Buscar

História da educação ( discursivas)

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (discursivas)
1 – Sabendo que as ideias liberais do Iluminismo se disseminaram rapidamente pela população e que alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo - ou mesmo a cabeça -, passaram a aceitar algumas ideias iluministas, produza um texto que contemple as principais ideias deste período
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns. Eram totalmente contra o absolutismo e suas características ultrapassadas. Criticavam, além dele, o mercantilismo, os privilégios da nobreza e do clero, e a Igreja Católica e seus métodos (a crença em Deus não era criticada).
As ideias iluministas eram liberais e logo conquistaram a população, intimidando alguns reis absolutistas que, com medo de perderem o governo, passaram a aceitar algumas ideias do movimento. Esses eram chamados Déspotas Esclarecidos (tentavam conciliar o iluminismo com o absolutismo).
Alguns representantes do despotismo esclarecido foram: Frederico II, da Prússia; Catarina II, da Rússia; e Marquês de Pombal, de Portugal.
2 – Os versos abaixo são da obra Hamlet, de William Shakespeare. Neles podemos identificar uma característica muito evidente do Renascimento, o Antropocentrismo, ou seja, o homem como medida de todas as coisas. Sabendo que o Renascimento se caracterizou pela retomada de muitas ideias dos antigos gregos e romanos, sendo um período de grande interesse para com o saber e cultura, produza um texto claro, coerente e sucinto acerca do tipo de educação predominante durante este período.
O pensamento renascentista trouxe muitas mudanças na vida do homem, principalmente em se tratando da interpretação dada a respeito de sua visão de mundo. Neste período o ser começa a buscar explicações a respeito de sua origem e sua função na terra, construindo uma nova forma de pensar e existir, trazendo assim o pensamento individualista. A educação toma novos rumos. A igreja perde espaço e busca reagir com a contrarreforma.
Durante esse período houve uma grande evolução na forma e conteúdo de transmissão dos conhecimentos. O Renascimento estabeleceu alguns métodos na educação de crianças e jovens. O papel desempenhado pelo surgimento da Imprensa e a Reforma liderada por Lutero foi decisivo, tornando-se difícil eleger um dos fatores como fundamental. Defende-se como o fator mais importante a Reforma, já que a mesma mobilizou a Igreja Católica que era hegemônica espiritual e economicamente. Mas tanto a Reforma como a Contrarreforma provocaram um avanço inegável, e que ainda hoje repercute na educação ocidental e mundial.

Continue navegando