Buscar

Termorregulação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Termorregulação 
RESUMO
° Todos os processos que ocorrem em um organismo para manter seu funcionamento necessitam de uma temperatura adequada.
° Isso se deve ao fato de tais processos envolverem proteínas, enzimas, reações físicas e químicas que ocorrem mais rapidamente ou de forma muita lenta de acordo com a temperatura do meio em que se encontram. Por exemplo, se a temperatura baixar muito as reações ficam lentas e podem até cessar parando a função corporal. Por outro lado, temperaturas elevadas podem desnaturar proteínas comprometendo a integridade do organismo.
° Logo, o Sistema termorregulador é um sistema de homeostasia, que garante o equilíbrio interno.
INTRODUÇÃO
° O sistema nervoso é o sistema mais importante para o funcionamento do sistema termorregulador
° A partir do SN há receptores sensórias, estando localizados na pele. Podem ser receptores de frio ou de calor, que levam a mensagem via medula espinhal até chegar ao hipotálamo, onde haverá o centro para a formação e liberação de calor. 
°A partir desse controle, há uma temperatura ótima (ideal) para cada espécie, com uma faixa de temperatura chamada de normotemperatura (temperatura normal), contribuindo para que as reações aconteçam de forma favorável.
° O objetivo do sistema termorregulador é manter a temperatura dentro da normalidade, fazendo com que a produção de calor não seja maior que a sua liberação, promovendo um equilíbrio entre essa troca.
° Um dos fatores que fazem com que o sistema termorregulador seja estimulado a trabalhar são o aumento ou a diminuição de temperatura.
° Um estímulo provocado pelo aumento de temperatura, termorreceptores localizados na pele são estimulados, a partir de uma integração leva a mensagem até o hipotálamo e depois aos órgãos efetores (vasos sanguíneos- promovendo uma vasodilatação ou glândulas sudoríparas- promovendo a sudorese), facilitando a perda de calor (perda insensível); como resposta final haverá a vasodilatação e o aumento da transpiração, ocasionando uma perca de calor com consequente diminuição de temperatura, mantendo-a normal.
° Há hormônios que estão envolvidos na termorregulação- hormônios essencialmente metabólicos produzidos pela glândula tireóide, por exemplo.
° Com um estímulo provocado pela diminuição de temperatura recebidos pelos termorreceptores de pele (receptores de frio) que, por integração através do hipotálamo, vai estimular os órgãos efetores (vasos sanguíneos e músculos), gerando uma resposta de vasoconstrição e contração muscular; a vasoconstrição irá diminuir o fluxo sanguíneo, consequentemente o contato do sangue com a pele, diminuindo as perdas de calor; a contração muscular irá gerar calor.
CLASSIFICAÇÃO DOS ANIMAIS QUANTO A TEMPERATURA
° Pecilotérmicos (ectotérmicos): Variam sua temperatura corporal de acordo com a temperatura do ambiente, mas controlam essa variação por métodos comportamentais.
 - Não tem ou se tem o sistema termorregulador é rudimentar; contando apenas com atitudes comportamentais.
 - Por exemplo, o lagarto fica exposto ao sol pela manhã e se esconde do sol durante o resto do dia para evitar o hiperaquecimento.
 - Anfíbios, peixes e répteis são animais pecilotérmicos
 - São chamados também de ecototérmicos porque o calor que eles absorvem provém do meio externo, não formam calor internamente pelo metabolismo. Antigamente eram chamados de animais de sangue frio, mas não se usa mais essa nomeação.
° Homeotérmicos (endotérmicos): podem sobreviver em uma ampla variedade de ambientes e podem ficar ativos no inverno. Porém, eles precisam ingerir mais alimentos que outros animais, pois, para manter a sua temperatura, necessitam de processos metabólicos que demandam grandes quantidades de energia.
- Já os pecilotérmicos são capazes de sobreviver a longos períodos sem alimento pois precisam de muito menos energia.
 - Os mamíferos fazem parte dessa classificação
 - Metabolismo basal, anabolismo e catabolismo*
 - São chamados de endotérmicos pois possuem a capacidade de formar calor dentro do organismo (calor endógeno).
· Homeotermia e Pecilotermia= referem-se a constância de temperatura
· Endotermia e Ectotermia= referem-se à origem da fonte de calor
· Sangue quente e Sangue frio= inadequado (não usar), pois mesmo os indivíduos ditos sangue frio ainda possuem rudimentos do sistema de termorregulação
· Temperatura neutra: é aquele limite de temperatura no qual o metabolismo energético de um animal domestico, com certa alimentação ou capacidade de função, é o mais baixo- onde se desenvolve o metabolismo basal
· Temperatura biológica ótima: é aquela na qual o sistema termorregulador do organismo do animal é menos solicitado, ou seja, a temperatura na qual a mensuração retal atinge um valor mínimo, próximo ao da temperatura termicamente neutra.
CALOR
° A origem do calor do corpo- o calor que os homeotérmicos mantém dentro de uma faixa estreita, graças a estratégias típicas desses animais, e o que os pecilotérmicos controlam por comportamento, provem do subproduto de todos os processos metabólicos, do metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. Pode entrar também a partir do exterior através de radiação, convecção e condução.
° O metabolismo basal é o metabolismo mínimo (básico) realizado pelo organismo para que os órgãos funcionemnnnnnnnnnnnnnnnn com um c menor gasto de 
Funcionem com um menor custo de energia (durante o sono, repouso).
° O metabolismo basal é maior nos homeotérmicos devido ao custo energético extra que estes animais tem para gerar calor e manter a temperatura. Também é maior nos pequenos mamíferos que nos grandes porque a superfície de perda de calor dos pequenos animais é relativamente maior que nos grandes. Assim precisam gerar mais calor, pois trocam mais facilmente com o meio. Bem como os animais filhotes.
° Quanto menor a superfície- maior a perda de calor. Superfície relativamente maior o calor dissipa-se mais facilmente do interior para a periferia. Já em superfícies menor, armazena melhor calor no seu interior.
° O aumento do metabolismo é medido pela secreção de tiroxina e pelos efeitos calorigênicos das catecolaminas sobre os lipídeos=
 - aumento da secreção de hormônios pela glândula tireoide aumenta o metabolismo corpóreo. 
 - catecolaminas são responsáveis pelo aumento da quebra das gorduras/lipídeos
 - Os lipídeos são extremamente calóricos. A metabolização de gorduras produz mais calorias do que carboidratos e proteínas.
FATORES QUE INFLUENCIAM A TEMPERATURA CORPÓREA
° Hora do dia
° Idade
° Sexo
° Trabalho físico
° Ingesta alimentar
° Condição alimentar
· Hipertermia Febre
TEMPERATURA CORPÓREA NORMAL= importante para o interesse clínico-diagnóstico 
TEMPERATURA RETAL EM °C DE MAMÍFEROS DOMÉSTICOS
	Espécies
	Temperatura média
	Limites
	Bovino de corte
	38,3
	37,7-39,1
	Bovino de leite
	38,6
	38,0-39,3
	Burro
	37,4
	36,4-38,4
	Cabra
	39,1
	38,5-39,7
	Cão
	38,9
	37,9-39,9
	Cavalo
	37,7
	37,2-38,2
	Gato
	38,6
	38,1-39,2
	Ovelha
	39,1
	38,5-39,9
	Porco
	39,2
	38,7-39,8
	Frangode corte
	41,7
	40,6-43,0
EQUILÍBRIO TÉRMICO
° Formação de calor= Termogênese- evidenciam-se os processos químicos:
 - Ocorre aumento da secreção de hormônios da tireóide- T3 e T4- estimulam as células a aumentarem o seu metabolismo a partir da quebra de compostos orgânicos e consequentemente formar calor
 - Ocorre a redução da irrigação cutânea- vasoconstrição- diminuindo o fluxo de sangue, diminuindo o contato desse sangue com a pele diminuindo o calor
 - Aumento do estado tensional da musculatura- Tremor
 - Em geral, em alguns órgãos como fígado e o coração, a produção de calor é relativamente constante. O músculo esquelético dá uma contribuição variável para a produção de calor: durante o trabalho muscular, mais de 80% do calor do corpo é produzido no músculo esquelético; durante o repouso o percentual é muito menor.
 - Centro orgânico- cérebro, órgãos da cavidade torácica e abdominal- condições constante de temperatura
- Invólucro orgânico- engloba a pele, epiderme e derme, assim como a musculatura superficiallocalizada
° Liberação de calor= Termólise- evidenciam-se os processos físicos
 - Conforme a temperatura do corpo aumenta, o hipotálamo estimula o sistema nervoso autônomo a produzir, no cão, a ofegação/salivação e a vasodilatação cutânea para controlar a temperatura mantendo-a constante.
 - Vias de transferência de calor:
 > Condução: é o movimento do calor pela interação de moléculas adjacentes, sem movimento de massa do meio
 > Convecção: é o movimento do calor por transporte de massa (líquido ou gasoso) em correntes
 > Radiação: é a troca de energia eletromagnética e não necessita de meios para propagação
 > Evaporação: perda de calor através do resfriamento de superfícies causadas pela evaporação da água. As perdas acontecem principalmente pela pele e vias respiratórias
° Os tecidos não são um meio eficiente de condução e redistribuição de calor. É o sangue que perfunde um órgão que então capta o calor e redistribui para as partes mais frias do corpo.
° O equilíbrio térmico pela liberação de calor se dá por fenômenos fisiológicos que contribuem para a perda de calor, como:
 - Formação de suor- processo de secreção ativa
 - dependendo da espécie- equino (sais de potássio) e cão ( sal de cozinha)
 - são liberados- uréia, ác. Úrico, ác. Lático e os ácidos graxos voláteis (responsáveis pelo odor e variam entre as espécies) 
 - Resfolegamento- aumento da frequência respiratória
 - glândulas sudoríparas- cavalo, boi, ovelha, porco e cabra- região cutânea peluda; nas aves e coelhos não existe; nos gatos só nas solas das patas
DISTÚRBIOS DA TERMORREGULAÇÃO
° Distúrbio mais importante- Febre= há agentes (endógenos ou exógenos) que funcionam como agentes pirogênicos, como infecções e parasitas, que vão agir e alterar o ponto de temperatura para tentar desestabilizá-los. Esse agentes podem ser:
 -produtos de degradação de tecidos
 - produtos de metabolismo de bactérias e parasitas
 - proteínas estranhas ao organismo
° A febre é uma elevação da temperatura corpórea, resultante de modificações provocadas por pirogênicos que são substâncias extremamente potentes que atuam sobre o hipotálamo, aumentando o ponto fixo para a temperatura corpórea.
° Quando o hipotálamo é exposto ao pirogênico, o ponto fixo se eleva e o animal inicia respostas para conservar e produzir o calor até que a temperatura corpórea alcance o novo ponto fixo; o animal mantém seu corpo à nova temperatura até que o pirogênico seja metabolizado e sua produção cesse. Quando isso ocorre, o ponto fixo abaixa novamente para o normal, e o animal inicia mecanismos de perda de calor para diminuir a temperatura corpórea.
° Tipos de febre:
 - Contínua: a temperatura se mantém elevada
 - Remitente: aumentos e diminuição
 - Intermitente: crises febris e afebris
 - Atípica: sem regularidade
° Hipotermia: redução da temperatura corporal profunda abaixo do normal em homeotérmicos não-hibernadores
COMPORTAMENTO DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS FRENTE ÀS DIFERENÇAS DE TEMPERATURAS
· Hibernantes
° Alguns mamíferos mantem uma alta temperatura corporal principalmente sob condições de temperatura ambiental favorável, mas abandonam a homeotermia no frio.
° Há a diminuição da intensidade dos processos iológicos, principalmente com uma redução dos processos de oxidação e também com uma redução da atividade cardíaca e respiratória.
° Aumentam grandemente seu depósito de gordura; possuem um tipo de gordura chamada gordura marrom/parda- localizada entre as omoplatas.
° Os ursos podem hibernar sem despertar por 3 a 5 meses. Durante o sono de inverno, a temperatura cai e permanece em nível apenas ligeiramente acima da temperatura ambiental. Se a temperatura ambiental cai a níveis próximos ao congelamento, o animal acorda e se reaquece rapidamente. Por causa da sua grande massa corporal, seriam requeridos diversos dias para um urso se reaquecer se sua temperatura central fosse reduzida na mesma proporção do que em animais menores.
· Ruminantes:
° possuem boa capacidade adaptativas a baixas e altas temperaturas. Nos ruminantes são formados quantidades consideráveis de calor no rúmen através da transformação dos ácidos graxos voláteis lá formados. Em temperaturas elevadas, a termólise não ocorre de maneira satisfatória, sendo necessários outros mecanismos de dissipação de calor como o aumento da frequência respiratória, que é um importante mecanismo para o equilíbrio homeotérmico, contudo, eleva o gasto de energia que poderia ser utilizada pelo animal para a produção de carne.
° Tolerância de calor: é a capacidade que tem um animal de adaptar-se a um determinado aumento da temperatura ambiente, sem a perda acentuada da sua capacidade. Nos países tropicais as raças locais possuem uma tolerância maior ao calor.
° Há diferenças marcantes entre os zebuínos e taurinos em relação a tolerância de calor; zebuínos são de países de clima quente, taurinos são de região de climas temperados.
° Grandes aumentos na temperatura ambiente- acima de 43°C- podem levar a distúrbios funcionais do sistema nervoso e circulatório, que podem levar a uma situação de coma e óbito.
· Suínos:
° Possuem bastante sensibilidade a altas temperaturas- devido ao desenvolvimento das camadas de tecido adiposo subcutâneo
° O agrupamento dos animais deitados evita as perdas de calor, em temperaturas elevadas os animais preferem deitar-se isoladamente
° Depende do sistema circulatório para controle térmico
· Cão e gato:
° Temperaturas elevadas acarretam em uma respiração rápida e superficial (resfolegamento)
° quando a temperatura corpórea atinge valores acima de 42 °C ocorrem distúrbios de funcionamento do SN.
· Aves:
° As aves podem promover um aumento da irrigação cutânea das áreas descobertas por penas quando a temperatura do ar ultrapassa a zona termicamente neutra, aumentando assim a liberação de calor
° Aumento da temperatura do ar acima de 30 °C aumenta a FR e diminui a produção de ovos
° Com a temperatura do ar acima de 40 °C e aumento da umidade do ar, a temperatura corpórea pode atingir valores acima de 45°C, provocando alterações do SNC.

Outros materiais