Buscar

ATIVIDADE - PRODUÇÃO DE NOTÍCIA: Professor da UNB apresenta inovação na aprendizagem

Prévia do material em texto

Professor da UNB apresenta inovação na aprendizagem
por Gabriela Moreira Lopes • Fotos: André Ferreira • 23 de maio de 2016 às 10:53
Palestra ocorrerá no Teatro do Centro de Convenções da PUC Goiás, no câmpus II, no Jardim Mariliza
Métodos que inovam a aprendizagem são temas de palestra da Jornada da Cidadania. Os projetos são do professor Ricardo Fragelli, da UNB, que começaram na área de Engenharia e atualmente são replicadas em aulas de outros cursos superiores, Mestrado, Doutorado e até na educação básica.
Uma prova é aplicada. Seu resultado determina quem são os de bom e de mau rendimento. Aqueles avaliados como ruins têm o direito de refazer a avaliação. Os que tiverem melhor desempenho são proibidos disso. Esse é o método do professor da UnB Ricardo Ramos Fragelli, que conseguiu reduzir o índice de reprovação de 50% para 5%. 
Os projetos começaram em 2002, quando foram instituídas diferentes atividades com os alunos de Cálculo 1 dos cursos de Engenharia da UnB, e atualmente estão sendo replicados a alunos de outros cursos. Isso se dá pela forma como o projeto é feito. “Na educação básica, muitos de nossos colegas eram excluídos ou não tinham amigos. Era um caminho de muita angústia, caminhar de mãos dadas com a solidão”.
Para ele, esses métodos funcionam como um caminho que acabam com o isolamento e melhora a aprendizagem dos alunos. “O objetivo deles é ensinar os outros colegas. Ensinar é uma das melhores formas de aprender. Dessa forma, os que são bons se tornam excelentes”.
O projeto também é bem visto por quem já passou pela disciplina, como estudante do sétimo período do curso de Engenharia Ambiental da PUC Goiás Gabriel Aires, que já cursou todas as três disciplinas de cálculo. “Eu já fiz todos os três cálculos e a didática dos livros é muito complicada. Eu espero que com essa palestra tudo se torne mais fácil, porque as matérias de MAF (Matemática e Física) são bem pesadas e os professores não explicam todos os macetes”. 
O estudante do sexto período do curso, Vinícius Augusto Amaral Mesquita, está animado com a palestra. “Eu espero que seja uma palestra bem interessante, bem curiosa”. Para ele, lidar com o nervosismo é importante para garantir um menor índice de reprovação. “É importante a gente saber lidar com esse tipo de matéria, com o nervosismo e com a ansiedade. Tem que saber lidar com isso.”
 Vinícius Augusto e Gabriel Aires, estudantes de Engenharia Ambiental da PUC-GO
Os projetos
Ricardo é o criador de três projetos: a Derivada, que é uma forma de “gameficar” a sala de aula, através de jogos de interação entre os alunos; o Summaê, onde os alunos propõem o debate de questões por meio da criação de vídeos criativos, inclusive com a participação de celebridades; e o 300, que é o mais recente, de 2013. 
Sua metodologia foi inspirada nos filmes 300 (2007, direção de Zack Snyder) e Operação Presente (Arthur Christmas, 2011, direção de Sarah Smith). “O 300 é uma visão do porquê de existir tanta reprovação na Engenharia e reprovações na educação em geral.”.

Continue navegando