.
d) as finalidades das Olimpíadas.
 
Questão 2 – De acordo com o texto, as Olimpíadas surgiram na cidade de:
a) Atenas
b) Olímpia
c) Roma
d) Paris
 
Questão 3 – Segundo o texto, “a Grécia é o berço dos jogos”. Por quê?
R:
 
GEOGRAFIA
Água Potável
A Água Potável é toda água própria para o consumo. A água é um líquido incolor, inodoro (sem cheiro), insípida (sem sabor) e insossa (sem sal), essencial para a sobrevivência humana. Deve ter certa quantidade de sais minerais dissolvido, que são importantes para a saúde. Além disso, ela deve estar livre de materiais tóxicos e micro-organismos, como bactérias, protozoários etc. 
Encontrar, coletar, tratar e distribuir a água é um processo bastante complexo, sendo muito caro e depende das condições. A água cobre 70% da superfície da terra. Apesar da abundância, a água limpa está cada vez mais cara e rara. A água doce apropriada para o consumo humano, corresponde a apenas 2,5% do total. Menos de 0,5% está em depósitos acessíveis ao homem.
Em julho de 2010, o Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou uma resolução que define a água como um direito humano tão fundamental quanto o direito à vida e à liberdade porém, isso não assegura que as populações carentes, no mundo, passem a receber água potável em casa. O consumo de água per capita multiplicou-se por mais de dez vezes no último século porém, ainda existem milhões de pessoas sem acesso à água potável.
As Reservas Mundiais de Água
A água na Terra é praticamente invariável há milhões de anos, o que muda é a sua distribuição e a sua qualidade. O Brasil, a Rússia, a China e o Canadá, são os países que basicamente têm as maiores reservas de água do mundo. A África e o Oriente, especialmente não dispõem de recursos hídricos para abastecer sua população com o mínimo necessário, que varia de 20 a 50 litros diários por pessoa.
No Brasil, que abriga 12% de toda a água superficial do planeta, há um desequilíbrio em sua distribuição, onde 70% da disponibilidade hídrica está na Bacia Amazônica. O Sudeste densamente povoado, guarda apenas 6% das reservas. A água de poços e fontes vem sendo utilizada intensamente como abastecimento humano, segundo o IBGE/2008, 10% dos domicílios brasileiros usam água subterrânea para abastecimento. O Brasil possui importantes reservatórios subterrâneos de água potável, entre eles, o Aquífero Guarani, o Alter do Chão, Cabeças, Furnas, Itapecuru e Serra Geral.
Água Mineral
A água mineral é uma água geralmente potável, que brota de fontes do subsolo. Nela são encontrados um maior número de sais minerais como: cálcio, potássio, magnésio, bicarbonato, nitrato, sulfato etc.
A água mineral pode ser bebida diretamente da fonte desde que esteja preservada da poluição e contaminação ambiental e que seu processo de engarrafamento esteja livre de contaminações.
Dessalinização
A dessalinização das águas do mar e de aquíferos subterrâneos com salinidade elevada vem sendo a solução para vários países que possuem tecnologia e capital, pois a água potável gerada por essas usinas de dessalinização é um produto muito caro e inacessível a muitas populações.
A água constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da vida no nosso planeta. Com relação a esse elemento, assinale a alternativa correta.
a) A água do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, além dos desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo.
b) Desvios de água para projetos de irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo, desmatamento e poluição têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários.
c) A água tem sido utilizada para a geração de energia elétrica, assegurando a sustentabilidade do meio ambiente local.
d) O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas características geológicas dominantes.
e) A diminuição da chuva no Brasil tem sido o maior problema ligado à falta de água para abastecer as cidades.

Outros materiais