Buscar

Trabalho final PNLD 2021

Prévia do material em texto

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Andrea Contildes Vieira
Luciana Silva de Oliveira Aguiar
Eliane Peres Alcântara
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO
Tutora: Cláudia Márcia de Andrade Moreto
São Fidélis – RJ 2021
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO
Trabalho de Conclusão do Curso do Programa Nacional do Livro Didático no âmbito do Programa Formação pela Escola.
Tutora: 
2020
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	4
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO 	4
ANALISE DE COLETA DE DADOS	5
PROPOSTA DE SOLUÇÃO	6
CONCLUSÃO	6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	8
1. INTRODUÇÃO
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD é um dos programas mais antigos voltados para a educação.Em 1937, o Decreto-Lei nº 93, de 21 de dezembro de 1937, cria o Instituto Nacional do Livro. Desde então, o programa vem evoluindo e já teve diversos nomes e formas de execução.
Em julho de 2017 ,Através do Decreto nº 9.999, foram desenvolvidos novos padrões para o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD,unificando todos os programas do livro existentes, com o nome de Programa Nacional do Livro e do Material Didático.
 O Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD tem como principal objetivo subsidiar a prática educativa dos professores, por meio da distribuição de coleções de livros didáticos e literários aos alunos da educação básica, além de outros materiais voltados à pratica educativa.
A previsão de durabilidade destes livros passou de 3 para 4 anos. Para os livros reutilizáveis, cabe aos alunos, pais ou responsáveis devolvê-lo ao final do período letivo. Para que isso ocorra é necessaria uma ação conjunta entre a comunidade escolar para que elaborem um conjunto de ações com o propósito de fomentar a conservação e a devolução dos livros didáticos, conscientizando estudantes e responsáveis sobre a importância da conservação dos livros, para que assim sejam devolvidos em bom estado ao final do ano e para que não haja carência de livros nos anos seguintes.
 O presente trabalho de conclusão de curso foi realizado através de pesquisa em livros, sites e coleta de dados em escola pública, com o objetivo de compreender o que representa o PNLD para os alunos das escolas públicas brasileiras
.
2. PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO 
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) surgiu da unificação dos programas: Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e outros, por meio do Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017.
Com o objetivo de apoiar a prática educativa, avaliando e disponibilizando obras didático-pedagógicas, literárias e outros materiais didáticos, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas brasileiras, abrangendo toda educação básica das redes federal, estaduais, municipais e do distrito federal. As instituições de Educação Infantil comunitárias, confessionais e filantrópicas( sem fins lucrativos) conveniadas com o poder público.
Além de nova nomenclatura o Programa Nacional do Livro e do Material Didático, também teve seu propósito ampliado,pois além das obras didáticas e literárias foram incluídos outros materiais de apoio à prática educativa como obras pedagógicas, softwares, jogos educativos, materiais de reforço escolar e correção de fluxo, materiais de formação e materiais destinados à gestão escolar, também inclui material didático em outras versões como: Braille, MecDaisy, EPub3 e áudio. Estes materiais foram desenvolvidos para fazer jus à inclusão social ao atender a alunos com deficiência visual, visando dar mais qualidade ao processo educacional.
São de responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação a compra e à distribuição dos materiais e livros didáticos selecionados pelo MEC, bem como a logística da provisão e remanejamento dos materiais didáticos para todas as escolas públicas brasileiras cadastradas no censo escolar.
3. ANÁLISE DA COLETA DE DADOS
O Programa Nacional do livro didático , assim como a educação em nível nacional vem se aperfeiçoando para atender às novas demandas da sociedade.
Com as novas diretrizes educacionais baseadas na Base Nacional Comum Curricular, o livro didático ganha uma valor ainda mais relevante na educação ao proporcionar o desenvolvimento nos alunos, das habilidades necessárias em cada componente curricular ao longo de toda a educação básica para que estes alcancem as competências necessárias para o exercicio da cidadania e para o mundo do trabalho.
Ao buscar com gestores, professores e estudantes algumas respostas em ralação PNLD, observou-se como ponto de destaque a distribuição gratuita dos livros didáticos principalmente dos materiais pedagógicos literários, por estes possibilitarem melhor compreensão dos conteúdos trabalhados por componente curricular, visto que o material é de qualidade excelente, o que possibilita ao professor uma melhor aplicação do seu trabalho em sala de aula.
A oferta deste material desde a Educação Infantil favorece o contato com os livros, favorecendo desta forma o gosto pela leitura e melhorando a capacidade de compreensão por parte dos alunos.
4. PROPOSTA DE SOLUÇÃO
Diante do problema destacado já acontece o remanejamento dentro da própria rede de ensino, e tem também a reserva técnica prevista pelo programa. Ainda assim, a escola pode elaborar um plano de ações que vise atingir a toda a comunidade escolar afim de promover a conscientização sobre o uso responsável das obras.
A sugestão é que ao iniciar o ano letivo haja um projeto pedagógico na escola voltado para os alunos, visando dar uma maior vida útil a estas obras para que possam ser usadas por outros alunos nos anos seguintes.Também podem ser planejadas ações que visem concientizar as famílias sobre a importância de conservar este material, desenvolvendo nos alunos com a ajuda da familia a consciência da cooperação e formação do aluno para a vida social visando o bem estar coletivo.
5. CONCLUSÃO
O PNLD é importante para a consolidação de uma educação de qualidade ao proporcionar aos educandos o contato com um material de qualidade ajustado às necessidades de aprendizagem de cada ano escolar.
 O uso de um material didático de qualidade facilita a pratica pedagógica e garante uma aprendizagem mais efetiva. Professores e alunos da rede pública brasileira tem a oportunidade de usar, além dos livros didáticos , outros materiais que são de suma importancia para a formação do aluno. Além de colocar o aluno contato com os conteúdos abordados em cada componente curricular, há também a oportunidade de levar o aluno além, ao usar, nos diferentes espaços da escola, outras obras que são encaminhadas para a leitura.
Conclui-se então que o Programa Nacional do livro e do Material Didático cumpre seu papel dentro das escolas brasileiras ao oportunizar para o aluno da educação básica um material que está dentro das novas normas e adequações que a educação brasileira exige.
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Caderno de estudos do Curso Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. 6ª ed., atual. - Brasília: MEC, FNDE, 2018.
BRASIL. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). 2018.. Disponível em: www.fnde.gov.br. Acesso em 06 de junho 2021
Base Nacional Comum Curricular .Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br

Continue navegando