Buscar

ética e bem-estar animal atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética e Bem-Estar Animal - atividade 3
 Animais são senscientes, o que significa que são capazes de sentir e perceber através dos sentidos. Baseado nisso, o filósofo Jeremy Bentham defende o princípio da igualdade na consideração moral a todos seres capazes de sofrer e, no século XVIII, discorre acerca dos direitos dos animais, para protegê-los contra a crueldade baseada na suposição de que o ser humano é superior a outras espécies. Ademais, para Bentham, a compaixão para com todos os seres em condições vulneráveis a dor e ao sofrimento é um dever humano. Nesse sentido, a eutanásia, além de ser um dos direitos dos animais, é um dever humano.
 Aragor, um pitbull de 6 anos, macho, adentrou a clínica veterinária em dezembro do último ano. O paciente tinha sinais clínicos de estado nutricional deficiente, problemas de pele, falta de apetite, onicogrifose e aumento abdominal. Apresentava todos os sintomas da leishmaniose canina, o que se confirmou com exames laboratoriais. Devido ao fato de ser uma zoonose, foi rapidamente notificado à prefeitura, mas após 5 meses, não foi obtido retorno algum.
 Leishmaniose canina é uma zoonose de evolução crônica, que sem tratamento pode levar a óbito até 90% dos casos. E no caso em questão, os cuidados paliativos já não eram suficientes, logo, o sofrimento físico e emocional ficaram evidentes. O cão ficou mais debilitado e já não conseguia mais se alimentar ou caminhar sozinho, o que levou a tutora a optar pela eutanásia.
 O procedimento foi feito com a tutora presente, em ambiente adequado para o bem-estar do animal. Por acesso venoso, foi aplicado 8mg/kg de propofol como indutor anestésico e após estar completamente sedado, foi aplicado o cloreto de potássio. Após a despedida da tutora, a morte foi confirmada pela ausência de movimentos respiratórios, batimentos cardíacos e pulsação. 
 Os cuidados paliativos servem para que o paciente tenha qualidade de vida e conforto mediante um prognóstico desfavorável. Quando não há possibilidade de bem-estar, é considerado maus tratos o atraso da eutanásia, prolongando o sofrimento do animal. Pois, ao contrário do que pensavam filósofos como, por exemplo, René Descartes, animais sofrem assim como os seres humanos.

Continue navegando