Buscar

QUESTIONÁRIO INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS AULA 03 HISTÓRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS – AULA 03 – HISTÓRIA
· A área de abrangência do estudo sociológico é bastante ampla e diversificada. Em outras palavras, podemos falar em Sociologia do conhecimento, urbana, rural, da família, da indústria, política, da educação, da cultura, etc. Qual é a característica principal que define o estudo sociológico?
Resposta Marcada :
O emprego de métodos e teorias próprios à área em questão.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
· Apesar de possuir uma infinidade de definições e conceitos, trazidos pelos vários autores que desenvolveram a Sociologia ao logo da história das correntes de pensamento social, qual o conceito que é inequívoco e que traz uma certa unidade ao que podemos chamar de objeto das Ciências Sociais?
Resposta Marcada :
O estudo das relações e interações humanas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
· Uma das classificações da Sociologia é baseada na sua divisão entre teoria e método. O que é teoria e quais são seus tópicos gerais?
Resposta Marcada :
É um instrumento intelectual que dá subsídios para a compreensão da realidade. É dividida em tipos de generalização empregados; conceitos e esquemas de classificação; e tipos de explicação.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
· A quarta corrente de desenvolvimento histórico da Sociologia é chamada de behaviorismo social ou teoria da ação social. Uma de suas características é a utilização do tipo ideal, que é nada mais do que uma construção mental onde se realçam certos elementos sociais para melhor compreendê-los. Qual é o principal autor dessa escola?
Resposta Marcada :
Max Weber.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
· Várias doutrinas sociológicas incidem sobre o modo de pensar a sociedade no Brasil. Grandes autores nacionais escrevem tendo por base a metodologia utilizada pelos grandes nomes da Sociologia. A influência, portanto, de todas as correntes do pensamento social no nosso país é significativa. Mas qual é a doutrina que teve no Brasil o único lugar em que pôde ser observada na prática política?
Resposta Marcada :
A doutrina positivista de August Comte.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
Total5 / 5

Outros materiais