Buscar

Exercício de Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

Prévia do material em texto

Exercício de Fixação
Exercício de Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
1. O trabalho com gêneros textuais significa “uma oportunidade de se lidar com a linguagem em seus mais diversos usos autênticos no dia a dia” (MARCUSCHI, 2002, p.35). Para o autor, nada do que fizermos linguisticamente está fora de ser feito em algum gênero. Nessa perspectiva, o estudo dos gêneros possibilita compreender melhor o que acontece com a linguagem quando a utilizamos em uma determinada interação social. Tendo como base as colocações acima, analise as seguintes assertivas:
I. Os profissionais da linguagem precisam encaminhar o educando para a compreensão e para buscar esclarecer como se despontam os diferentes gêneros textuais.
II. O estudo dos gêneros textuais permite a exploração de determinadas regularidades das esferas sociais em que eles são empregados, por isso devem ser considerados no processo de ensino e aprendizagem da língua.
III. O trabalho com gêneros propicia aos educandos o envolvimento real em circunstâncias autênticas de uso da linguagem.
IV. A língua materna deve ser ensinada sem considerar os gêneros textuais como ferramenta didática.
É correto apenas o que se afirma em:
A - I, II e III.
B - I, II e IV.
C - I, II, III e IV.
D - II e III.
E - II, III e IV.
RESPOSTA: A - I, II e III.
2. Leia atentamente o trecho a seguir: “Língua padrão – essa variedade é praticada pela classe social de prestígio, segue as regras da gramática normativa e é tida como parâmetro para as outras variedades. Foi eleita como padrão em decorrência da necessidade de uniformização de uma linguagem na qual serão registrados os documentos e os fatos da sociedade.” (Livro da disciplina, p. 13). Diante do exposto, assinale a alternativa que melhor explique, dentre outras possibilidades, em que contexto a norma culta/língua padrão da linguagem deve ser utilizada:
A - A forma coloquial deve ser utilizada em todos os contextos, mas não deve ser considerada para fins de comunicação.
 B - A norma culta ou a língua padrão deve ser utilizada apenas em contextos que exijam essa forma de comunicação.
C - A norma culta/língua padrão de linguagem é a única respeitada e deve ser utilizada em todos os contextos; já as outras formas e variações linguísticas não devem ser consideradas para fins de objeto de estudo.
D - A norma culta/língua padrão deve ser utilizada por todos, caso contrário poderemos ter muitos analfabetos.
E - A norma culta/língua padrão não deve ser utilizada, mas imposta, pois somente assim os estudantes aprenderão.
RESPOSTA: B - A norma culta ou a língua padrão deve ser utilizada apenas em contextos que exijam essa forma de comunicação.
3. O estudo do capítulo 2, de nosso material didático, nos possibilitou o conhecimento de que a aquisição e o desenvolvimento da linguagem ocorrem na criança por meio da interação com sua comunidade linguística. Sobre a relação entre a criança e a linguagem assinale a alternativa correta.
A - A criança conscientemente manipula e articula sobre a língua, antes mesmo de ser inserida na escola.
B - A linguagem utilizada pela criança nesta etapa necessita de sistematizações.
C - Ao ser colocada em contato com a escrita a criança não possui nenhuma relação com recursos linguísticos.
 D - O contato com a sistematização que a escrita ortográfica impõe, não gera nenhum choque na criança, nem deturpa as concepções que desenvolveu sobre a língua.
E - Quando inserida no espaço escolar, a criança já entende a fala a língua portuguesa, mas não escreve nem lê.
RESPOSTA: E - Quando inserida no espaço escolar, a criança já entende a fala a língua portuguesa, mas não escreve nem lê.
4. Na atualidade as novas tecnologias de informação e comunicação vem ganhando grande destaque e provocando mudanças profundas em diferentes atividades da vida moderna. Com a chegada da Internet e de outros recursos e instrumentos tecnológicos, a metodologia de ensino e aprendizagem também se transforma. Nesse sentido, sobre as contribuições da Internet no ensino de Língua Portuguesa, assinale a opção correta:
A - A grande multiplicidade de registros na Internet contribui para as produções textuais dos alunos, bem como para a leitura de romances digitalizados.
 B - A hipertextualidade, gênero presente na Internet, pode não ser viável para o trabalho com os alunos.
C - A Internet deve ser usada apenas para pesquisas de conteúdos de outras áreas do conhecimento.
D - A Internet traz a possibilidade de leitura para os alunos, porém, estes acabam tornando-se maus escritores.
E - O trabalho com internet compromete a criatividade e expressão do aluno, sendo, portanto, desaconselhável sua utilização em disciplinas que exijam produção escrita como é o caso da língua portuguesa.
RESPOSTA: A - A grande multiplicidade de registros na Internet contribui para as produções textuais dos alunos, bem como para a leitura de romances digitalizados.
5. Sobre o ensino da leitura, abordado no quarto capítulo de nosso material didático, assinale a alternativa INCORRETA.
A - A leitura é ponto vital para a interpretação, que não se relaciona com compreensão.
B - Apenas o conhecimento pleno da língua que a escrita representa é capaz de oferecer ao leitor condições para uma leitura compreensiva.
C - Interpretar significa ler as entrelinhas do texto, os detalhes, as sutilezas da mensagem. É ir além da superfície, sentir todas as emoções que o texto desperta.
D - No tocante a exploração do texto, ela não deve ser feita por meio de perguntas, cujas respostas possam ser copiadas do texto.
E - Para atingir a leitura compreensiva não adianta o professor oferecer aos alunos belos textos, mas de de conteúdos abstratos.
RESPOSTA: A - A leitura é ponto vital para a interpretação, que não se relaciona com compreensão.
6. De acordo com Smolka (1991), não se pode reduzir o processo de aquisição da linguagem escrita a fases, mas deve-se compreendê-lo como uma progressão de ações e noções. No início, o gesto; movimento comunicativo das mãos, dos braços, das pernas, da cabeça, do rosto, do corpo todo. Movimento que se apura, torna-se mais complexo na interação com os outros; vai ganhando cada vez mais sentido na imitação, na repetição, no ritual, nos jogos cotidianos das relações sociais. Depois, o jogo simbólico, o faz de conta, o imaginário feito gesto, feito palavra. A criança se movimenta, age, pensa, inventa; transforma as coisas, o mundo, cria e usa do simbólico. Depois, também, o gesto e o jogo, marcados na areia, na terra, no papel; são os primeiros rabiscos. É a produção de traçados, a exploração do movimento, a possibilidade de registro do gesto comunicativo. Aos poucos, o aperfeiçoamento desse registro e gradativamente a compreensão da diferenciação entre o desenho e a escrita. Considerando as ideias expostas sobre a aquisição da linguagem escrita, é correto afirmar que:
A - Esses acontecimentos não devem receber atenção por parte do educador. Entretanto, é importante esclarecer que existe uma escrita convencional, que não só é usada como também cobrada pela sociedade.
 B - Faz-se necessário reiterar que, na fase da alfabetização, a criança não faz uso da escrita mostrando erros na forma ortográfica por basear-se na forma fonética. Esses erros, ao contrário do que se pode pensar, não revelam imaturidade ou falta de domínio por parte do educando.
C - O ensino da língua portuguesa, durante o processo de alfabetização, baseia-se no funcionamento da língua, e iguala-se à abordagem dada em outras séries, devido ao conhecimento, característico do aluno em classes de alfabetização, quanto à escrita e à leitura.
D - Quando se inicia o processo de alfabetização a criança deverá ser inserida na norma culta da língua portuguesa, por parte do professor através da leitura e da escrita.
E - Todas as atividades de estimulação da linguagem escrita devem ser contempladas de forma lúdica, por meio de jogos e brincadeiras, para que a criança sinta prazer em ler e escrever.
RESPOSTA: E - Todas as atividades de estimulação da linguagem escrita devem ser contempladasde forma lúdica, por meio de jogos e brincadeiras, para que a criança sinta prazer em ler e escrever.
7. Os gêneros textuais são entendidos como uma ferramenta que amplia a competência comunicativa dos alunos, tanto na produção como na compreensão de textos adequados à esfera comunicativa. São infinitos, visto que são textos orais e escritos, produzidos por falantes de uma língua em algum momento histórico. Dentre os gêneros textuais está a poesia, que desenvolve a oralidade, a imaginação, a criatividade e contribui para o desenvolvimento dos estudantes. A respeito do trabalho com esse gênero textual em sala de aula, avalie as seguintes afirmativas:
I. No trabalho com a poesia em sala de aula, o professor deve deixar claro o que é poesia e o que é poema, lembrando que são sinônimos.
II. É importante que haja atenção para a leitura oral da poesia.
III. A poesia não pode estar integrada a textos de distintos gêneros quando for trabalhada em sala de aula.
IV. É aconselhável que a poesia apareça junto às distintas linguagens artísticas.
É correto apenas o que se afirma em:
A - I, e III.
B - I, II, III e IV.
C - I, III e IV.
D - II e IV.
E - II, III e IV.
RESPOSTA: D - II e IV.
8. De acordo com Brito (1989, p. 106), na escola é preciso salientar as variedades linguísticas, pois a sociolinguística argumenta que “nenhuma variedade linguística é melhor ou pior que outra”. O que existe por trás dessa ideia é um equívoco acerca das noções de certo e errado, já que a escola de hoje não recebe apenas alunos provenientes das camadas mais beneficiadas da população. A democratização da escola, ainda que falsa, trouxe em seu interior outra clientela e com ela diferenças dialetais bastante acentuadas. Assim, os professores não ministram aulas só para aqueles que pertencem a um determinado grupo social. Os inúmeros atos de fala que se verificam numa comunidade são, indubitavelmente, variados. Pode-se afirmar que nenhuma língua se apresenta como entidade homogênea, mas, representada por um conjunto de variedades, que são:
I. Variedades espaciais ou dialetos geográficos.
II. Variedades de classe social ou dialetos sociais.
III. Variedades de sexo ou dialetos masculino e feminino.
IV. Variedades de grupos de idades ou dialetos etários.
 V. As variações de gerações ou diacrônicos. Ex.: o português arcaico, etc.
É correto apenas o que se afirma em:
A - Alternativas I e IV estão corretas.
B - Nenhuma das afirmativas está correta.
C - Somente a alternativa III está correta.
D - Somente a alternativa V está correta.
E - Todas as afirmativas estão corretas.
RESPOSTA: E - Todas as afirmativas estão corretas.
9. A leitura é ponto vital para a interpretação. Interpretar é, antes de mais nada, compreender. Em se tratando de um texto, interpretar significa ir às entrelinhas, aos detalhes, às sutilezas da mensagem. Interpretar é ir além da superfície, penetrar fundo no texto, sentir todas as emoções que ele pode despertar. A interpretação bem feita envolve uma leitura criteriosa. A interpretação, segundo Sordi (1991, p. 20), é o ponto culminante do ensino da língua, portanto exige bons textos, isto é, aqueles que atinjam, primeiramente, os interesses da criança, ou que se enquadrem aos objetivos que se deseja. Avalie quais afirmações abaixo estão de acordo com os estudos e leituras realizadas ao longo da disciplina.
I. A adequação do texto à turma é outro fator de grande importância. Não adianta o professor apresentar belos textos, mas de conteúdo abstrato para uma turma de segunda série, por exemplo.
II. Considera-se que a exploração do texto deve ser principalmente oral, porque desperta e desenvolve a atenção, o diálogo e o senso crítico.
III. Cabe ao professor, além da família, incentivar as crianças a terem gosto pela leitura, visando a desenvolver tal hábito. Deve-se indicar livros aos alunos, oferecendo-lhes um repertório de títulos em que possam se movimentar, segundo suas preferências e interesses.
IV. Se na turma algum aluno recusa-se a ler em voz alta, o professor deverá repreendê-lo, usando de diversos mecanismos para convencê-lo a ler diante da turma, pois somente dessa forma poderá torna-se um leitor.
V. A leitura é muito importante para desenvolvimento do aluno, por esse motivo o professor deverá proporcionar o hábito de ler principalmente em sala de aula junto com os demais.
É correto apenas o que se afirma em:
A - I, e IV.
B - I, II e III.
C - I, II e IV.
D - I, II.
E - IV e V
RESPOSTA: B - I, II e III.
10. Leia atentamente o trecho a seguir: “É evidente que a distinção que se faz entre ‘linguagem’, ‘língua’ e ‘fala’ tem caráter meramente metodológico, pois esses três conceitos revelam aspectos diferentes de um processo amplo, a comunicação humana. Isso, provavelmente, explica o motivo por que as pessoas empregam essas palavras para designar a mesma realidade. [...].” (página 9 do livro da disciplina). Diante do trecho acima, assinale a alternativa que melhor responde ao contexto que explica parte do conceito da “linguagem”:
A - A linguagem deve ser utilizada, exclusivamente, para comunicar-se com o outro.
B - A linguagem é uma necessidade para transmissão de informações “mente a mente”.
C - A linguagem não é adequada para a expressão dos sentimentos, ideias, desejos e pensamentos.
D - A linguagem não se origina de uma necessidade humana.
E - Atribui-se o nome linguagem a todo o sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação.
RESPOSTA: E - Atribui-se o nome linguagem a todo o sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação.

Continue navegando