Buscar

Avaliação Final Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial (Cod.:668916)Formação e Desenvolvimento de Coleções
Questão 1 
O acervo bibliográfico corresponde à quantia total dos livros de uma biblioteca, podendo compreender diversas coleções diferentes. O acervo habitualmente é dividido em: coleção de referência, didática, informativa (de consulta e estudo), de lazer e institucional. Explique e de exemplos da coleção de referência.
R - A coleção didática refere-se às obras indicadas pelos professores no plano de ensino das disciplinas, são consideradas leituras obrigatórias no desenvolver do curso, como exemplo cita-se os livros, manuais, códigos, normais, entre outros.
Questão 2
O Dossiê CopySouth revela as controvérsias que rodeiam as leis de direitos autorais em diversos países. O dossiê denuncia os benefícios dos países desenvolvidos do Norte em relação aos países em desenvolvimento do Sul, visto que os primeiros, através das multinacionais, já possuem uma porcentagem esmagadora da propriedade intelectual mundial. Esse dossiê destaca as crescentes imposições e pressões institucionais internacionais na perspectiva de diminuição do Copyrigh. Nesse sentido, disserte sobre a diferença de Copyrigh e Copyleft. 
R – 
- Os direitos autorais visam estimular uma determinada prática social que é o incremento da atividade criativa do homem para o desenvolvimento econômico, cultural e tecnológico da sociedade.
- A função social do direito de autor, que deveria promover o desenvolvimento econômico, cultural e tecnológico mediante a concessão de um direito exclusivo para a utilização e exploração de determinadas obras intelectuais por certo prazo, passa a ser centralizada e direcionada para fins de beneficiar financeiramente um grupo muito seleto de pessoas que, sem nada criar, utiliza estruturas proporcionadas pelo capital para vender e lucrar sobre produções científicas e culturais.
- Já o Copyleft é um método geral para tornar-se um programa (ou outra obra) livre e exigir que todas as versões modificadas e extensões do programa também sejam livres.
- O modo mais simples de tornar-se um programa livre é colocá-lo em domínio público,
sem copyright. Isto permite que as pessoas compartilhem o programa e suas melhorias, 
se elas estiverem dispostas a tal a atividade.