Buscar

P1 (2012-1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

*1) Fe muda de ccc p/ cfc a 910C. Porque?
R: O ferro antes de 910C, esta em uma estrutura CCC que eh a fase mais estavel. Apartir da temperatura de 910C, com uma maior energia dos atomos constituintes do ferro, este sofre uma transformacao alotropica, passando de CCC para CFC, que nesta faixa de temperatura eh a fase mais estavel.
*2) Porque o C eh mais soluvel no Fe CFC do que no CCC mesmo que o fator de empacotamento do CFC eh menor?
R:*O raio do ferro, em ambas as estruturas CCC e CFC, eh maior que o raio do carbono. Assim, a solução formada por eles não poderá ser substitucional, apenas intersticial.O maior raio de intersticio da matriz de ferro CFC eh menor que o raio do carbono, portanto a solubilidade do carbono no ferro CFC sera baixa. Porém, o maior raio de intersticio da matriz de ferro CCC eh ainda menor que o raio do carbono, o que faz deste ainda menos soluvel em ferro CCC que em ferro CFC.Portanto o carbono sera mais soluvel na estrutura CFC, independentemente do fator de empacotamento das estruturas.
*3) Porque no modelo de Frenkel(sem discordancias) a tensao de escoamento eh muito maior que na realidade?
R:*Porque no modelo de Frenkel se eh considerado um material perfeito, porem na realidade, em um material, podemos encontrar, por exemplo, descontinuidades, defeitos lineares, defeitos bidimensionais, defeitos puntiformes e defeitos eletronicos, que fazem com que a tensao de escoamento seja menor.
 *4) Uma justificativa para o interesse na determinacao do tamanho de graos de um material metalico.
R:* O tamanho do grao eh um fator importante para avaliar as propriedades mecanicas de um material policristalino, em especial a dureza, a resistencia aa corrosao e o limite de escoamento.Um material com graos mais finos possui maior dureza e resistencia mecanica do que um material com graos grosseiros, pois os primeiros possuem maior numero de contornos de grao.
*5) Aluminio e prata, depois do recozimento(ambos policristalinos e puros). Como diferenciar no microscopio?
R:*As maclas de recozimento sao mais frequentes em materiais com baixa energia de defeito de empilhamento.Desta forma, eh esperado que materiais com baixa EDE apresentem alta frequência de maclas de recozimento.A prata possui baixa EDE e o aluminio alta EDE, com isso, a prata vai ter uma maior frequencia de maclas de recozimento que o aluminio.

Outros materiais