Buscar

Hábitos saudáveis na contemporaneidade e a influência da tecnologia na alimentação de crianças e jovens

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hábitos saudáveis na contemporaneidade e a influência da tecnologia na alimentação de crianças e jovens
· Não somente no Brasil, mas assim como em países como EUA, Rússia e Índia, o sobrepeso e a obesidade estão cada vez mais presentes, tendo ênfase na obesidade jovem e infantil por conta da má alimentação e falta de exercício físico. Por isso, acredita-se que o tempo passado em frente à TV é um dos principais fatores que contribuem para esse estilo de vida sedentário. Dessa forma, muitos países em desenvolvimento estão criando estratégias para encontrar uma forma de diminuir esses números de doenças crônicas não transmissíveis, uma delas é a promoção da alimentação saudável.
· O estudo feito apresenta que em fins de semana o consumo de valor energético é 9% maior, juntamente com o menor consumo de frutas e vegetais em frente a TV comparado com as refeições com o aparelho desligado. Nesse estudo, também foi visto que os lanches feitos em frente à TV não se associaram ao estado nutricional, porém, esse tempo gasto contribuiu para a obesidade. Com os estudos feitos, observou-se alguns pontos como: a energia do consumo de frutas e verduras apresentou associação inversa com o hábito de assistir à TV, em adolescentes de 10 a 12 anos e, associação significativa entre hábito de assistir à TV e obesidade, e tempo com jogos eletrônicos e obesidade. Tudo isso foi o que moldou a interferência negativa da TV, pois quanto maior o tempo que as crianças passam em frente àTV, menor é o consumo de frutas e vegetais pelas mesmas. Assim sendo, o consumo de doces e alimentos gordurosos é maior quanto maior, dependendo do tempo em frente à TV, ou seja, alimentar-se na frente da TV contribui sim para o aumento da obesidade. De acordo com dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2002-200336 no Brasil, foi mostrado que a aquisição de açúcar e refrigerantes pelas famílias brasileiras compreendeu 13,4% do valor energético, enquanto que o percentual relativo a frutas, verduras e legumes totalizou apenas 2,3%. Isso só mostra a influência do marketing visto na TV nas escolhas alimentares da família, assim, faz-se necessário fazer maiores propagandas sobre frutas, legumes, verduras e hortaliças e não somente a produtos industrializados tão aderidos pela população. 
· Muitas vezes os produtos anunciados sobre saúde, bem-estar e alimentação são referentes a características presentes em produtos in natura, o que não contribui para o adoção dos mesmos. São esses fatores que devem estimular a propagação de programas e políticas que enfatizem a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade, com medidas que estimulem a atividade física e buscar estar ativo, juntamente com a redução do tempo em frente à TV. Promover a regulamentação da publicidade de alimentos, tais como algumas que já foram feitas por órgãos de saúde no Brasil, também é algo de grande valia para atingir esse objetivo. Um desses programas e políticas que estimulam a alimentação saudável no Brasil são os 10 Passos para Alimentação Saudável, proposto pelo ministério da Saúde no Brasil, que visa promover a adoção da alimentação saudável em adultos. Os resultados desse estudo mostraram que pouco mais da metade dos adultos dizem consumir frutas, legumes e verduras todos os dias. Porém, a frequência desse passo foi considerada baixa. Isso é mostrado no que se refere ao consumo de alimentos gordurosos no máximo uma vez por semana, pois menos da metade dos indivíduos relatou adesão a este passo. É o consumo elevado desses alimentos gordurosos que contribuem para o aparecimento de doenças como obesidade, diabetes e hipertensão. Outra observação que deve ser salientada, é a de que o consumo de doces, bolos e biscoitos mais que duas vezes na semana foi relatado por 41% dos adultos. Dentre esses e outros fatores podemos afirmar que a frequência de hábitos saudáveis de alimentação encontrada na população adulta da cidade de Pelotas foi baixa. 
· Visto que, os hábitos alimentares são criados desde criança, é necessário haver mais maneiras de promover a alimentação saudável para a população, e, menor promoção de produtos industrializados, assim evitando que a publicidade não interfira de maneira negativa nas escolhas alimentares dos jovens e crianças. Trazendo assim, a ideia de que os pais não devem permitir que seus filhos passem mais que 2h por dia na frente da TV, e estimulem atividades que tragam maior esforço físico. Visando também a adoção da população em escolhas de alimentos in natura e minimamente processados para serem consumidos na maior parte do tempo. Mas também, consciência da própria população sobre a sua saúde e como os alimentos e estilo de vida influenciam nela.

Outros materiais