Logo Passei Direto
Buscar

Sobre o funcionamento em uma usina térmica

User badge image
Si si

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sobre o funcionamento em uma usina térmica, assinale a alternativa correta:
A - A água aquecida pelo urânio-235 é responsável pelo contato com as pás das turbinas da usina fazendo-a girar;
B - A água represada, ao passar pelas turbinas por energia cinética, faz com que essas turbinas girem gerando energia elétrica pelo processo de indução magnética;
C - A segunda etapa consiste na utilização do vapor, em baixa pressão, para girar a turbina, que por sua vez, aciona o gerador térmico.
D - O vapor extraído dos reservatórios geotérmicos são diretamente direcionados para as turbinas da usina. Após ser utilizado, este vapor segue para um condensador, onde é convertido em água quente e conduzido novamente para o reservatório de origem;
E - Os sistemas de distribuição de águas são direcionados para o subsolo, assim aumentando a sua temperatura, estando apta para ser distribuídas nas residências.

“O conceito de biomassa é bastante amplo, referindo-se a toda fonte de matéria orgânica derivada de qualquer grupo de organismos, sejam eles animais, vegetais, fungos, protozoários ou bactérias.” ROCHA, Maria Carolina. Energias e Meio Ambiente. Cap.4.2. A respeito da utilização e das vantagens da biomassa considere as afirmacoes abaixo:
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas:
I. Grande disponibilidade e renovável;
II. Produção de biocombustíveis por processos fermentativos como o biodiesel e o bioetanol;
III. Visa apenas a geração de calor para caldeiras industriais;
IV. Além do baixo custo, esgoto e resíduos sólidos urbanos podem servir de matérias-primas.
A - I e III;
B - I, II e III;
C - I, III e IV
D - II e IV;
E - II, III e IV.

“Por se tratar de um movimento de transição entre os antigos processos manufaturados, para os grandes processos industriais, demandou uma enorme quantidade de energia para que estas produções pudessem ocorrer em um ritmo acelerado.” O trecho acima se trata da I Revolução Industrial que foi marcada pelo advento tecnológico do(a):
A - Uso da energia nuclear como alternativa à energia elétrica.
B - Uso do carvão nas máquinas a vapor;
C - Uso do gás natural nos veículos automotores.
D - Uso do petróleo nos motores a explosão;
E - Uso do vento com os barcos a vela;

“A principal diferença entre um biocombustível e um combustível convencional está na origem da matéria-prima e no tipo de processo utilizado para sua obtenção.” ROCHA, Maria Carolina. Energias e Meio Ambiente. Cap.4.2.2.
A partir da leitura do fragmento de texto acima e seus estudos, assinale a alternativa que apresente corretamente a diferença entre um biocombustível e o combustível convencional.
A - O biocombustível é originado através de processos de degradação anaeróbia e o combustível convencional tem origem de processos geológicos em que a produção da matéria prima leva milhões de anos, sendo os dois, um recurso não renovável.
B - O biocombustível é originado de recursos não renováveis através de processos biológicos e o combustível convencional é originado do petróleo que é um recurso renovável.
C - O biocombustível é originado de recursos renováveis através de processos biológicos e o combustível convencional tem origem de processos geológicos com uma escala maior de tempo na sua formação.
D - O biocombustível está naturalmente na natureza pronto para sua utilização e o combustível convencional é derivado exclusivamente do petróleo.
E - Os dois tipos de combustíveis são considerados renováveis, pois o biocombustível tem como matéria prima a cana de açúcar e o combustível convencional é originado da decomposição de matéria orgânica de animais e vegetais.

A partir da análise da imagem assinale a alternativa que apresenta corretamente qual o sistema está ilustrado na imagem:
Até a energia elétrica chegar às residências ela percorre um longo caminho, desde a usina geradora passa por transformadores e linhas de transmissão.
a. Sistema subterrâneo de transmissão.
b. Transformadores.
c. Sistema aéreo de transmissão.
d. Usina eólica
e. Usina geradora de energia.

“...pode ser considerado como uma forma inferior de carvão, com teor de carbono variando entre 25% a 35%. Isto porque é a forma mais recente de deposição da matéria vegetal, não tendo sido submetido a extremas temperaturas e pressões durante seu processo de formação. Apresenta alto teor de umidade e, consequentemente, menor poder calorífico. Dadas as suas características, possui qualidade inferior de queima, gerando grande quantidade de fuligem durante sua combustão.” ROCHA, Maria Carolina. Energias e Meio Ambiente. Cap. 5.1.
O texto acima está se referindo a qual tipo de carvão mineral:
A - antracito;
B - carvão betuminoso.
C - hulha;
D - linhito;
E - turfa;

Não podemos negar o fato que o petróleo e seus derivados nos propiciam muita facilidade, estão presentes em diversos produtos utilizados no nosso dia a dia. Porém, ao serem queimados como combustíveis, os derivados do petróleo são responsáveis pela emissão de inúmeros gases atmosféricos, entre eles o dióxido de enxofre, causador:
A - Da chuva ácida.
A - Da chuva ácida.
B - Da diminuição da camada de ozônio.
C - De um composto altamente tóxico por interferir no transporte de oxigênio dentro dos seres vivos.
D - Do principal agente do fenômeno do aquecimento global.
E - Nenhuma das alternativas.

A grandeza trabalho é responsável por produzir mudanças na energia cinética de um corpo. Está relacionada à quantidade de força F necessária para produzir um deslocamento d. Graficamente, é possível encontrar a intensidade do trabalho realizado, calculando a área sob o gráfico força x deslocamento.
Considerando que a área do triângulo retângulo é fornecida por A=(b.h)/2, o trabalho realizado pela força representada no gráfico é igual à:
A - 10 N. m
B - 15 N. m
C - 35 N. m
D - 55 N. m
E - 60 N. m

Observe o mapa a seguir, representando o sistema elétrico brasileiro e suas linhas de transmissão:
De acordo com as informações presentes no mapa acima, e sobre a transmissão e distribuição de energia elétrica no Brasil, é correto afirmar que:
A - Centros de carga são subestações de transmissão de energia elétrica, distantes das áreas de distribuição dos usuários.
B - Com velocidades médias de vento elevadas durante todo o ano, a região nordeste apresenta elevado potencial de instalação de usinas eólicas.
C - Entre as energias renováveis, aquela que apresenta maior potencial elétrico instalado é a energia solar, com 225.000 KW.
D - O maior potencial elétrico em uso atualmente no Brasil refere-se à termoeletricidade.
E - O potencial hidrelétrico brasileiro já é completamente utilizado, não havendo mais possibilidade de expandir a matriz elétrica brasileira utilizando esse tipo de recurso.

O melhor aproveitamento de uma fonte energética está diretamente relacionado ao desenvolvimento tecnológico dos sistemas de geração. Assim, tecnologias como as células a combustível têm contribuído para a maior eficiência na geração energética, com redução de custos de implantação e impactos ambientais.
Sobre este tema, é correto afirmar que:
a. O custo alto de alguns componentes das células a combustível, como os eletrodos de platina, encontra-se entre as desvantagens do uso e maior disseminação desse tipo de tecnologia.
b. O combustível a ser utilizado em um sistema de células a combustível sempre será o hidrogênio, razão pela qual estes sistemas também são conhecidos como células a hidrogênio.
c. Células a combustíveis são formadas por dispositivos que convertem energia mecânica diretamente em energia elétrica, com elevada eficiência e baixa emissão de poluentes.
d. Uma célula a combustível dispensa o uso de catalisador, e em sua configuração o cátodo e ânodo encontram-se em contato direto.
e. Apesar de emitir gases ácidos e particulados, uma célula a combustível não apresenta ruído ou vibração durante seu funcionamento.

O contexto atual de construção de hidrelétricas no Brasil apresenta diversas controvérsias, pautadas especialmente na contradição existente entre o discurso oficial focado nos benefícios gerados por esses empreendimentos e os importantes impactos socioambientais, sérios e irreversíveis, provocados pela construção das usinas e evidenciados pelas experiências daqueles que vivenciam essas transformações.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: A hidreletricidade é uma forma de energia limpa e renovável. PORQUE A hidroeletricidade não apresenta nenhum impacto ambiental considerável e sua geração não contribui com o efeito estufa.
A - A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
B - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
C - As asserções I e II são proposições falsas.
D - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa de I.
E - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa de I.

A energia é matéria-prima necessária para o desenvolvimento econômico e social dos países. Entretanto, muitos países pobres e em desenvolvimento não têm recursos para investir em novas fontes de geração energética ou garantir a importação de energia estrangeira, impactando diretamente no seu crescimento e bem-estar de sua população.
Sobre este tema, julgue as assertivas a seguir:
I. A dependência de combustíveis fósseis, como o petróleo, é uma fator limitante para o desenvolvimento econômico de países pobres e em desenvolvimento.
II. O acesso à energia, principalmente em nações economicamente vulneráveis, depende mais de medidas políticas e sociais, do que daquelas propriamente econômicas.
III. Famílias de baixa renda gastariam mais com um sistema de distribuição de eletricidade subsidiada do que com fontes energéticas pouco eficientes, como velas, querosene e baterias.
A - Apenas na afirmativa II
B - Apenas nas afirmativas I e II
C - Apenas nas afirmativas I e III
D - Apenas nas afirmativas II e III
E - As afirmativas I, II, III estão corretas

Existem diversas formas de energia renovável, e cada vez mais pesquisas vêm sendo realizadas em busca de fontes energéticas mais econômicas e sustentáveis. Entre as matrizes renováveis de energia, destaca-se a energia geotérmica. Sobre este tipo de energia, é correto afirmar que:
A - A energia geotérmica, apesar de renovável, não pode ser utilizada para aquecimento direto de residências e indústrias, sendo necessária sua conversão prévia em eletricidade.
B - A implantação de uma usina geotérmica implica em reduzidos impactos no entorno, considerando-se que se trata de um sistema de exploração de reservatórios subterrâneos.
C - Uma das vantagens do uso da energia geotérmica é a baixa quantidade de gases dissolvidos nos reservatórios, por serem formados majoritariamente por água.
D - Uma usina geotérmica se caracteriza pelo bombeamento, para a superfície, de vapor ou de água quente presentes em reservatórios geotérmicos e a posterior canalização desses recursos para a geração de energia elétrica.
E - Usinas geotérmicas de vapor flash fazem uso do vapor seco extraído dos reservatórios subterrâneos diretamente para a rotação das turbinas da usina.

A Alemanha deve se tornar o primeiro país a abandonar simultaneamente a energia nuclear e a carvão sob um acordo histórico para compensar trabalhadores, empresas e governos regionais, ao desligar as usinas a carvão mineral até 2038.
Sobre o uso de carvão e suas propriedades, analise as alternativas a seguir:
I. O carvão mineral apresenta um baixo potencial energético, considerando-se que sua energia vem de matéria vegetal soterrada durante milhões de anos sob pressão e temperaturas elevadas.
II. Com teor de carbono acima de 85%, o antracito se caracteriza por apresentar poder calorífico elevado, quando comparado às demais formas de carvão.
III. Apresentando teores de carbono entre 35% e 25%, o linhito é uma forma inferior de carvão, e sua queima resulta em grande quantidade de material particulado.
IV. O transporte de carvão implica em gastos diversos, e o custo dessa atividade, muitas vezes, supera aquele gasto com a própria mineração do recurso.
A - Apenas na afirmativa IV
B - Apenas nas afirmativas I e IV
C - Apenas nas afirmativas I, II e III
D - Apenas nas afirmativas II, III e IV
E - As afirmativas I, II, III e IV estão corretas

A composição da nova matriz energética no futuro dependerá de muitos fatores, que são de difícil previsão. Indiscutivelmente, haverá grande diversificação das fontes de geração de energia elétrica, para que não exista dependência exclusiva de uma única fonte e para o aumento da confiabilidade dos sistemas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
O Brasil apresenta grande quantidade de usinas hidrelétricas em seu território, sendo que mais de 60 delas possuem pelo menos 100 MW de potência instalada.
O Brasil apresenta uma grande riqueza hídrica, com inúmeros rios de planalto, desníveis e quedas d’água.
A - A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
B - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
C - As asserções I e II são proposições falsas.
D - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa de I.
E - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa de I.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Sobre o funcionamento em uma usina térmica, assinale a alternativa correta:
A - A água aquecida pelo urânio-235 é responsável pelo contato com as pás das turbinas da usina fazendo-a girar;
B - A água represada, ao passar pelas turbinas por energia cinética, faz com que essas turbinas girem gerando energia elétrica pelo processo de indução magnética;
C - A segunda etapa consiste na utilização do vapor, em baixa pressão, para girar a turbina, que por sua vez, aciona o gerador térmico.
D - O vapor extraído dos reservatórios geotérmicos são diretamente direcionados para as turbinas da usina. Após ser utilizado, este vapor segue para um condensador, onde é convertido em água quente e conduzido novamente para o reservatório de origem;
E - Os sistemas de distribuição de águas são direcionados para o subsolo, assim aumentando a sua temperatura, estando apta para ser distribuídas nas residências.

“O conceito de biomassa é bastante amplo, referindo-se a toda fonte de matéria orgânica derivada de qualquer grupo de organismos, sejam eles animais, vegetais, fungos, protozoários ou bactérias.” ROCHA, Maria Carolina. Energias e Meio Ambiente. Cap.4.2. A respeito da utilização e das vantagens da biomassa considere as afirmacoes abaixo:
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas:
I. Grande disponibilidade e renovável;
II. Produção de biocombustíveis por processos fermentativos como o biodiesel e o bioetanol;
III. Visa apenas a geração de calor para caldeiras industriais;
IV. Além do baixo custo, esgoto e resíduos sólidos urbanos podem servir de matérias-primas.
A - I e III;
B - I, II e III;
C - I, III e IV
D - II e IV;
E - II, III e IV.

“Por se tratar de um movimento de transição entre os antigos processos manufaturados, para os grandes processos industriais, demandou uma enorme quantidade de energia para que estas produções pudessem ocorrer em um ritmo acelerado.” O trecho acima se trata da I Revolução Industrial que foi marcada pelo advento tecnológico do(a):
A - Uso da energia nuclear como alternativa à energia elétrica.
B - Uso do carvão nas máquinas a vapor;
C - Uso do gás natural nos veículos automotores.
D - Uso do petróleo nos motores a explosão;
E - Uso do vento com os barcos a vela;

“A principal diferença entre um biocombustível e um combustível convencional está na origem da matéria-prima e no tipo de processo utilizado para sua obtenção.” ROCHA, Maria Carolina. Energias e Meio Ambiente. Cap.4.2.2.
A partir da leitura do fragmento de texto acima e seus estudos, assinale a alternativa que apresente corretamente a diferença entre um biocombustível e o combustível convencional.
A - O biocombustível é originado através de processos de degradação anaeróbia e o combustível convencional tem origem de processos geológicos em que a produção da matéria prima leva milhões de anos, sendo os dois, um recurso não renovável.
B - O biocombustível é originado de recursos não renováveis através de processos biológicos e o combustível convencional é originado do petróleo que é um recurso renovável.
C - O biocombustível é originado de recursos renováveis através de processos biológicos e o combustível convencional tem origem de processos geológicos com uma escala maior de tempo na sua formação.
D - O biocombustível está naturalmente na natureza pronto para sua utilização e o combustível convencional é derivado exclusivamente do petróleo.
E - Os dois tipos de combustíveis são considerados renováveis, pois o biocombustível tem como matéria prima a cana de açúcar e o combustível convencional é originado da decomposição de matéria orgânica de animais e vegetais.

A partir da análise da imagem assinale a alternativa que apresenta corretamente qual o sistema está ilustrado na imagem:
Até a energia elétrica chegar às residências ela percorre um longo caminho, desde a usina geradora passa por transformadores e linhas de transmissão.
a. Sistema subterrâneo de transmissão.
b. Transformadores.
c. Sistema aéreo de transmissão.
d. Usina eólica
e. Usina geradora de energia.

“...pode ser considerado como uma forma inferior de carvão, com teor de carbono variando entre 25% a 35%. Isto porque é a forma mais recente de deposição da matéria vegetal, não tendo sido submetido a extremas temperaturas e pressões durante seu processo de formação. Apresenta alto teor de umidade e, consequentemente, menor poder calorífico. Dadas as suas características, possui qualidade inferior de queima, gerando grande quantidade de fuligem durante sua combustão.” ROCHA, Maria Carolina. Energias e Meio Ambiente. Cap. 5.1.
O texto acima está se referindo a qual tipo de carvão mineral:
A - antracito;
B - carvão betuminoso.
C - hulha;
D - linhito;
E - turfa;

Não podemos negar o fato que o petróleo e seus derivados nos propiciam muita facilidade, estão presentes em diversos produtos utilizados no nosso dia a dia. Porém, ao serem queimados como combustíveis, os derivados do petróleo são responsáveis pela emissão de inúmeros gases atmosféricos, entre eles o dióxido de enxofre, causador:
A - Da chuva ácida.
A - Da chuva ácida.
B - Da diminuição da camada de ozônio.
C - De um composto altamente tóxico por interferir no transporte de oxigênio dentro dos seres vivos.
D - Do principal agente do fenômeno do aquecimento global.
E - Nenhuma das alternativas.

A grandeza trabalho é responsável por produzir mudanças na energia cinética de um corpo. Está relacionada à quantidade de força F necessária para produzir um deslocamento d. Graficamente, é possível encontrar a intensidade do trabalho realizado, calculando a área sob o gráfico força x deslocamento.
Considerando que a área do triângulo retângulo é fornecida por A=(b.h)/2, o trabalho realizado pela força representada no gráfico é igual à:
A - 10 N. m
B - 15 N. m
C - 35 N. m
D - 55 N. m
E - 60 N. m

Observe o mapa a seguir, representando o sistema elétrico brasileiro e suas linhas de transmissão:
De acordo com as informações presentes no mapa acima, e sobre a transmissão e distribuição de energia elétrica no Brasil, é correto afirmar que:
A - Centros de carga são subestações de transmissão de energia elétrica, distantes das áreas de distribuição dos usuários.
B - Com velocidades médias de vento elevadas durante todo o ano, a região nordeste apresenta elevado potencial de instalação de usinas eólicas.
C - Entre as energias renováveis, aquela que apresenta maior potencial elétrico instalado é a energia solar, com 225.000 KW.
D - O maior potencial elétrico em uso atualmente no Brasil refere-se à termoeletricidade.
E - O potencial hidrelétrico brasileiro já é completamente utilizado, não havendo mais possibilidade de expandir a matriz elétrica brasileira utilizando esse tipo de recurso.

O melhor aproveitamento de uma fonte energética está diretamente relacionado ao desenvolvimento tecnológico dos sistemas de geração. Assim, tecnologias como as células a combustível têm contribuído para a maior eficiência na geração energética, com redução de custos de implantação e impactos ambientais.
Sobre este tema, é correto afirmar que:
a. O custo alto de alguns componentes das células a combustível, como os eletrodos de platina, encontra-se entre as desvantagens do uso e maior disseminação desse tipo de tecnologia.
b. O combustível a ser utilizado em um sistema de células a combustível sempre será o hidrogênio, razão pela qual estes sistemas também são conhecidos como células a hidrogênio.
c. Células a combustíveis são formadas por dispositivos que convertem energia mecânica diretamente em energia elétrica, com elevada eficiência e baixa emissão de poluentes.
d. Uma célula a combustível dispensa o uso de catalisador, e em sua configuração o cátodo e ânodo encontram-se em contato direto.
e. Apesar de emitir gases ácidos e particulados, uma célula a combustível não apresenta ruído ou vibração durante seu funcionamento.

O contexto atual de construção de hidrelétricas no Brasil apresenta diversas controvérsias, pautadas especialmente na contradição existente entre o discurso oficial focado nos benefícios gerados por esses empreendimentos e os importantes impactos socioambientais, sérios e irreversíveis, provocados pela construção das usinas e evidenciados pelas experiências daqueles que vivenciam essas transformações.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: A hidreletricidade é uma forma de energia limpa e renovável. PORQUE A hidroeletricidade não apresenta nenhum impacto ambiental considerável e sua geração não contribui com o efeito estufa.
A - A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
B - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
C - As asserções I e II são proposições falsas.
D - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa de I.
E - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa de I.

A energia é matéria-prima necessária para o desenvolvimento econômico e social dos países. Entretanto, muitos países pobres e em desenvolvimento não têm recursos para investir em novas fontes de geração energética ou garantir a importação de energia estrangeira, impactando diretamente no seu crescimento e bem-estar de sua população.
Sobre este tema, julgue as assertivas a seguir:
I. A dependência de combustíveis fósseis, como o petróleo, é uma fator limitante para o desenvolvimento econômico de países pobres e em desenvolvimento.
II. O acesso à energia, principalmente em nações economicamente vulneráveis, depende mais de medidas políticas e sociais, do que daquelas propriamente econômicas.
III. Famílias de baixa renda gastariam mais com um sistema de distribuição de eletricidade subsidiada do que com fontes energéticas pouco eficientes, como velas, querosene e baterias.
A - Apenas na afirmativa II
B - Apenas nas afirmativas I e II
C - Apenas nas afirmativas I e III
D - Apenas nas afirmativas II e III
E - As afirmativas I, II, III estão corretas

Existem diversas formas de energia renovável, e cada vez mais pesquisas vêm sendo realizadas em busca de fontes energéticas mais econômicas e sustentáveis. Entre as matrizes renováveis de energia, destaca-se a energia geotérmica. Sobre este tipo de energia, é correto afirmar que:
A - A energia geotérmica, apesar de renovável, não pode ser utilizada para aquecimento direto de residências e indústrias, sendo necessária sua conversão prévia em eletricidade.
B - A implantação de uma usina geotérmica implica em reduzidos impactos no entorno, considerando-se que se trata de um sistema de exploração de reservatórios subterrâneos.
C - Uma das vantagens do uso da energia geotérmica é a baixa quantidade de gases dissolvidos nos reservatórios, por serem formados majoritariamente por água.
D - Uma usina geotérmica se caracteriza pelo bombeamento, para a superfície, de vapor ou de água quente presentes em reservatórios geotérmicos e a posterior canalização desses recursos para a geração de energia elétrica.
E - Usinas geotérmicas de vapor flash fazem uso do vapor seco extraído dos reservatórios subterrâneos diretamente para a rotação das turbinas da usina.

A Alemanha deve se tornar o primeiro país a abandonar simultaneamente a energia nuclear e a carvão sob um acordo histórico para compensar trabalhadores, empresas e governos regionais, ao desligar as usinas a carvão mineral até 2038.
Sobre o uso de carvão e suas propriedades, analise as alternativas a seguir:
I. O carvão mineral apresenta um baixo potencial energético, considerando-se que sua energia vem de matéria vegetal soterrada durante milhões de anos sob pressão e temperaturas elevadas.
II. Com teor de carbono acima de 85%, o antracito se caracteriza por apresentar poder calorífico elevado, quando comparado às demais formas de carvão.
III. Apresentando teores de carbono entre 35% e 25%, o linhito é uma forma inferior de carvão, e sua queima resulta em grande quantidade de material particulado.
IV. O transporte de carvão implica em gastos diversos, e o custo dessa atividade, muitas vezes, supera aquele gasto com a própria mineração do recurso.
A - Apenas na afirmativa IV
B - Apenas nas afirmativas I e IV
C - Apenas nas afirmativas I, II e III
D - Apenas nas afirmativas II, III e IV
E - As afirmativas I, II, III e IV estão corretas

A composição da nova matriz energética no futuro dependerá de muitos fatores, que são de difícil previsão. Indiscutivelmente, haverá grande diversificação das fontes de geração de energia elétrica, para que não exista dependência exclusiva de uma única fonte e para o aumento da confiabilidade dos sistemas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
O Brasil apresenta grande quantidade de usinas hidrelétricas em seu território, sendo que mais de 60 delas possuem pelo menos 100 MW de potência instalada.
O Brasil apresenta uma grande riqueza hídrica, com inúmeros rios de planalto, desníveis e quedas d’água.
A - A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
B - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
C - As asserções I e II são proposições falsas.
D - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa de I.
E - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa de I.

Prévia do material em texto

Sobre o funcionamento em uma usina térmica, assinale a alternativa correta:
A - A água aquecida pelo urânio-235 é responsável pelo contato com as pás das turbinas da usina fazendo-a girar;
B - A água represada, ao passar pelas turbinas por energia cinética, faz com que essas turbinas girem gerando energia elétrica pelo processo de indução magnética;
C - A segunda etapa consiste na utilização do vapor, em baixa pressão, para girar a turbina, que por sua vez, aciona o gerador térmico.
D - O vapor extraído dos reservatórios geotérmicos são diretamente direcionados para as turbinas da usina. Após ser utilizado, este vapor segue para um condensador, onde é convertido em água quente e conduzido novamente para o reservatório de origem;check_circleResposta correta
E - Os sistemas de distribuição de águas são direcionados para o subsolo, assim aumentando a sua temperatura, estando apta para ser distribuídas nas residências
“O conceito de biomassa é bastante amplo, referindo-se a toda fonte de matéria orgânica derivada de qualquer grupo de organismos, sejam eles animais, vegetais, fungos, protozoários ou bactérias.” ROCHA, Maria Carolina. Energias e Meio Ambiente. Cap.4.2. A respeito da utilização e das vantagens da biomassa considere as afirmações abaixo:
I. Grande disponibilidade e renovável;
II. Produção de biocombustíveis por processos fermentativos como o biodiesel e o bioetanol;
III. Visa apenas a geração de calor para caldeiras industriais;
IV. Além do baixo custo, esgoto e resíduos sólidos urbanos podem servir de matérias-primas.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas:
A - I e III;
B - I, II e III;
C - I, III e IVcheck_circleResposta correta
D - II e IV;
E - II, III e IV.;cancelRespondida
VoltarQuestõeslist
“Por se tratar de um movimento de transição entre os antigos processos manufaturados, para os grandes processos industriais, demandou uma enorme quantidade de energia para que estas produções pudessem ocorrer em um ritmo acelerado.” O trecho acima se trata da I Revolução Industrial que foi marcada pelo advento tecnológico do(a):
A - Uso da energia nuclear como alternativa à energia elétrica.
B - Uso do carvão nas máquinas a vapor;check_circleResposta correta
C - Uso do gás natural nos veículos automotores.
D - Uso do petróleo nos motores a explosão;
E - Uso do vento com os barcos a vela;cancelRespondida
VoltarQuestõeslist
“A principal diferença entre um biocombustível e um combustível convencional está na origem da matéria-prima e no tipo de processo utilizado para sua obtenção.” ROCHA, Maria Carolina. Energias e Meio Ambiente. Cap.4.2.2. A partir da leitura do fragmento de texto acima e seus estudos, assinale a alternativa que apresente corretamente a diferença entre um biocombustível e o combustível convencional.
A - O biocombustível é originado através de processos de degradação anaeróbia e o combustível convencional tem origem de processos geológicos em que a produção da matéria prima leva milhões de anos, sendo os dois, um recurso não renovável.
B - O biocombustível é originado de recursos não renováveis através de processos biológicos e o combustível convencional é originado do petróleo que é um recurso renovável.
C - O biocombustível é originado de recursos renováveis através de processos biológicos e o combustível convencional tem origem de processos geológicos com uma escala maior de tempo na sua formação.check_circleResposta correta
D - O biocombustível está naturalmente na natureza pronto para sua utilização e o combustível convencional é derivado exclusivamente do petróleo.
E - Os dois tipos de combustíveis são considerados renováveis, pois o biocombustível tem como matéria prima a cana de açúcar e o combustível convencional é originado da decomposição de matéria orgânica de animais e vegetais.cancelRespondida
VoltarQuestõeslist
Até a energia elétrica chegar às residências ela percorre um longo caminho, desde a usina geradora passa por transformadores e linhas de transmissão. A partir da análise da imagem assinale a alternativa que apresenta corretamente qual o sistema está ilustrado na imagem:
A - Sistema aéreo de transmissão.check_circleResposta correta
B - Sistema subterrâneo de transmissão.
C - Transformadores.
D - Usina eólica
E - Usina geradora de energia.cancelRespondida
VoltarQuestõeslist
“...pode ser considerado como uma forma inferior de carvão, com teor de carbono variando entre 25% a 35%. Isto porque é a forma mais recente de deposição da matéria vegetal, não tendo sido submetido a extremas temperaturas e pressões durante seu processo de formação. Apresenta alto teor de umidade e, consequentemente, menor poder calorífico. Dadas as suas características, possui qualidade inferior de queima, gerando grande quantidade de fuligem durante sua combustão.” ROCHA, Maria Carolina. Energias e Meio Ambiente. Cap. 5.1. O texto acima está se referindo a qual tipo de carvão mineral:
A - antracito;
B - carvão betuminoso.
C - hulha;
D - linhito;check_circleResposta correta
E - turfa;cancelRespondida
VoltarQuestõeslist
Parte superior do formulário
Não podemos negar o fato que o petróleo e seus derivados nos propiciam muita facilidade, estão presentes em diversos produtos utilizados no nosso dia a dia. Porém, ao serem queimados como combustíveis, os derivados do petróleo são responsáveis pela emissão de inúmeros gases atmosféricos, entre eles o dióxido de enxofre, causador:
A - Da chuva ácida.check_circleResposta correta
B - Da diminuição da camada de ozônio.
C - De um composto altamente tóxico por interferir no transporte de oxigênio dentro dos seres vivos.
D - Do principal agente do fenômeno do aquecimento global.
E - Nenhuma das alternativas.cancelRespondida
VoltarQuestõeslist
Reportar erroAvançar
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Durante explicação em uma aula de fontes de energia renováveis a professora pediu para Pedro dar um exemplo de energia que utiliza calor para ser transformado em eletricidade, Pedro logo respondeu: Energia geotérmica, que utiliza a fonte solar como matriz para geração de energia elétrica. A resposta de Pedro está:
A - Correta, pois de fato a energia geotérmica utiliza calor do sol para ser transformado em eletricidade.cancelRespondida
B - Correta, pois em alguns casos a água durante seu ciclo hidrológico, é aquecida pela luz solar formando reservatórios geotérmicos.
C - Incorreta, pois a energia que converte a energia solar em eletricidade são usinas solares térmicas e células fotovoltaicas.check_circleResposta correta
D - Incorreta, pois energia geotérmica ainda não é considerada uma fonte de energia.
E - Incorreta, pois energia geotérmica é uma fonte de energia não renovável.
VoltarQuestõeslist
Reportar erroAvançar
Parte inferior do formulário
Questão 9 de 10
“O sistema de distribuição de energia é aquele que se confunde com a própria topografia das cidades, ramificado ao longo de ruas e avenidas para conectar fisicamente o sistema de transmissão”. A distribuição de energia. Disponível em: Acesso em: 14 set. 2015. Em relação à configuração dos sistemas de distribuição, duas formas são comumente encontradas: sistema axial, e sistema em rede. Assinale a alternativa que aborda apenas informações do sistema em rede:
A - Cada consumidor possui uma única fonte de fornecimento.cancelRespondida
B - Deve contar com um sistema de conexões emergenciais.
C - Esse sistema é mais confiável que o sistema axial.
D - O fornecimento pode ocorrer devido a fontes múltiplas, operando de maneira paralela.check_circleResposta correta
E - Seu uso é mais disseminado em áreas rurais.
VoltarQuestõeslist
Sobre a formação, características e classificação do carvão mineral julgue como V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmativas abaixo:
( ) O carvão mineral é um combustível fóssil originado a partir da decomposição da matéria orgânica vegetal;
( ) É considerada uma fonte de energia não renovável;
( ) Pode ser classificado conforme o seu poder calorífico em: antracito, carvão betuminoso, sub-betuminoso e linhito;
( ) O tipo antracitoé que tem menor poder calorífico, ou seja, tem menos de 25% de carbono na sua composição;
( ) Quanto maior o teor de carbono, mais limpo e menos impactante será o processo de queima deste material.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta
A - F, F, F, V, F.cancelRespondida
B - F, V, F, F, V
C - F, V, V, V, F
D - V, V, F, F, F;
E - V, V, V, F, V.check_circleResposta correta
VoltarQuestõeslist
Parte superior do formulário
A Alemanha deve se tornar o primeiro país a abandonar simultaneamente a energia nuclear e a carvão sob um acordo histórico para compensar trabalhadores, empresas e governos regionais, ao desligar as usinas a carvão mineral até 2038. O governo fechou um acordo no valor de mais de € 40 bilhões (o equivalente a US$ 44,7 bilhões) nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira com as autoridades das regiões de mineração de carvão da Alemanha. O montante será distribuído a empresas e trabalhadores afetados. Projetada para garantir que a maior economia da Europa cumpra sua meta de reduzir as emissões de gases de efeito estufa até 2030, a saída será acompanhada de pesados investimentos em energia renovável. O GLOBO. Economia. Sob acordo histórico, Alemanha abandona uso do carvão para gerar energia.
Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/sob-acordo-historico-alemanha-abandona-uso-do-carvao-para-gerar-energia-24194266. Acesso em: 22 jan. 2020.
Sobre o uso de carvão e suas propriedades, analise as alternativas a seguir:
I. O carvão mineral apresenta um baixo potencial energético, considerando-se que sua energia vem de matéria vegetal soterrada durante milhões de anos sob pressão e temperaturas elevadas.
II. Com teor de carbono acima de 85%, o antracito se caracteriza por apresentar poder calorífico elevado, quando comparado às demais formas de carvão.
III. Apresentando teores de carbono entre 35% e 25%, o linhito é uma forma inferior de carvão, e sua queima resulta em grande quantidade de material particulado.
IV. O transporte de carvão implica em gastos diversos, e o custo dessa atividade, muitas vezes, supera aquele gasto com a própria mineração do recurso.
Estão corretas as alternativas:
A - Apenas na afirmativa IV
B - Apenas nas afirmativas I e IVcancelRespondida
C - Apenas nas afirmativas I, II e III
D - Apenas nas afirmativas II, III e IVcheck_circleResposta correta
E - As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
Questõeslist
Referência
Reportar erroAvançar
Parte inferior do formulário
A grandeza trabalho é responsável por produzir mudanças na energia cinética de um corpo. Está relacionada à quantidade de força F necessária para produzir um deslocamento d. Graficamente, é possível encontrar a intensidade do trabalho realizado, calculando a área sob o gráfico força x deslocamento.
Observe o gráfico a seguir:
Considerando que a área do triângulo retângulo é fornecida por A=(b.h)/2, o trabalho realizado pela força representada no gráfico é igual à:
A - 10 N. m
B - 15 N. m
C - 35 N. mcancelRespondida
D - 55 N. m
E - 60 N. mcheck_circleResposta correta
Parte superior do formulário
Observe o mapa a seguir, representando o sistema elétrico brasileiro e suas linhas de transmissão:
Fonte: THÉRY, H., MELLO-THÉRY, N. A. O sistema elétrico brasileiro. Revista Franco-Brasileira de Geografia, v. 26, 2016.
De acordo com as informações presentes no mapa acima, e sobre a transmissão e distribuição de energia elétrica no Brasil, é correto afirmar que:
A - Centros de carga são subestações de transmissão de energia elétrica, distantes das áreas de distribuição dos usuários.
B - Com velocidades médias de vento elevadas durante todo o ano, a região nordeste apresenta elevado potencial de instalação de usinas eólicas.check_circleResposta correta
C - Entre as energias renováveis, aquela que apresenta maior potencial elétrico instalado é a energia solar, com 225.000 KW.
D - O maior potencial elétrico em uso atualmente no Brasil refere-se à termoeletricidade.
E - O potencial hidrelétrico brasileiro já é completamente utilizado, não havendo mais possibilidade de expandir a matriz elétrica brasileira utilizando esse tipo de recurso.
VoltarQuestõeslist
Referência
Reportar erroAvançar
Parte inferior do formulário
O melhor aproveitamento de uma fonte energética está diretamente relacionado ao desenvolvimento tecnológico dos sistemas de geração. Assim, tecnologias como as células a combustível têm contribuído para a maior eficiência na geração energética, com redução de custos de implantação e impactos ambientais. Sobre este tema, é correto afirmar que:
A - Apesar de emitir gases ácidos e particulados, uma célula a combustível não apresenta ruído ou vibração durante seu funcionamento.
B - Células a combustíveis são formadas por dispositivos que convertem energia mecânica diretamente em energia elétrica, com elevada eficiência e baixa emissão de poluentes.
C - O combustível a ser utilizado em um sistema de células a combustível sempre será o hidrogênio, razão pela qual estes sistemas também são conhecidos como células a hidrogênio.
D - O custo alto de alguns componentes das células a combustível, como os eletrodos de platina, encontra-se entre as desvantagens do uso e maior disseminação desse tipo de tecnologia.check_circleResposta correta
E - Uma célula a combustível dispensa o uso de catalisador, e em sua configuração o cátodo e ânodo encontram-se em contato direto.
O contexto atual de construção de hidrelétricas no Brasil apresenta diversas controvérsias, pautadas especialmente na contradição existente entre o discurso oficial focado nos benefícios gerados por esses empreendimentos e os importantes impactos socioambientais, sérios e irreversíveis, provocados pela construção das usinas e evidenciados pelas experiências daqueles que vivenciam essas transformações. GIONGO, C. R., MENDES, J.M.R., SANTOS, F.K. Desenvolvimento, saúde e meio ambiente: contradições na construção de hidrelétricas. Serviço Social e Sociedade, n. 123, 2015. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
A hidreletricidade é uma forma de energia limpa e renovável.
PORQUE
A hidroeletricidade não apresenta nenhum impacto ambiental considerável e sua geração não contribui com o efeito estufa.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
A - A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
B - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.check_circleResposta correta
C - As asserções I e II são proposições falsas.
D - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa de I.
E - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa de I.
A energia é matéria-prima necessária para o desenvolvimento econômico e social dos países. Entretanto, muitos países pobres e em desenvolvimento não têm recursos para investir em novas fontes de geração energética ou garantir a importação de energia estrangeira, impactando diretamente no seu crescimento e bem-estar de sua população. Sobre este tema, julgue as assertivas a seguir:
I. A dependência de combustíveis fósseis, como o petróleo, é uma fator limitante para o desenvolvimento econômico de países pobres e em desenvolvimento.
II. O acesso à energia, principalmente em nações economicamente vulneráveis, depende mais de medidas políticas e sociais, do que daquelas propriamente econômicas.
III. Famílias de baixa renda gastariam mais com um sistema de distribuição de eletricidade subsidiada do que com fontes energéticas pouco eficientes, como velas, querosene e baterias.
Estão corretas as alternativas:
A - Apenas na afirmativa II
B - Apenas nas afirmativas I e IIcheck_circleResposta correta
C - Apenas nas afirmativas I e IIIcancelRespondida
D - Apenas nas afirmativas II e III
E - As afirmativas I, II, III estão corretas
Existem diversas formas de energia renovável, e cada vez mais pesquisas vêm sendo realizadas em busca de fontes energéticas mais econômicas e sustentáveis. Entre as matrizes renováveis deenergia, destaca-se a energia geotérmica. Sobre este tipo de energia, é correto afirmar que:
A - A energia geotérmica, apesar de renovável, não pode ser utilizada para aquecimento direto de residências e indústrias, sendo necessária sua conversão prévia em eletricidade.
B - A implantação de uma usina geotérmica implica em reduzidos impactos no entorno, considerando-se que se trata de um sistema de exploração de reservatórios subterrâneos.
C - Uma das vantagens do uso da energia geotérmica é a baixa quantidade de gases dissolvidos nos reservatórios, por serem formados majoritariamente por água.
D - Uma usina geotérmica se caracteriza pelo bombeamento, para a superfície, de vapor ou de água quente presentes em reservatórios geotérmicos e a posterior canalização desses recursos para a geração de energia elétrica.check_circleResposta correta
E - Usinas geotérmicas de vapor flash fazem uso do vapor seco extraído dos reservatórios subterrâneos diretamente para a rotação das turbinas da usina.cancelRespondida
O contexto atual de construção de hidrelétricas no Brasil apresenta diversas controvérsias, pautadas especialmente na contradição existente entre o discurso oficial focado nos benefícios gerados por esses empreendimentos e os importantes impactos socioambientais, sérios e irreversíveis, provocados pela construção das usinas e evidenciados pelas experiências daqueles que vivenciam essas transformações. GIONGO, C. R., MENDES, J.M.R., SANTOS, F.K. Desenvolvimento, saúde e meio ambiente: contradições na construção de hidrelétricas. Serviço Social e Sociedade, n. 123, 2015. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
A hidreletricidade é uma forma de energia limpa e renovável.
PORQUE
A hidroeletricidade não apresenta nenhum impacto ambiental considerável e sua geração não contribui com o efeito estufa.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
A - A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
B - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.check_circleResposta correta
C - As asserções I e II são proposições falsas.
D - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa de I.
E - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa de I.
A Alemanha deve se tornar o primeiro país a abandonar simultaneamente a energia nuclear e a carvão sob um acordo histórico para compensar trabalhadores, empresas e governos regionais, ao desligar as usinas a carvão mineral até 2038. O governo fechou um acordo no valor de mais de € 40 bilhões (o equivalente a US$ 44,7 bilhões) nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira com as autoridades das regiões de mineração de carvão da Alemanha. O montante será distribuído a empresas e trabalhadores afetados. Projetada para garantir que a maior economia da Europa cumpra sua meta de reduzir as emissões de gases de efeito estufa até 2030, a saída será acompanhada de pesados investimentos em energia renovável. O GLOBO. Economia. Sob acordo histórico, Alemanha abandona uso do carvão para gerar energia.
Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/sob-acordo-historico-alemanha-abandona-uso-do-carvao-para-gerar-energia-24194266. Acesso em: 22 jan. 2020.
Sobre o uso de carvão e suas propriedades, analise as alternativas a seguir:
I. O carvão mineral apresenta um baixo potencial energético, considerando-se que sua energia vem de matéria vegetal soterrada durante milhões de anos sob pressão e temperaturas elevadas.
II. Com teor de carbono acima de 85%, o antracito se caracteriza por apresentar poder calorífico elevado, quando comparado às demais formas de carvão.
III. Apresentando teores de carbono entre 35% e 25%, o linhito é uma forma inferior de carvão, e sua queima resulta em grande quantidade de material particulado.
IV. O transporte de carvão implica em gastos diversos, e o custo dessa atividade, muitas vezes, supera aquele gasto com a própria mineração do recurso.
Estão corretas as alternativas:
A - Apenas na afirmativa IV
B - Apenas nas afirmativas I e IV
C - Apenas nas afirmativas I, II e III
D - Apenas nas afirmativas II, III e IVcheck_circleResposta correta
E - As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
A composição da nova matriz energética no futuro dependerá de muitos fatores, que são de difícil previsão. Indiscutivelmente, haverá grande diversificação das fontes de geração de energia elétrica, para que não exista dependência exclusiva de uma única fonte e para o aumento da confiabilidade dos sistemas.
Um exemplo viável na matriz brasileira é a exploração de recursos naturais como os aproveitamentos hidroenergéticos e os ventos em complementaridade nos períodos de secas. FARIAS, L.M., SELLITTO, M.A. Uso da energia ao longo da história: evolução e perspectivas futuras. Revista Liberato, v. 12, n.17, p. 101-106, 2011. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
O Brasil apresenta grande quantidade de usinas hidrelétricas em seu território, sendo que mais de 60 delas possuem pelo menos 100 MW de potência instalada.
PORQUE
O Brasil apresenta uma grande riqueza hídrica, com inúmeros rios de planalto, desníveis e quedas d’água.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
A - A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
B - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
C - As asserções I e II são proposições falsas.
D - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa de I.check_circleResposta correta
E - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa de I.

Mais conteúdos dessa disciplina