Buscar

Atividade 3 Etica e Bem Estar Animal

Prévia do material em texto

O termo eutanásia deriva do grego “eu” (boa) + “thanatos”(morte), ou seja, significa literalmente “boa morte”. Para a medicina veterinária, significa "causar a morte humanitária de um animal em seu próprio benefício", como definiu Donald Bromm, em 2007. A eutanásia serve para evitar o sofrimento dos animais, por isso consideramos uma ferramenta de bem-estar animal. Geralmente, em medicina veterinária ela acontece: Quando um animal tem uma doença incurável, irreversível e está em um estado de sofrimento que não pode ser amenizado ou manejado; Em casos de sofrimento extremo, que qualquer atraso na eutanásia pode ser considerado maus-tratos; Quando o animal tem um problema de saúde física ou comportamental sério sem nenhum prognóstico de recuperação.
Em uma fazenda, o proprietário observou que dentre os seus bovinos, algumas das suas vacas holandesas estavam apresentando febre, dificuldades para mastigar e engolir os alimentos, queda na produção de leite, dor nos tetos ao ordenhar ou amamentar. Percebeu também que essas vacas que estavam com esses sintomas começaram a ficar isoladas no pasto, e viu um emagrecimento muito marcante nelas. Ele então resolveu chamar um médico veterinário para examinar seu rebanho e verificar os estava acontecendo. 
Quando o médico veterinário examinou essas vacas, identificou que elas estavam com febre aftosa, uma doença de notificação imediata e obrigatória. Então informou o proprietário que iria ter que realizar a eutanásia em todo o rebanho, mostrando para ele que e esse procedimento seria necessário para tornar mais eficiente à elaboração de medidas de prevenção e controle desse agravo. Então para esse procedimento ser realizado é obrigatória a participação do médico veterinário na supervisão e/ou execução da eutanásia animal em todas as circunstâncias em que ela se faça necessária. O medico veterinário deve sempre garantir que, quando for realizar o procedimento, o animal estava em um ambiente tranquilo e adequado, respeitando os princípios básicos norteadores desse método. 
Devemos destacar que a escolha do método de eutanásia é extremamente importante para assegurarmos o bem-estar dos animais e para evitar qualquer tipo de sofrimento desnecessário. E esse deve sempre promover a perda da consciência sem dor, estresse, sofrimento físico e mental de forma rápida (em até 30 segundos), precedendo qualquer experiência emocional ou física desagradável, seguida de parada cardíaca e respiratória e perda da função cerebral.

Continue navegando